Será que é a hora para ter filhos?

casal-filho

Os filhos são uma grande responsabilidade para o casal. Muitas vezes, os casais se sentem obrigados a ter filhos por uma demanda social e por isso acabam não tendo certeza de qual é a hora certa para tê-los.

Por esse motivo vamos refletir um pouco sobre o momento certo na relação para planejar a vinda dos filhos. Veja algumas dicas que você precisa levar em consideração:

A relação precisa estar estruturada

A primeira coisa que precisa estar estruturada na sua vida para se ter um filho é o relacionamento.

O casal precisa ter certeza do futuro da relação (independente do status da relação, afinal, não é só porque estão casados que a relação tem futuro).

É preciso que o casal atinja uma boa qualidade na relação para que seja interessante ter um filho. Ou seja, primeiro é preciso investir na qualidade do relacionamento, para então, investir em filhos (nada de pensar que um filho pode salvar o relacionamento).

A parte financeira é importante

Outra coisa que é preciso ter em mente. Hoje em dia um filho é um investimento. Ou seja, para cuidar do filho precisamos ter recursos financeiros, afinal, queremos dar o mínimo de conforto para ele.

Por isso, a sua carreira e a da sua parceira precisam estar estruturadas, de forma que seja possível continuar com uma boa qualidade de vida, mesmo com o filho.

Veja bem, ter dinheiro não significa que o filho será mais feliz, ou que vocês serão pais melhores, mas há coisas que são obrigatórias para se ter quando temos um filho e é preciso de recursos para obtê-los.

casal-feliz-filho

Um filho exige muito tempo

Os filhos exigem muito tempo nosso, tanto do pai quanto da mãe. Isso significa abrir mão de muitos de nossos desejos para cuidar do filho.

O casal precisa estar disposto a isso. Ter um filho significa mudar radicalmente a sua vida.

É preciso conversar muito a respeito

Veja bem, antes de ter um filho, é interessante que o casal converse a respeito do tema. É preciso saber sobre as expectativas de cada um sobre os filhos e significa ter um filho.

É preciso alinhar as suas expectativas e desejos. Tente projetar os seus desejos para o futuro a respeito de educação, forma de lidar com a criança, formas de punição e etc. É preciso até mesmo pensar sobre o papel de cada um na vida do filho.

Quando os pais não estão de acordo a respeito da criação dos filhos, isso pode gerar conflitos na relação.

casal-filhos

Vocês precisam realmente querer ter filhos

A vontade de ter um filho tem que ser verdadeira. Não é só porque você está casado que você precisa ter filhos, tampouco, o filho não irá satisfazer os seus desejos e nem trazer um sentimento de completude.

Portanto, o casal precisa ter a vontade de querer ser pai e mãe. Não adianta ter um filho, para cuidar, criar e educar e não ter tido inicialmente a vontade de ser pai e mãe.

Ou seja, para que haja o desejo verdadeiro de ter um filho, é preciso conversar sobre o tema e estruturar a vinda da criança, antes mesmo dela existir. Aos poucos, o desejo aparece a as coisas vão acontecendo. Quanto mais planejados estiverem, melhor será a experiência.


Leonardo Luchetta548 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register