A história do Saquê

saque

O Saquê, ou Sake, é a bebida alcoólica mais famosa e tradicional do japão.

Sua história é milenar e não existe um documento que explique como foi criada essa bebida, que nada mais é do que uma fermentação de água e arroz, por meio de leveduras.

O que se sabe é que na Ásia o arroz sempre foi a base da economia e da alimentação. E, dentre as várias histórias antigas que existem e que tentam explicar a origem do saquê, uma delas é bem aceita pelos historiadores japoneses.

Trata-se de um camponês, de uma determinada fazenda, que foi estocar o arroz e não vedou muito bem o barril (naquela época se estocava em barris de madeira). E quando foram pegar aquele barril para vender, eles perceberam que todo o arroz estava “estragado”. Isso porque, com a abertura, acabou entrando umidade, bactérias e leveduras existentes no ar.

O camponês que cometeu esse erro acabou recebendo como salário esse barril de arroz estragado. E, conta-se, que quando ele chegou em casa essa foi a sua refeição. E depois de algumas colheradas, o camponês começou a sentir um calor e uma leve alegria. Provavelmente porque, pela fermentação que ocorreu naturalmente, acabou gerando um arroz com uma leve graduação alcoólica.

E foi assim que dizem ter surgido o saquê!

saque-historia

Vale ressaltar que o saquê de antigamente era bem diferente do que o de hoje em dia.

Ele era era produzido de uma forma bem exótica: eles cozinhavam o arroz, mastigavam e depois colocavam em um barril para fermentar. A saliva e as leveduras naturais faziam o papel de fermentar esse arroz e o resultado era uma espécie de mingau alcoólico.

E com o passar dos anos o processo de fermentação acabou evoluindo, adicionando a filtragem e a pasteurização da bebida. E o resultado dessa evolução é o saquê que bebemos atualmente!


Guilherme Cury1671 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register