Analisamos algumas Proteínas Veganas

proteinas-veganas

Nem só de proteína da carne e do leite se vive o homem. Hoje em dia estão surgindo várias opções de proteínas vegetais, geralmente advindas do arroz e da ervilha.

Resolvi analisar algumas proteínas veganas que estão disponíveis no mercado. Para isso segui a recomendação das embalagens e fiz os shakes sempre usando o mesmo copo e misturando com uma colher. Evitei usar coqueteleira, mixer e afins, para mostrar a realidade do uso do produto por uma pessoa comum.

Confira a análise de 6 proteínas vegetais:

NutraWell

Nutrawell-proteina

Nutrawell oferece a proteína vegetal no sabor Cacau ou Neutra (sem sabor). O bacana da neutra é que você pode usar como suplemento para adicionar proteína em receitas do dia a dia (sopa, salgado, bolo, panqueca).

O produto analisado foi a Proteína de Arroz & Ervilha sabor Cacau.

TABELA NUTRICIONAL:

Nutrawell-tb

ANÁLISE:

Sabor: Não é dos melhores, mas talvez adicionando frutas ou mais especiarias (canela, cravo, gengibre, etc.) fique um pouco melhor. Me lembra o sabor sentido pelo aroma de massinha de modelar (rs).
Dissolubilidade: Média. Demorou um pouco para misturar e ficaram algumas “pelotinhas” na superfície.
Entrega: 19g de proteína por scoop.
Conclusão: É uma boa opção de proteína para usar como base de outras receitas. Como shake você vai ter que misturar outros ingredientes pra ficar gostoso.

Nutri Factory

Nutri-Factory-Proteina-Pea

Nutri Factory tem algumas opções de proteínas já prontas e também oferece o serviço de personalização (podendo adicionar ingredientes na fórmula, como colágeno, aminoácidos, creatina, etc.).

O produto analisado foi a Proteína da Ervilha (pura) sabor chocolate.

TABELA NUTRICIONAL:

Suplemento-proteina-teste

ANÁLISE:

Sabor: Excelente, sem residual.
Dissolubilidade: Excelente.
Entrega: 20g de proteína por scoop.
Conclusão: É uma excelente opção de proteína vegana. O sabor do chocolate não é tão artificial. O grande diferencial, frente as demais, é poder adicionar colágeno e aminoácidos na fórmula final.

Bob’s Red Mill

Bob's-Red-Mill-Pea-Protein

A Bob’s Red Mill é uma marca americana de produtos naturais. No seu portfólio existem várias proteínas e de diferentes fontes, inclusive da maconha! A ervilha pura, sem sabor, é indicada para tomar em shakes ou mesmo para usar como ingrediente em pães, bolos e afins.

O produto analisado foi a Proteína da Ervilha (pura) sem sabor.

TABELA NUTRICIONAL:

tabela-bobs-proteina

ANÁLISE:

Sabor: Bem estranho. É como se você estivesse tomando um shake de farinha.
Dissolubilidade: Boa, mas precisa mexer bem para ficar completamente diluído.
Entrega: 23g de proteína por porção (2 colheres de sopa).
Conclusão: É uma boa opção de proteína vegana para usar em receitas ou em shakes mais completos.

Chocolife

chocolife-proteina

A Chocolife tem quatro opções de proteínas vegetais (concentrada do arroz integral germinado e da ervilha amarela): Natural, Café com Chocolate, Baunilha e Chocolate com Especiarias.

O produto analisado foi a Proteína Vegetal sabor Café com Chocolate.

TABELA NUTRICIONAL:

tabela-chocolife-proteina

ANÁLISE:

Sabor: Tem um ótimo sabor. O café é bem mais presente que o chocolate. O resultado é um shake com um sabor parecido com capuccino. Adorei!
Dissolubilidade: Excelente.
Entrega: 24g de proteína (2 scoops).
Conclusão: É uma ótima proteína para se usar no dia a dia, principalmente para quem está treinando. Além de entregar uma boa dose de proteína, também conta com outras substâncias que ajudam na saúde, como a glutamina, leucina, lisina, triptofano, valina, etc.

Bio2 Protein

bio2-protein-alfarroba

No portfolio de produtos da Bio2 Organic existem duas opções de proteínas vegetais (mix de proteínas do arroz e da ervilha): Baunilha e Alfarroba.

O produto analisado foi a Proteína Vegetal sabor Alfarroba.

TABELA NUTRICIONAL:

tabela-nutricional-bio2-protein

ANÁLISE:

Sabor: Tem o sabor bem fraco da alfarroba, quase imperceptível.
Dissolubilidade: Excelente.
Entrega: 20g de proteína por porção (3 scoops).
Conclusão: Por ter o sabor bem fraco, pode ser uma boa opção de proteína para usar em bolos (fit) ou shakes mais completos. O único ponto negativo é exigir 3 scoops para entregar 20g de proteína. Não é um suplemento que dura muito tempo na mão de quem busca hipertrofia. O bom é que, assim como a da Chocolife, entrega bastante substâncias que ajudam na saúde, além da proteína em si.

Sanavita

sanavita-veg-protein

No portfólio de produtos da Sanavita existe a proteína vegetal natural, feita de um mix de proteína concentrada de ervilha e proteína isolada de arroz. Além disso na sua fórmula contém linhaça dourada, rica fonte de omêga 3, associada a um complexo vitamínico e mineral desenvolvido para atender as necessidades específicas de vegetarianos e veganos, como cálcio, vitamina B12, ferro, zinco e vitamina C.

O produto analisado foi a Proteína Vegetal Natural.

TABELA NUTRICIONAL:

tabela-sanavita-proteina

ANÁLISE:

Sabor: Mesmo sendo “natural”, tem um sabor bem gostoso. Dá para tomar facilmente sozinha.
Dissolubilidade: Excelente.
Entrega: 22g de proteína por porção (2 scoops).
Conclusão: Das naturais foi a que teve o melhor sabor que já experimentei. O ponto positivo é que também é uma proteína que entrega aminoácidos. O único probleminha é que exige 2 scoops (cerca de 32g) para entregar 22g de proteína. Mas é uma excelente opção de proteína vegetal para se usar no dia a dia, principalmente como shake protéico.

Até a próxima análise!


Guilherme Cury1497 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

2 Comentários

  • Ygor Sarkis Reply

    1 de dezembro de 2016 at 09:17

    Olá guilherme, qual a composição/ingredientes do Sanavita?

    Fiquei curioso quanto à presença de conservantes…

    Parabéns pelo review.

    • GuiCury Reply

      1 de dezembro de 2016 at 13:15

      Fala Ygor, tudo bem?
      Valeu meu caro! Então, segue os ingredientes (na ordem de quantidade):

      Proteína concentrada de ervilha, proteína isolada de arroz, farinha de linhaça dourada, canela em pó, carbonato de cálcio (cálcio), ácido ascórbico (vitamina C), pirofosfato férrico (ferro), sulfato de zinco monohidratado (zinco), cianocobalamina (vitamina B12), espessante goma xantana, edulcorante natural glicosídeo de steviol (stévia) e aromatizante idêntico ao natural.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register