10 dicas para você fotografar melhor

fotografo

Por todo o planeta esta arte causa diferentes sensações e atrai os mais variados olhares. Uns são mais entendidos, outros menos, porém no fundo todos temos um pouquinho de fotógrafo dentro de nós. E para celebrar essa data importante, preparamos 10 dicas básicas que podem ajudar a incrementar as fotos dos apaixonados pela arte de guardar momentos:

1 – Planejamento é fundamental – É essencial conhecer a sua máquina. Leia o manual, pesquise na internet, tente conhecer o máximo de recursos que sua câmera oferece, assim na hora que precisar você vai saber utiliza-la da melhor forma.

2 – A lente certa para a foto certa – No caso das câmeras com lentes intercambiáveis, entenda para que serve cada uma, quais suas vantagens e desvantagens, assim você pode preparar melhor o seu kit antes de sair para uma aventura.

lentes-cameras

3 – Nitidez é essencial – Para dirigir o olhar de quem for observar sua foto depois, ideal é deixar bem focado o assunto que considerar mais importante na imagem.

4 – Atenção aos Olhos – Ao retratar pessoas os olhos são o ponto chave. Sempre mantenha os olhos em pleno foco e nitidez.

5 – Menos é mais – Essa é uma dica importante, pois quando tiramos uma imagem com muita informação ela pode ficar confusa e não transmitir nenhuma mensagem. Para ajudar nesse momento aproveite as inúmeras possibilidades de desfoque que as câmeras de hoje em dia oferecem. Assim você pode destacar seu assunto do fundo, deixando a imagem mais harmoniosa.

Foto-Efeito-Photoshop2

6 – Trabalhando a velocidade – Ao ajustar a velocidade do obturador de uma câmera você consegue trabalhar sua criatividade com o movimento, seja parando a imagem com velocidades maiores ou fazendo “rastros de luz” com velocidades mais baixas. É importante tomar cuidado com a nitidez em velocidades mais baixas, pois senão ao invés dos “rastros de luz” você terá apenas borrões.

7 – Fotos sequenciais – Uma câmera não é uma metralhadora para sair disparando sem parar, mas existem momentos em que a velocidade é crucial. Tente, por exemplo, tirar uma foto de uma criança que não quer ficar parada de jeito nenhum. Durante o processo para tentar acalma-la por um instante, você pode perder o melhor momento da imagem. Para casos como esse, muitas câmeras possuem um modo sequencial chamado BURST, que tira várias fotos na sequencia.

8 – Iluminação faz toda a diferença – Uma foto mal iluminada pode perder todo o significado que fotógrafo quer passar. O assunto ou pessoa principal normalmente precisa estar bem iluminado para que possa se destacar em uma foto. Procure manter a fonte de luz disponível (o Sol, uma luz artificial, uma janela) atrás de você, iluminando o que quiser registrar, assim será possível conferir um efeito mais dramático à imagem.

realidade-por-tras-de-uma-foto-8

9 – Composição – existem algumas regras de composição que ajudam a melhorar as suas fotos. Uma das mais famosas é a regra dos terços, que divide sua tela em 9 quadrantes, como um jogo da velha. Os quatro pontos de intersecções são os pontos nos quais devem estar enquadrados os pontos mais importantes, como por exemplo, os olhos em um retrato. Caso tenha um equipamento digital, você pode adicionar essas linhas em seu visor para auxiliar na sua composição.

10 – Identidade – Por último e não menos importante: não se esqueça de sempre estudar, conheça o trabalho de outros fotógrafos, entenda o perfil de cada um deles, assim você irá aprender o que mais te atrai. Isso vai auxiliar na construção da sua própria identidade como fotógrafo, e a expressar melhor a sua paixão por essa arte que é a fotografia.

fotos-tumblr-elementos

E aí, deu pra pegar algumas dicas?


Tudo Para Homens764 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register