A importância da espuma na cerveja e no chope

cerveja

Alguns gostam da espuma, outros evitam de toda forma. Mas você sabia que a espuma da cerveja ou do chope (também conhecida como “colarinho”) tem uma importância?

A espuma é formada por um mix de componentes que vem do lúpulo, proteínas e açúcares da cerveja. Ela tem várias funções importantes e abrir mão dela pode fazer você perder várias particularidades de uma cerveja. Principalmente quando falamos de cervejas especiais, que trazem maltes ou lúpulos diferentes, aromas especiais, etc.

Cerveja

Uma das funções da espuma é manter a temperatura do líquido (quando servido em um copo ou taça). Além disso, a carbonatação da cerveja, que gera a espuma, faz com a bebida tenha menos contato com o ar, diminuindo a oxidação.

Mantendo a espuma, você pode garantir uma cerveja na temperatura ideal (que você deseja) e também com os aromas e essências reais.

E não se preocupe, segundo os especialistas, 70% da espuma volta ao seu estado líquido.


Guilherme Cury1689 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

1 Comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register