Como ter uma boa relação com os colegas de trabalho

diversao-trabalho

Relacionar-se com os colegas de trabalho não é fácil. Esse é aquele tipo de relação que temos que conviver com pessoas que não escolhemos, que geralmente são muito diferentes de nós e que possivelmente teremos algumas discordâncias.

Mas sabemos que é preciso aprender a conviver com a diferença.

Por mais que possa ser difícil, é preciso cultivar uma boa relação com os colegas de trabalho, afinal, passamos muitas horas de nosso dia com essas pessoas.

Se não for possível manter uma amizade, é interessante pelo menos manter uma boa relação para que a convivência seja prazerosa para todos e para que o ambiente de trabalho seja realmente produtivo.

Separei algumas dicas de como fazer com que a relação com os colegas de trabalho seja melhor e mais fácil. Se você está passando por alguma dificuldade nas suas relações profissionais, aqui estão algumas dicas:

Às vezes é melhor concordar.

Precisamos ter em mente que não adianta discordar, brigar e tentar provar que o outro está errado.

Em alguns momentos é mais interessante apenas concordar com que o outro diz, apenas para que o assunto se encerre de vez.

Dependendo do caso, é possível dizer que você pensa de uma maneira diferente, mas aceita a forma como ele pensa. Assim você resolve os conflitos e não gera grandes consequências na relação.

colega-trabalhoSaiba como pedir as coisas.

Quando vamos pedir algo ao outro, é preciso saber como vamos fazer isso. Às vezes nós tratamos o outro como se ele tivesse a obrigação de fazer o que estamos pedindo (mas ele não tem).

Por isso, é importante conversar de uma forma mais amistosa e aprender a pedir as coisas, demonstrando que nós é que estamos precisando de algo e que ele irá nos ajudar, fazendo com que ele sinta vontade de fazer isso.

Evite conversar sobre temas ideológicos.

Todos nós temos crenças, gostos e costumes. Todos nós acreditamos que estamos certo e que o nosso ponto de vista é o que vale.

Por isso, não adianta conversar sobre temas ideológicos ou sobre crenças pessoais. O outro não irá mudar por nós. É mais interessante evitar algumas conversas que possam trazer conflitos. Quando um assunto parecer perigoso para você, opte por mudar de assunto e não dar continuidade na conversa.

Tente ser mais compreensivo.

Isso é muito difícil em todas as nossas relações. Para que os relacionamentos sejam saudáveis, precisamos nos tornar mais compreensivos. O problema é que somos compreensivos apenas com quem gostamos.

É preciso tentar ser compreensivo com pessoas que não gostamos tanto assim. Ou seja, precisamos tratar as pessoas de forma igualitária, independente se gostamos ou não dela.

Sorrir é importante.

Por mais que pareça besteira, o sorriso é muito importante. Ele pode mudar completamente a forma como o outro te percebe.

Sorrir de vez em quando demonstra que as coisas estão bem e que você está aberto para o outro. Às vezes é necessário sorrir até quando não estamos no clima para isso. Afinal, de que adianta ficar de cara fechada e cultivar um ambiente destrutivo?

Saiba acolher.

Quando o outro vier conversar sobre algo, é interessante saber acolher o que ele está dizendo, demonstrando interesse e buscando por algumas alternativas para ajudá-lo.

Por mais que você não vá efetivamente ajudar o outro, apenas ouvi-lo e demonstrar interesse já é uma boa forma de fazer a sua parte e de fazer o outro ter mais estima por você.

namoro-colega-trabalho

Tenha empatia.

Ter empatia significa pensar sobre como está a vida do outro do ponto de vista dele. É, de uma forma simbólica, colocar-se no lugar dele.

Ou seja, você passará a perceber que para ele as coisas também estão difíceis, que ele também tem muitas tarefas, que ele está cansado e que não está sendo fácil. Ao fazer isso você passa a ser mais compreensível para com a situação dele.

Seja cordial.

A cordialidade aqui está em saber o que dizer quando você chega no ambiente de trabalho, em saber se despedir, em dizer obrigado e pedir por favor. Ou seja, significa tratar o outro de uma forma cordial e respeitosa para que ele se sinta bem estando ao seu lado. Todos nós queremos ser respeitados e, para isso, é preciso também respeitar.

Se o outro te trata mal, mude isso.

É muito importante mudar o pensamento tradicional de que devemos tratar o outro da forma como ele nos trata (de dar o troco na mesma moeda). Nós devemos fazer o contrário.

Se o outro te tratar mal, no lugar de tratá-lo da mesma forma, tente ser melhor do que ele e passar a tratá-lo bem. Isso irá fazer com que ele se sinta mal, repense na forma como ele está agindo e passe a modificar, aos poucos, o próprio comportamento.

Quando você faz o mesmo que ele, isso se torna um ciclo e vocês passam ter uma relação disfuncional.

Mercado de Trabalho

Leonardo545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

1 Comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register