Como controlar o ciúmes de amigos

amigos-estilo

O ciúme está presente em diversos tipos de relacionamentos, até mesmo nas relações de amizade.

É muito comum que algumas pessoas sintam certo ciúme dos amigos, pelos mais diferentes motivos, principalmente quando se trata de uma relação de amizade que já dura há muito tempo.

Mas esse ciúme pode ser visto como algo prejudicial para essa amizade, podendo enfraquecê-la e até mesmo fazer com que amigos parem de se falar.

Por isso, separamos algumas formas de diminuir e acabar com o ciúme em uma amizade.

Não se compare.

Muitas vezes o ciúme pode surgir em uma relação porque os amigos, que já são tão próximos, podem começar a fazer comparações entre eles, comparando a qualidade de vida, os ganhos financeiros e assim por diante.

Essa comparação pode se transformar em um tipo de competição, fazendo com que a relação se desgaste com mais facilidade e tenha cada vez mais ciúmes. Por isso, é muito importante evitar esse tipo de comparação.

Para saber mais sobre esse tema, já fiz um artigo com dicas para você parar de se comprar com os outros.

Perceba a singularidade de cada um.

Para diminuir o ciúme, é muito importante refletir sobre as particularidades e singularidades de cada um. Ou seja, você deve aprender a separar o que é seu e o que é do seu amigo. Com essa diferenciação, fica mais fácil diminuir o ciúme e compreender que cada um tem as suas singularidades.

Faça a diferenciação entre vocês.

Além disso, é preciso que você também faça um diferenciação entre você e o seu amigo, entre a sua vida e a vida dele. Para que assim seja mais fácil compreender que cada um tem os seus pontos positivos e seus pontos negativos.

Ao perceber que o seu amigo também tem pontos negativos, o ciúme acaba perdendo a razão de existir, afinal, se ele também tem aspectos negativos (assim como você), não existe motivos para sentir ciúmes dela.

amigos-conversando

Saiba que nem tudo ocorre como é contado.

Um grande motivo dos ciúmes entre os amigos é em relação às experiências que o os amigos afirmam ter passado, as mulheres que encontraram e se relacionaram e assim por diante.

O problema é que nós sempre temos a tendência de melhorar as nossas histórias e contar vantagem para o outro. Por isso, sempre que você sentir ciúme de alguma coisa que te seja contada, tenha em mente que quem está contando pode estar melhorando as história, ou seja, que nem sempre as coisas acontecem da forma como é contado para você.

Dessa forma, você passa a trazer um pouco mais da realidade para a história e percebe que as coisas não são bem assim, diminuindo o sentimento de ciúme e até mesmo de inveja.

Reflita sobre os seus pontos positivos.

Uma forma muito interessante para realmente acabar com o ciúme e a inveja é percebendo a sua própria potencialidade e os seus pontos positivos.

Ou seja, é modificando a forma negativa como você se percebe no mundo.

Dessa forma, quando você passa a focar nos seus aspectos positivos, você percebe que na sua vida também ocorrem e continuarão ocorrendo coisas interessantes e positivas, não tendo a necessidade de querer ter a vida do outro.

É uma questão de mudança de visão e de perspectiva de mundo. Essa é uma mudança que poderá te trazer muitos benefícios a longo prazo, diminuindo consideravelmente o ciúme e a inveja dos outros.

Portanto, para realmente parar de ter ciúmes é preciso buscar por modificações constantes e focar na sua própria vida, sabendo que cada um tem as suas particularidades e não adianta querer ser igual ao outro.

Somente assim a mudança será realmente necessária e você poderá aproveitar dos benefícios de não sentir ciúme ou inveja do outro.


Leonardo Luchetta547 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register