Dicas de moda masculina para se vestir com estilo

homem-com-estilo

A maioria dos homens reconhece a importância da moda para a imagem pessoal, já que o seu jeito de vestir pode contribuir para o sucesso em diversos setores de sua vida, como o profissional por exemplo. Contudo, muitos ainda possuem várias dúvidas na hora de escolher o que usar e acabam por se vestir apenas de forma básica por medo de errar.

Não há problema algum em se vestir com peças básicas quando esse for o estilo de vestuário que mais lhe agrada, até porque a máxima “menos é mais” geralmente deve ser levada em consideração tratando-se de moda. Entretanto, o que não pode ocorrer é deixar de usar roupas que reflitam sua personalidade e gostos pessoais por achar que não entende do assunto.

Existem algumas dicas de moda que podem ser seguidas para lhe ajudar a se vestir melhor, porém elas não são verdades absolutas, uma vez que a moda é efêmera e subjetiva, podendo ocorrer múltiplas exceções dependendo de cada caso e pessoa. Mas não desanime por causa disso, a lista a seguir irá lhe dar uma ideia geral de como se vestir com estilo de uma maneira fácil e eficiente.

Conheça o seu estilo pessoal

moda-masculina-famosos

O primeiro passo para se estar sempre bem-vestido, é identificar quais roupas estão de acordo com o seu gosto pessoal. É muito importante usar peças que lhe façam se sentir confiante e tragam sensação de conforto e bem-estar. Para isso procure referências de moda e se inspire, existem diversos tipos de estilos e o seu provavelmente é uma combinação de alguns deles, ou seja, é normal que as suas preferências mudem para acompanhar diversas variáveis como o seu humor do dia por exemplo

Mas para saber se algo realmente lhe agrada, é preciso provar como a roupa fica no seu corpo, já que, às vezes, ela pode lhe atrair esteticamente, porém ao vesti-la, se perceba que ela não tem nada a ver com o seu estilo.

Use roupas que sirvam corretamente

social-com-tenis-branco

Ao experimentar roupas, outro aspecto que deve receber bastante atenção é o caimento. Vestir peças muito largas ou muito apertadas não somente podem estragar o visual como também podem lhe deixar desconfortável.

Claro que existem diferentes modelagens e um jeans skinny sempre vai ser uma peça mais ajustada ao corpo enquanto uma calça de moletom ficará mais larga, mas a diferença é que elas foram desenvolvidas com esse propósito e portanto o caimento ficará bom. Desse modo, o importante é saber se a peça é do modelo desejado, já que não adianta comprar uma peça cujo design é para ficar justo em tamanhos maiores que o resultado não será o esperado.

O mesmo ocorre em relação ao comprimento das peças, uma bermuda masculina por exemplo pode ficar abaixo do joelho ou terminar bem acima, então tenha isso em mente na hora escolher o item e não tente adaptar comprando numerações diferentes da sua.

Se vista de acordo com a ocasião

estilo primavera

Cada ocasião pede um modo de vestir diferente, sendo necessário estar sempre atento a isso, especialmente em situações formais. Para quem se confunde com os códigos de vestimenta desses tipos de evento, o traje esporte permite peças casuais como a combinação calça jeans e camisa polo.

Já o traje esporte fino ou passeio requer um pouco mais de formalidade, uma calça de alfaiataria, camisa social e um blazer são ótimas opções nesse caso. Para o traje social ou passeio completo recomenda-se o uso de terno e gravata, enquanto um smoking é reservado apenas para eventos cuja exigência é o black tie ou traje de gala.

Invista em peças atemporais e versáteis

camiseta-branca-estilo

Existem algumas peças-chave para se ter no guarda-roupa que facilitam a composição de visuais. Esses itens fazem parte do vestuário masculino há muito tempo e prometem permanecer na moda por mais um longo período, portanto são nessas peças que se deve investir um pouco mais, já que artigos de qualidade possuem uma vida útil maior, o que também é benéfico para o meio ambiente. Roupas que seguem as tendências também são importantes para diversificar o visual, contudo compre apenas aquilo que realmente gostaria de usar para não ficar com itens desnecessários no guarda-roupa, se isso ocorrer os doe para que sejam aproveitados por outra pessoa.

Entenda quais cores combinam

moda masculina

Para não errar nas combinações de cores, o ideal é conhecer o círculo cromático. Mas se não quiser aprofundar tanto, há algumas dicas que podem ajudar. As cores podem ser divididas em tons quentes, frios e neutros, como o preto, o cinza, o branco e o bege, sendo esses os mais simples de harmonizar, então quando quiser ter certeza de que não vai errar, opte por eles. Se gosta de peças coloridas, o que pode ser feito é usar apenas um tom vibrante em conjunto a um neutro. Lembre-se sempre que cores análogas, ou seja, parecidas, como o vermelho e o rosa, são muito difíceis de combinar entre si e geralmente não ficam bem juntas. No entanto, o tom sobre tom, que é quando se usa peças da mesma cor, mas com uma diferença de tonalidade pode ter um ótimo resultado.

Considere a diferença entre os tecidos

look-inverno-masculino

Os tecidos utilizados em um artigo de roupa fazem total diferença para o design final, sendo que peças podem ser exatamente do mesmo modelo, mas quando não são desenvolvidas a partir dos mesmos materiais terão aparências e caimentos distintos. Por isso, saiba que tecidos como o jeans, o nylon, malhas e moletons são ideais para peças casuais, já o linho, a lã fria e o veludo são ótimos para peças formais. Além disso, preste atenção a qualidade do tecido, fibras naturais em geral são opções melhores em questão de durabilidade e conforto.

Saiba a importância dos acessórios

Faça a diferença com acessórios

Uma dica final, não esqueça dos acessórios, eles podem transformar um visual básico em um bastante estiloso sem muito esforço. Desse modo, não deixe de usar os acessórios que mais tem a ver com a sua personalidade, sejam eles cintos, bonés, correntes, anéis, brincos, relógios ou qualquer outro item. Só não exagere na quantidade, poucas peças já são suficientes para finalizar a composição do visual.


Tudo Para Homens925 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register