10 dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego

8 dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego

A entrevista de emprego pode ser um momento muito difícil para alguns homens, vista até mesmo como um desafio quase que intransponível. Esta fase da vida, quando se está tentando entrar no mercado de trabalho ou até mesmo buscando uma mudança em sua rotina com uma melhora, tanto financeira quanto de qualidade de vida, precisa ser encarada de uma forma mais positiva.

Não se deve ver o “não” do mercado de trabalho como uma comprovação de sua falta de capacidade, mas sim como uma oportunidade de crescimento e buscas de novos conhecimentos que possam estar faltado para a aquisição deste novo cargo.

Separamos, portanto, algumas dicas do que fazer neste momento crucial que podem te auxiliar a ter um resultado positivo.

1) Tenha um currículo bem feito

O currículo é a primeira coisa que o contratante irá encontrar de você e é a primeira pré-seleção feita. Ele é a forma como você será visto inicialmente por quem estiver cuidando deste assunto. Um currículo mal feito pode fechar portas para você. Atualmente, um currículo que é visto como satisfatório, é aquele que tem muita informação sobre a pessoa mas consegue ao mesmo tempo ser pequeno (não mais de um folha frente e verso), ele consegue destacar suas experiências profissionais e suas qualidades, assim como sua formação. Nesta parte é importante buscar ajuda de alguém que já tenha experiência no assunto. E não se esqueça que atualmente não se coloca mais foto no currículo.

CV

2) Seja verdadeiro

Este com certeza não é um momento para inverdades. Tanto no currículo quanto na entrevista. Caso você seja selecionado para a entrevista, tente ao máximo expor suas qualidades de uma forma verdadeira, pois toda inconsistência é pega pelo entrevistador uma hora ou outra, afinal ele irá buscar saber todo seu histórico e, no momento da entrevista ele te testará de todas as formas.

3) Não tente mostrar-se superior aos outros candidatos

Este é um erro muito comum, algumas pessoas pensam que para se demonstrarem “superiores” precisam diminuir as outras pessoas, desta forma acabam fazendo que elas mesmas sejam mal vistas. Você precisa entender que todos os candidatos tem tanta capacidade quanto você de conseguirem o cargo e ao mesmo tempo tentar mostra que você se encaixa de forma significativa para este cargo. Deixe que sua experiência e suas capacidades falem por você. Lembrando que é sempre bom ter boas referências.

4) Não demonstre-se necessitado pelo trabalho

Por mais que você precise deste emprego, não é um favor que você estará fazendo a eles, pense que são eles quem tem sorte de ter você trabalhando com eles. Você precisa ter isto em mente, pois muitas pessoas vão a entrevista para “pedir” um emprego, e não é disso que ela se trata.

5) Vá preparado para a entrevista

Tente estudar um pouco sobre a empresa, sua história e também seus concorrentes. Pode ser que, em alguma parte da entrevista, se você conhecer a empresa a fundo será um grande diferencial. E o contrário pode ser péssimo, caso o entrevistador repare que você nem parou para pesquisar sobre a empresa e seus diferenciais. Outro detalhe, caso você saiba o nome de quem você irá conversar, é pesquisar o currículo desse profissional (LinkedIn ou com alguém que você conheça), saber por onde ele passou e se você conhece alguém que é do círculo de amizade dele. É sempre bom criar algum tipo de vínculo ou mostrar que você se preparou para a entrevista.

6) Você é o que você veste

Pode parecer superficial, mas à primeira vista todos somos o que vestimos. Mesmo que seja uma entrevista em um lugar informal, onde as pessoas podem se vestir de formas “divertida”, é importante que na primeira vez você mostre um cuidado com o seu visual. Temos um um post sobre isso. 😉

7) Seja formal e ao mesmo tempo cordial

Além da vestimenta, é preciso comportar-se de forma “formal”, não esquecendo de agradecer pela oportunidade e tentar criar um vínculo com o entrevistador. Não encare a entrevista como um interrogatório, tente fazer uma conversa mais leve e, sempre que tiver alguma dúvida relevante quanto ao ambiente de trabalho, não deixe de fazer. É sempre interessante demonstrar interesse pela área e suas experiências com a mesma. O jeito com o qual você fala com o(s) entrevistador(es), o jeito que você senta e suas atitudes são levadas em conta, lembre-se de policiar-se quanto a elas mas sem perder a naturalidade.

8) Entenda caso não seja admitido

O maior erro é aceitar o “não” como um derrota. É preciso que o não seja avaliado também por você, para perceber o que lhe faltou ou o que o outro candidato tinha para ter sido avaliado. Pode ser experiência ou estudo, independente disto, você pode perceber esta não aprovação como uma forma de você buscar se atualizar e encontrar meios para saber o que precisa ser aprimorado no seu currículo, desta forma, os próximos “nãos” ficam mais distantes.

9) Não ponha a culpa no entrevistador

Geralmente buscamos alguns culpados e você pode acabar culpando o entrevistador por isto. Não faça isto, a entrevista de emprego é também uma forma de atualizar seu networking, ou seja, sua rede de trabalho. Se você fez o vínculo com o entrevistador e conseguiu agradá-lo, as chances de ele te chamar quando abrir esta vaga novamente ou quando alguém pedir indicação para ele é bem grande. Lembre-se que no mercado de trabalho tudo está conectado e as empresas e profissionais conversam entre si.

10) Não desista

Mesmo se você não conseguir passar em uma entrevista, tente nunca desistir. Existe sempre um lugar onde você pode se encaixar. Lembre-se sempre de ser insistente e continuar procurando. Nunca desista!

Colaboração: Leonardo Luchetta.


Tudo Para Homens888 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register