Namorada nova, problemas antigos!

casal-beijando

Recentemente escutei um conhecido reclamar que ele está passando pelos mesmos problemas no relacionamento atual que ele tinha com a namorada anterior. Ele chegou a dizer que as vezes parece que ele está namorando a mesma pessoa.

Ao ouvir o relato, não consegui entender o que ele me dizia e isso me pareceu algo impossível.

Refletindo com um pouco mais de calma, consegui entender o que ele estava querendo dizer e consegui perceber alguns motivos que fazem com que a gente tenha problemas semelhantes com pessoas diferentes.

Padrões de Escolha.

Em relação ao problema específico da namorada, podemos entender que nós geralmente buscamos nos relacionar com pessoas que são semelhantes a nós, assim como, nos interessamos por mulheres com um determinado tipo de padrão, comportamento e perfil,

Isso explica a similaridade entre algumas namoradas que possamos ter e também a repetição dos problemas. Afinal, escolhemos pessoas semelhantes, com valores e comportamentos semelhantes.

Portanto, ao escolher uma namorada parecida com a anterior (por mais que você não perceba algumas semelhanças), pode ser possível que alguns problemas continuem.

Buscamos uma relação semelhante a anterior.

Além de procurarmos por padrões, nós acabamos buscando ter os mesmos benefícios que tínhamos no relacionamento anterior, sem ter os problemas. Mas o que acontece é que quando buscamos a igualdade, temos a igualdade! Seja no lado bom ou no lado ruim.

Por isso, a cada relacionamento, é interessante buscar novos caminhos e novas maneiras de nos relacionarmos, em buscas de diferentes resultados.

casal-conversando

Repetimos nossos comportamentos.

Por outro lado, por mais que escolhamos uma mulher completamente diferente, se nós continuarmos tendo os mesmos comportamentos que tivemos no relacionamento anterior, os problemas também irão voltar a ser os mesmos.

Não devemos apenas buscar mulheres diferentes se não buscarmos mudar e melhorar os nossos próprios comportamentos. Muitos de nossos problemas com os outros são causados por nós mesmos.

Cometemos os mesmos erros.

Assim como repetimos nossos comportamentos, nós também acabamos cometendo os mesmos erros, que podem contribuir para termos problemas semelhantes mesmo com pessoas diferentes (seja namorada ou qualquer outro tipo de relacionamento).

Portanto, é preciso pensar que nós também precisamos aprender com os nossos erros e modificar o que precisa ser modificado em nós. Parando de culpar apenas os outros ou as circunstancias e aprendendo a perceber os nossos próprios defeitos.

Geralmente o outro nos trata de acordo com que o tratamos e, por isso, muitos de nossos problemas existem por que nós estamos tratando o outro de uma forma errada ou, pelo menos, estamos tratando as pessoas igualmente e elas estão reagindo a esse nosso tratamento.

Por isso, quando percebermos que estamos sofrendo com problemas semelhantes com pessoas diferentes, seja a namorada/esposa, um colega de trabalho, um amigo, vamos pensar que talvez nós tenhamos alguma culpa nisso, refletindo sobre como estamos tratando essas pessoas e como podemos passa a tratá-los de uma forma melhor.

Dessa forma, dificilmente passaremos pelos mesmos problemas mais de uma vez.


Leonardo Luchetta551 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register