Dicas para amenizar a ressaca

ressaca

Existem poucas coisas piores na vida do que exagerar na bebida alcoólica e acordar com sintomas de ressaca no dia seguinte. Por mais que isso seja muito ruim, muitas pessoas não aprendem e repetem a dose com frequência, até mesmo porque quando estão bebendo não se preocupam com o dia seguinte.

Para quem já passou por essa experiência e não quer mais sofrer tanto assim com a ressaca, separei algumas dicas para amenizar a ressaca e até mesmo evitar que ela aconteça. Portanto, se você não quer mais sofrer com a ressaca, aqui estão algumas dicas.

Beba muita água.

agua-cerveja

Veja bem, a água não irá fazer com que você não tenha ressaca, tampouco irá impedir que você sinta dores de cabeça, principalmente se você beber demasiadamente, mas a água tem um papel muito importante. Saiba que quando você consome bebidas alcoólicas, você acaba ingerindo muito liquido em seu organismo e esse liquido precisa ser “filtrado”, e é nisso que a água irá ajudar.

As bebidas alcoólicas são muito difíceis de serem filtradas pelo organismo e fazem com que os rins e até mesmo o fígado trabalhe mais do que o normal, e para isso ele irá precisar da água de seu organismo, por isso você sente dores de cabeça, afinal, a água da região periférica vai para esses órgãos trabalharem.

Para evitar as dores de cabeça e as tonturas, é interessante que você beba muita água. Entre um copo de bebida alcoólica e outro você pode ingerir também água e no dia seguinte tenha sempre uma garrafinha de água com você. Assim você ameniza alguns sintomas da ressaca.

A alimentação é importante.

alimentacao-saudavel

Você já percebeu que se ingerir alguma bebida alcoólica enquanto estiver com fome será mais fácil de você  sentir os sintomas negativos da bebida ou até mesmo ficar bêbado? Pois bem, quando ingerimos bebidas com o “estômago vazio”, o nosso organismo acaba absorvendo boa parte dos componentes da bebida, pois não há muitos alimentos para ele nutrir-se. Dessa forma, é muito importante alimentar-se antes de iniciar o consumo de bebidas alcoólicas para evitar ficar demasiadamente bêbado e até mesmo para evitar a ressaca.

Caso você não tenha se alimentado bem e tenha bebido muito, a alimentação passa a ser muito importante no dia seguinte. Quanto mais leve e nutritiva for a comida, melhor será para a sua recuperação. Alimentos salgados e nutritivos, como uma sopa, por exemplo, podem amenizar os sintomas da ressaca, principalmente quando você está com enjoos ou vomitando com frequência.

Não se esqueça de descansar.

couple_sleeping-725x483 (Custom)

Quando há o consumo excessivo de álcool, o seu organismo acaba trabalhando muito para lidar com esse excesso, fazendo com que ele trabalhe mais para eliminar as impurezas e filtrar os nutrientes. Para isso, o nosso corpo precisa de energia. Mas como é comum, quando estamos bebendo acabamos disfarçando o sono e o cansaço e acabamos ficando tempo de mais acordados, dormimos pouco e isso traz ainda mais consequências negativas.

Por isso, é imprescindível descansar adequadamente depois de uma bebedeira e, se for possível, dormir por longos períodos de tempo até que o corpo se recupere e termine seu “trabalho”. Evite então beber demasiadamente sabendo que terá que acordar cedo no outro dia.

Nunca misture bebidas.

mistura-bebida

As piores ressacas geralmente estão relacionadas ao consumo de diversas bebidas alcoólicas de uma só vez. Quanto mais você misturar, mais difícil será para o seu organismo se organizar e filtrar todas as impurezas. Portanto, é muito importante que você escolha um tipo de bebida para consumir durante a bebedeira e ficar apenas nele.

Por exemplo, se você estiver bebendo cerveja, evite mistura-la com bebidas destiladas, pois você irá ter consequências negativas no dia seguinte. Até mesmo misturar marcas de cerveja já pode ser prejudicial, afinal a composição e o teor alcoólico de cada um podem diferenciar, dificultando o “trabalho” do seu organismo.

É preciso ter moderação.

Cerveja

Não há uma maneira milagrosa de evitar a ressaca e todos os sintomas negativos da “bebedeira”. A única maneira de não ter ressaca no dia seguinte é aprendendo a beber com moderação, levando em conta os limites de seu corpo e de seu organismo. Para isso, é preciso disciplina e bom senso. Pois somente assim você irá conseguir divertir-se, bebendo moderadamente e aproveitando as festas e baladas de uma forma consciente.

E acima de tudo, independente da quantidade de bebida alcoólica consumida, lembre-se de nunca dirigir após beber, pois você estará colocando em risco a sua vida e a vida de outros.


Leonardo Luchetta550 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register