Como evitar as brigas no ambiente de trabalho

briga-trabalho

As brigas no ambiente de trabalho estão ficando cada vez mais comum e quem perde com isso são os profissionais envolvidos. Por isso, passa a ser interessante buscar estratégias para evitá-las e contribuir para que se tenha um bom relacionamento com os colegas de trabalho.

Para evitar os problemas e brigas, devemos lidar com eles de maneiras diferenciadas, possibilitando um ambiente saudável no seu emprego. Por isso, separamos algumas dicas do que você pode fazer para lidar melhor com as situações do trabalho e, principalmente, evitar as brigas.

Respeitar as diferenças.

Para melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho, passa a ser interessante aprender a respeitar as diferenças. Atualmente, está muito difícil conviver com pessoas que pensam diferente de nós. Mas, por mais que seja difícil, é muito importante aprender a lidar com isso.

É comum que algumas pessoas parem de se relacionar apenas por terem opiniões conflitantes. Assim, uma “exclui” a outra ou deixa de conversar porque já divergiram em suas opiniões. Ou seja, por causa de uma única opinião, a outra pessoa passa a ser vista como alguém que não merece a nossa atenção.

Mas nós nos esquecemos que temos diversas opiniões e outras opiniões, de outras pessoas, podem ser parecidas com a nossa. Por isso, no lugar de “excluir” uma pessoa por causa da sua opinião, passa a ser mais sensato compreender as diversas opiniões dos colegas de trabalho e tentar conviver com eles, de maneira pacífica, onde um pode ajudar o outro, independente das opiniões de cada um.

Esquecer os problemas antigos.

Outra maneira interessante de ter um bom relacionamento com colegas de trabalho é esquecendo os problemas antigos. Precisamos ter em mente que em qualquer relação pode ocorrer algum tipo de problema, principalmente em uma relação profissional. Por isso, é fundamental saber lidar com os problemas, sabendo que essa é uma relação de longo prazo.

Ou seja, um conflito não deve ser o suficiente para que as pessoas parem de se comunicar ou deixem que isso influencie o trabalho e o contato com o outro. Assim, esquecer pequenos conflitos pode ser uma maneira interessante de melhorar a relação com o colega de trabalho.

brigando-trabalho

Focar em uma relação melhor.

Focar em uma relação melhor significa pensar em longo prazo, para que a relação possa continuar, sem estragar a qualidade do trabalho e sem fazer com que isso se transforme em um problema para vocês.

Para isso, é preciso ter em mente que as relações profissionais são relações de longo prazo, o respeito deve permanecer em diversos momentos, pois, não será possível encerrar a relação (a não ser que você troque de emprego).

Nós já demos algumas dicas de como ter uma boa relação com os colegas de trabalho.

Assim, passa a ser muito mais vantajoso para você, se esforçar para ter uma boa relação com os colegas de trabalho do que ter problemas com eles e deixar com que isso atrapalhe a sua trajetória profissional. Portanto, focar em um bom relacionamento com colegas de trabalho também é uma maneira de melhorar as suas qualidades profissionais.

Tenha em mente que o outro pode ter algo a te ensinar.

Essa é uma ideia interessante que devemos ter em mente. O outro geralmente pode ter algo a nos ensinar ou algo a acrescentar para nós. Seja no âmbito profissional, pessoal ou social. Assim, passa a ser mais vantajoso respeitar o outro e aprender com ele (mesmo que sejam pequenas coisas), do que deixar o conflito prevalecer.

Se levarmos em consideração que diversas pessoas podem nos ensinar um pouco, no fim das contas, acabamos aprendendo muito. Assim, as nossas relações acabam contribuindo para um bom crescimento pessoal.

namoro-colega-trabalho

Diferenciar a amizade do coleguismo.

Um ponto chave que devemos ter em mente é que colegas de trabalho não são nossos amigos. Assim, as relações devem ser diferenciadas. O colega de trabalho é uma relação profissional, enquanto o amigo é uma relação pessoal.

Ou seja, está tudo bem se decepcionar com os amigos, brigar, discutir e depois fazer as pazes, pois, isso faz parte dessa relação. E em alguns casos, também é possível se afastar dos amigos, que isso não irá te afetar tanto.

Mas, em uma relação profissional, não podemos agir assim. É preciso agir de maneira respeitosa e formal, tendo em mente que o outro não é um amigo, mas sim, um colega, que deve ser respeitado dessa forma. Por isso existem limites e barreiras a serem respeitadas nessa relação.

Nós já falamos um pouco sobre a diferença entre o AMIGO e o COLEGA.

Ao separar os tipos de relacionamento, passa a ser mais fácil lidar com os colegas de trabalho, evitar as brigas e contribuir para que se tenha um bom relacionamento com eles. Dessa forma você poderá se beneficiar ainda mais com as suas relações profissionais.


Leonardo Luchetta545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register