A obsessão por um corpo perfeito

corpo-perfeito

Manter-se em forma e praticar atividades físicas, alimentando-se com produtos frescos e saudáveis é a forma para a boa saúde. Mas, muitas pessoas levam esta regra muito a sério, preocupando-se com sua aparência mais do que tudo. Saiba um pouco mais sobre a obsessão por corpos perfeitos.

O corpo tem sido mostrado como símbolo de beleza. Para alguns, esta situação tem levado pessoas a deixar de comer, trazendo ao nosso conhecimento doenças que até a alguns anos atrás não se ouvia, como anorexia e bulimia. São corpos sem curvas, em pessoas que não se alimentam ou, quando comem algo, provocam ânsias de vômito para que o alimento não seja absorvido pelo organismo. Ser magro não é sinônimo de ser saudável!

Um corpo definido e sarado também não quer dizer muita coisa. Músculos perfeitos por si só não irão bombear o coração nem promover a circulação sanguínea, responsáveis pelo bom funcionamento do organismo. Por isto, a obsessão por corpos perfeitos não garante saúde, muito pelo contrário, se não forem tomadas algumas atitudes positivas com relação ao que se come e quanto se exercita.

Segundo o especialista em educação física Nuno Cobra, pode ser mais saudável um gordo com boa atividade cardiovascular do que um magro sedentário. Claro que o sobrepeso não é uma condição boa para a saúde, mas, se a pessoa fizer atividades físicas equilibradas e agradáveis, o mais gordinho pode ter mais saúde do que o atleta de academia viciado em músculos definidos ou do que o magro que tem problemas psicológicos, se acha gordo e não pratica atividade nenhuma.

A obsessão por corpos perfeitos na academia

Quem alguma vez já frequentou uma academia, deve ter reparado naqueles homens cheios de músculos, que ficam se exibindo em frente ao espelho. São as mesmas pessoas que vestem regatas justas para mostrar seus bíceps e desejam cada dia mais ficarem grandes. Pois, digo uma coisa: eles estão desperdiçando energia na juventude, que poderia ser gasta em outra atividade e, quando estiverem na terceira idade, estarão de “saco cheio” desta rotina. É justamente nesta faixa etária que eles mais precisarão de exercícios físicos, para garantir sua qualidade de vida.

Mas, não estou falando de definir musculatura, e, sim, de atividades equilibradas, saudáveis, que colaborarão com o sistema coração-circulação-respiração. Se você mantiver esta rotina, com consciência, desde a juventude, terá energia para executar práticas físicas por toda a vida. Isto sim é qualidade de vida, é saúde.

Para que a obsessão por corpos perfeitos não prejudique o seu bem-estar, tenha em mente que um corpo bonito não é a mesma coisa que corpo saudável. É preciso alimentar-se bem, fazer atividades físicas e, se você quiser, pode malhar, sem problemas, desde que a atividade não se torne um vício, que coloque músculos como prioridade. A aparência é importante, mas não mais do que corpo e mente equilibrados. Busque qualidade de vida, não um corpo perfeito.

Se você deseja emagrecer, pois realmente está acima do peso, procure um nutricionista e um treinador, são os profissionais indicados para deixar você com mais saúde, através de indicações personalizadas.

Tudo Para Homens980 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register