Como conseguir se desligar do trabalho nas férias

ferias-trabalho

Um problema muito comum ocorre com as pessoas que sentem dificuldades para se desligar do ambiente de trabalho, até mesmo nas férias.

São pessoas que, mesmo no momento de descanso, ficam pensando nos assuntos relacionados ao trabalho, gerando ansiedade e inquietação.

Quando estão de férias, muitas pessoas sentem dificuldade para realmente relaxar e desligar adequadamente das suas responsabilidades.

Os motivos para isso ocorrer são diversos. Independente do motivo, existem alguns comportamentos que podemos ter para conseguir aproveitar ainda mais as nossas férias e, realmente, nos desligarmos das preocupações do ambiente profissional.

Garanta que tudo fique em ordem para a sua saída.

Um comportamento que irá auxiliar muito no momento das férias é ter a certeza de que tudo está em ordem para que você realmente possa se ausentar. Veja se alguém vai assumir as suas responsabilidades.

Quando você tem alguém para delegar funções, será mais fácil parar de se preocupar com algumas questões, seja porque você sabe que serão resolvidas ou porque se algo de errado ocorrer, não será sua culpa.

É interessante saber responsabilizar o outro, deixando claro que no momento de sua ausência, ele quem irá ter que cuidar de alguns assuntos.

namoro-colega-trabalho

Separe o que é trabalho e o que é lazer.

Quando somos muito envolvidos com nosso ambiente profissional, acabamos tendo mais dificuldades para separar o que é realmente lazer e o que é tarefa de trabalho. Principalmente quando trabalhamos com alguém que gostamos.

Por isso, tente fazer uma separação sobre o que faz parte do seu trabalho e o que é momento de lazer.

Em alguns casos, ler notícias, abrir e-mails, fazer alguns telefones, são responsabilidades do trabalho e não necessariamente comportamentos de lazer.

Nas férias, é interessante focar em atividades de lazer e deixar algumas atividades do trabalho, mesmo aquelas que já viraram rotina, para quando as férias acabarem.

É interessante evitar o celular.

Quando utilizamos muito o celular no nosso dia de trabalho, provavelmente teremos muitas tarefas relacionadas ao nosso trabalho no aparelho. Com isso, fica muito difícil nos desligarmos do ambiente profissional quando continuamos utilizando o celular o tempo todo.

Portanto, quanto mais você se desligar do aparelho melhor será para você aproveitar as férias. Esse é um momento em que está tudo bem em perder algumas ligações e deixar de responder alguns e-mails.

Faça o oposto do que você faz no trabalho.

Alguns passam o dia sentados atendendo telefones, no celular, no computador, outros ficam sentados realizando tarefas operacionais, alguns ficam em consultórios, escritórios, fábricas. Outros passam o dia no carro, precisam viajar com frequência, ou passam o dia fazendo trabalho braçais.

Independente da sua realidade de trabalho, o interessante é você fazer exatamente o oposto do que está acostumado. Ou seja, se você passa o dia inteiro sentado, procure por atividades de lazer que envolva maiores atividades físicas (o oposto também se aplica).

Tente modificar o seu ambiente (sair do computador, celular), e fazer coisas diferentes. Isso irá te ajudar a perceber que você está de férias e que precisa modificar a sua rotina, deixando de lado as responsabilidades profissionais.

ferias

Cuidado com seus pensamentos.

O que faz com que fiquemos “ligados” nas nossas responsabilidades são nossos pensamentos. Muitos de nos pensamos “será que tal assunto foi resolvido?”, “quando eu voltar vou ter que fazer tal coisa” e assim por diante.

E isso nos deixa “presos” ao ambiente profissional, tirando a possibilidade de realmente aproveitar o descanso merecido. Ou seja, as férias acabam sendo tão estressantes quanto a nosso rotina cotidiana.

Portanto, tente perceber os seu pensamentos e mudar o foco sempre que eles estiverem relacionados ao ambiente de trabalho. Tente manter o foco na suas férias, no seu divertimento de descanso, deixando os problemas para depois.

Seguindo essas dicas será um pouco mais fácil desligar-se das suas tarefas e conseguir descansar e aproveitar as férias, podendo voltar renovado para o seu trabalho. Isso irá fazer muita diferença para a sua saúde física e mental.

Quanto mais proveitosas e relaxantes forem as suas férias, mais energia você terá para lidar com as responsabilidades do seu emprego. Por isso, no lugar de ficar preocupado com o seu trabalho, aproveite as férias e volte renovado para exercer ainda melhor a sua função.


Leonardo Luchetta547 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register