Como ser sincero sem prejudicar os outros

homens conversando

Muitas pessoas acreditam que ser sincero significa comunicar a sua opinião ou falar tudo o que pensam sem se importar com os outros ou como eles irão se sentir, mas a sinceridade é muito mais do que isso. Ser uma pessoa sincera envolve outros aspectos que vão muito além do que apenas falar o que desejamos e quando queremos. Significa também saber filtrar as coisas e falar somente o necessário, da forma correta, evitando assim prejudicar o outro e a nós mesmo.

Nesse artigo demonstro algumas dicas de como falar a verdade de uma forma funcional.

Saiba como o outro irá receber o que você vai falar.

Levar em consideração o sentimento do outro é muito importante quando resolvemos falar algo para ele, principalmente se for algo que possa prejudicá-lo e deixá-lo desanimado. Dessa forma, é interessante tentar perceber como o outro irá receber e entender o que você vai falar para ele.

Se você tiver certeza de que o seu conteúdo poderá trazer algum tipo de dificuldade para o outro, faz-se necessário refletir sobre a real necessidade de conversar sobre isso com ele. Em alguns casos é melhor ficar calado do que trazer algum tipo de prejuízo para os outros e quem ganha com isso é você.

Vale a pena ler a fábula das três peneiras.

A forma como você fala é importante.

A forma como nos comunicamos com o outro é muito importante. Devemos estar atentos ao nosso tom de voz e, principalmente, devemos procurar a melhor maneira de conversar com o outro, para que não sejamos mal interpretados pelo mesmo. Por isso, sempre que você for conversar sobre algo que possa prejudicar alguém, leve em consideração a forma como você fala sobre isso e tenha muito cuidado com o que você diz.

Às vezes, algo comunicado da maneira errada pode piorar ainda mais a situação. Ficar atento a esse aspecto pode poupar muitos problemas.

conversando-amigo-bravo

Procure as palavras certas.

Assim como a forma de comunicar-se é importante, utilizar as palavras certas também pode ajudar muito. Quando o assunto for complicado, procure por palavras que façam com que o outro sinta-se acolhido para não ofendê-lo. A junção da palavra certa com a forma correta de comunicar, pode fazer com que o outro entenda melhor o seu ponto de vista e não fique chateado com você, dando a oportunidade de você ser sincero sem ter grandes problemas.

Avise que você não quer ofender.

Quando você comunica algo para o outro é muito difícil de saber se ele irá sentir-se ofendido ou não com o que você disse. Por isso, nas conversas mais complicadas, torna-se interessante afirmar que você não pretende ofendê-lo e também não deseja ser mal interpretado, mas que você sente a necessidade de conversar com a pessoa sobre isso.

Essa atitude demonstra para o outro que esse não é um assunto tão simples de ser conversado e precisa de atenção e receptividade por parte dele, diminuindo assim as chances dele se ofender.

homens-conversando

Dê espaço para o outro se comunicar.

Um grande problema das pessoas que falam o que pensam sem se preocupar com o outro é não deixar que ele se defenda ou, pelo menos, demonstre a opinião dele, fazendo com que ele sinta-se ainda mais prejudicado. Dessa forma, é importante sempre perguntar a opinião do outro e dar espaço para ele se explicar, isso ameniza a conversa e não faz com que o outro sinta-se injustiçado.

É muito fácil falar o que queremos quando não nos responsabilizamos por nossas palavras e não damos oportunidades para o outro se comunicar também, mas essa “facilidade” traz muitas consequências negativas e por isso é preciso estar aberto ao dialogo.


Leonardo Luchetta545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register