5 maneiras de terminar um relacionamento

termino-relacionamento

Terminar um relacionamento geralmente é muito difícil, principalmente por envolver muitas emoções e lembranças, além do medo de magoar a parceira, o que dificulta ainda mais as coisas. Porém, existem algumas maneiras de terminar um relacionamento de forma assertiva, amenizando os problemas futuros.

Confira 5 maneiras de passar por essa situação de uma forma mais adequada, evitando os erros mais comuns e cuidando dos sentimentos da parceira:

Tenha certeza que quer terminar.

Antes de terminar um relacionamento você precisa ter certeza que deseja o fim dele. É imprescindível que você não tenha dúvidas quanto ao término e que o deseje realmente, para que assim possa ser feito de uma forma mais simples, sem inseguranças e conflitos.

Para ter certeza do término, é preciso refletir sobre o mesmo e entender os principais motivos de tomar essa decisão (você pode e deve explicar esses motivos para ela).

É importante que ela entenda que é realmente o fim.

Demonstre seriedade.

A seriedade no momento do término é importante, pois isso demonstra que você está seguro da sua decisão e que está levando em consideração também os sentimentos dela (afinal, ela não irá gostar dessa notícia e a pior coisa seria brincar com isso). Lembre-se que é uma decisão sua e que ela precisa respeitar. Não finja que ela pode modificar a situação se você quer realmente o término. A pior coisa que você pode fazer é criar falsas esperanças.

casal-conversando

Comunique-se adequadamente.

Saiba explicar corretamente para sua parceira que você deseja o fim do relacionamento, comunicando ainda os motivos para sua decisão. Converse de uma forma sincera e verdadeira e esteja aberto para tudo o que ela te falar. Saiba que esse momento envolve muitas emoções, tanto para você quanto para ela, mas isso não significa que você está fazendo algo errado.

Se você estiver sendo sincero e, principalmente, estiver certo de sua decisão, é melhor terminar e passar por esse momento difícil, do que continuar em um relacionamento ruim, trazendo sofrimentos tanto para você quanto para ela.

Evite brigas.

As brigas devem ser evitadas nesse momento e isso pode ser um pouco difícil de ser feito. Esse é um momento propício para brigas, então você não pode se deixar levar por algumas insinuações dela, tampouco revidar as agressões (físicas ou verbais). Entenda que elas são apenas consequências do momento.

Lembre-se também que você jamais deve terminar um relacionamento no momento de uma briga, pois pode parecer que você terminou apenas por estar com raiva, que não tinha a intenção de terminar e assim por diante.

casal-brigando

Evite manter contato após o término.

Após terminar um relacionamento, é preciso afastar-se de sua ex-parceira, principalmente para dar tempo de ambos aprenderem a lidar com a nova realidade. Evite entrar em contato com ela e também responder as tentativas dela de comunicar-se com você, caso contrário você pode demonstrar que ainda está interessado.

É claro que o respeito por ela deve continuar, não é só porque vocês terminaram que você precisa tratá-la de uma forma negativa. Respeite os sentimentos dela e não tente tirar vantagem da situação. Somente assim você terá um término satisfatório, sem grandes consequências.

clique e confira!


Leonardo Luchetta549 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register