Categorias: Comportamento

Será que é a hora para ter filhos?

Os filhos são uma grande responsabilidade para o casal. Muitas vezes, os casais se sentem obrigados a ter filhos por uma demanda social e por isso acabam não tendo certeza de qual é a hora certa para tê-los.

Por esse motivo vamos refletir um pouco sobre o momento certo na relação para planejar a vinda dos filhos. Veja algumas dicas que você precisa levar em consideração:

A relação precisa estar estruturada

A primeira coisa que precisa estar estruturada na sua vida para se ter um filho é o relacionamento.

O casal precisa ter certeza do futuro da relação (independente do status da relação, afinal, não é só porque estão casados que a relação tem futuro).

É preciso que o casal atinja uma boa qualidade na relação para que seja interessante ter um filho. Ou seja, primeiro é preciso investir na qualidade do relacionamento, para então, investir em filhos (nada de pensar que um filho pode salvar o relacionamento).

A parte financeira é importante

Outra coisa que é preciso ter em mente. Hoje em dia um filho é um investimento. Ou seja, para cuidar do filho precisamos ter recursos financeiros, afinal, queremos dar o mínimo de conforto para ele.

Por isso, a sua carreira e a da sua parceira precisam estar estruturadas, de forma que seja possível continuar com uma boa qualidade de vida, mesmo com o filho.

Veja bem, ter dinheiro não significa que o filho será mais feliz, ou que vocês serão pais melhores, mas há coisas que são obrigatórias para se ter quando temos um filho e é preciso de recursos para obtê-los.

Um filho exige muito tempo

Os filhos exigem muito tempo nosso, tanto do pai quanto da mãe. Isso significa abrir mão de muitos de nossos desejos para cuidar do filho.

O casal precisa estar disposto a isso. Ter um filho significa mudar radicalmente a sua vida.

É preciso conversar muito a respeito

Veja bem, antes de ter um filho, é interessante que o casal converse a respeito do tema. É preciso saber sobre as expectativas de cada um sobre os filhos e significa ter um filho.

É preciso alinhar as suas expectativas e desejos. Tente projetar os seus desejos para o futuro a respeito de educação, forma de lidar com a criança, formas de punição e etc. É preciso até mesmo pensar sobre o papel de cada um na vida do filho.

Quando os pais não estão de acordo a respeito da criação dos filhos, isso pode gerar conflitos na relação.

Vocês precisam realmente querer ter filhos

A vontade de ter um filho tem que ser verdadeira. Não é só porque você está casado que você precisa ter filhos, tampouco, o filho não irá satisfazer os seus desejos e nem trazer um sentimento de completude.

Portanto, o casal precisa ter a vontade de querer ser pai e mãe. Não adianta ter um filho, para cuidar, criar e educar e não ter tido inicialmente a vontade de ser pai e mãe.

Ou seja, para que haja o desejo verdadeiro de ter um filho, é preciso conversar sobre o tema e estruturar a vinda da criança, antes mesmo dela existir. Aos poucos, o desejo aparece a as coisas vão acontecendo. Quanto mais planejados estiverem, melhor será a experiência.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo