Por que temos medo de arriscar?

arriscando

Você já passou por alguma situação onde sentia que era preciso arriscar tudo para conseguir algo novo e não teve coragem de fazer?

Já perdeu uma grande oportunidade pois não teve coragem de arriscar, tentar algo novo e incerto e acabou ficando com o que era mais seguro, perdendo uma grande oportunidade?

Essas situações são muito comuns, principalmente nos momentos importantes de nossas vidas.

Para tornar esses momentos um pouco menos difíceis, listei alguns motivos que fazem com que fiquemos com medo de arriscar, para que assim seja mais fácil optar pelo certo e, realmente, arriscar.

Estamos acostumados com a nossa situação atual

Um dos principais motivos que fazem o medo ser mais forte do que a vontade de arriscar é porque estamos acostumados com a nossa situação atual.

Quando arriscamos, nós estamos optando pelo novo, pelo desconhecido, por algo que não temos certeza que dará certo. A situação atual, mesmo quando não é boa, geralmente é algo que está dando certo e nós sabemos disso.

Por esse motivo é que é tão difícil arriscar e tentar algo novo, afinal, só saberemos do resultado se realmente tivermos a coragem para arriscar.

Acreditamos que não somos capazes

O medo de arriscar está relacionado com a crença de que não somos capazes de conseguir algo melhor para nós, ou que não merecemos que coisas boas aconteçam conosco.

Esses pensamentos fazem com que, por mais que queiramos, não tenhamos coragem de tentar algo novo e melhor, afinal, achamos que não merecemos e por isso acreditamos que não irá dar certo.

depressao

Pensamos mais nas consequências negativas

Quando precisamos tomar uma decisão, nós paramos para refletir e, consequentemente, pensamos sobre os resultados de nossas escolhas.

O problema é que geralmente nós pensamos mais sobre as consequências negativas do que as positivas.

Mesmo quando pensamos nas consequências positivas nós acabamos acreditando mais nas consequências negativas e tendemos a acreditar que não irá funcionar.

Dessa forma, arriscar algo acaba parecendo muito mais difícil do que realmente é, fazendo com que tenhamos medo de arriscar.

Tudo o que é novo nos dá medo

Precisamos ter em mente que tudo o que é novo nos traz ansiedade e um pouco de medo, afinal, quando algo é desconhecido, significa que não sabemos o resultado.

Por esse motivo o que é novo e diferente para nós passa a ser visto como algo negativo e nós não acreditamos que irá funcionar.

Quando passamos a acreditar que o que é novo e diferente pode também trazer coisas positivas e melhores para nós, paramos de nos acostumar apenas com o que temos e buscamos coisas novas, tentamos novas oportunidades e perdemos o medo de arriscar.

gato-sombra-leao

Nem sempre queremos realmente mudar

As vezes nós criamos planos, acreditamos que vamos mudar e buscar coisas novas, mas na verdade, lá no fundo, nós estamos satisfeitos com a nossa situação e não queremos realmente mudar.

Nós queremos ficar onde estamos, mesmo que esse lugar não seja bom para nós, mesmo que estejamos sofrendo. Por isso, quando precisamos tomar a decisão e realmente mudar, nós sentimos medo, pois sabemos que nós não queremos sair de onde estamos.

Para acabar com o medo de arriscar é preciso entender que nós podemos mudar e conseguir coisas novas.


Leonardo Luchetta552 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register