Como agir frente ao ciúme

ciume

O ciúme é um tema muito difícil de ser comentado, pois as causas dele são as mais diversas possíveis. As vezes elas são completamente infundadas, enquanto em outros momentos elas são realmente passíveis de acontecer. O ciúme ocorre muitas vezes quando o outro faz algo que nos desagrada ou que nós não aprovamos. Quando falamos de namoradas, as vezes elas tem um comportamento que nos deixa com ciúmes mesmo sem saber disto e nós mesmo não sabemos como lidar com este fato.

É muito comum que no momento do ciúme deixemos os sentimentos negativos tomar conta de nós e acabamos agindo de forma injusta com a mulher. Nós acreditamos que o comportamento delas foi realmente para nos prejudicar ou para fazer com que tenhamos ciúmes e a julgamos equivocadamente. As vezes cobramos ela por um comportamento que não necessariamente faz jus ao que pensamos. Por isto, é preciso ficar atento aos nossos comportamentos quando estamos com ciúmes.

Othello

As redes sociais estão aumentando os incidentes de ciúmes e, consequentemente, estão interferindo diretamente nos relacionamentos, fazendo com que muitos cheguem ao fim. Pois bem, vamos pensar em um exemplo que envolva tudo isto e em como podemos agir para que o ciúme não seja o elemento principal para o término de um relacionamento.

Vamos imaginar então que você está em um relacionamento a longo prazo, muita coisa mudou desde o início deste relacionamento. Você se acha um cara não muito ciumento e até então ela nada o fez para que você sinta muito ciúmes. Porém, um dia, esta mulher acaba se sentindo um pouco solitária, até mesmo porque você não tem falado muito com ela ultimamente por estar muito ocupado. Ela também está sentindo que você não está dando muita atenção para ela e você realmente não está, afinal já faz muito tempo que estão juntos.

Seguindo este exemplo, vamos imaginar que esta sua namorada um certo dia, publique uma foto um pouco “insinuante” nas redes sócias… Ela postou uma foto de biquíni mostrando o corpo. Só pra deixar o exemplo mais concreto, ela está com a bunda virada, para que apareça um pouco. Veja bem, é uma foto normal que encontramos nas redes sociais, nada está sendo mostrado. Mas já pode ser o suficiente para muitos homens sentirem ciúmes.

panicat biquini

Ao ver esta foto, você fica imediatamente enfurecido. Você acredita que ela está postando esta foto para os outros verem. Já começa a imaginar os outros te chamando de “corno”, já acha que ela é uma safada (antes disto ela nunca tinha feito nada parecido).

Qual atitude você acha que tomaria? Bom, muitos homens nesse momento ficariam muito bravos com a namorada e iriam, de alguma forma, descontar nela. Iriam xingá-la, mandar que tirassem a foto, etc. Este fato se tornaria um grande problema no relacionamento de vocês e poderia até mesmo levar o relacionamento ao término.

Pois bem, vamos imaginar agora outras atitudes que um homem poderia ter para resolver este problema de uma forma saudável e que evite que ele aconteça novamente.

Quando vemos a foto, poderemos sim sentir raiva no momento, mas antes de tomar alguma atitude vamos refletir sobre a foto e imaginar de forma saudável o porque dela ter postado. Talvez seja realmente para chamar a atenção de alguém, e é provável que ela esteja mesmo querendo chamar a sua atenção, afinal faz tempo que você não a elogia e você tem deixado ela um pouco de lado.

Mas o que fazer? Depois dessa reflexão, você precisa conversar com ela. Essa conversa pode ser feita de uma forma bem natural. Digamos que a conversa irá acontecer assim:

Você chama ela, fecha a porta, diz que viu a foto e pergunta porque ela a postou. Ela poderá dizer que gostou da foto por isto a postou. Você diz então que a foto é realmente bonita, mas que gostaria de entender se existe um outro motivo para ela postar.

Se ela falar que não, você pode pedir para que ela reflita. Qual a imagem que ela está passando para os outros com aquela foto, o que será que outros homens irão achar dela? Realmente a acharão muito bonita, muitos se interessarão nela. Mas é isto que ela quer? Será que ela não tem outros aspectos que possa fazer com que as pessoas se interessem nela além de seu corpo? Está é a imagem que ela quer passar para as pessoas?

Após estas reflexões (deixe que ela pense sobre isto), fale que você não gostou que ela postou a foto, apesar de estar muito bonita, mas só você gostaria de vê-la daquele jeito e não que outras pessoas a vejam, pelo menos não por foto em redes sociais.

Desta forma você demonstrou interesse, preocupação por ela e ainda falou que não ficou satisfeito com uma atitude dela, mas de uma forma bem saudável que não vá trazer problemas para ambos. Você não pediu para ela tirar a foto, mas é bem provável que ela o faça (isto pode demorar um pouquinho). Até mesmo se ela não tirar esta foto em específico da rede social, a probabilidade de ela postar uma foto assim novamente cai muito, pois ela irá pensar nas consequências de postar algo deste tipo.

Neste exemplo foi possível demonstrar como podemos agir de uma forma mais direta e assertiva fazendo com que o ciúme e os sentimentos negativos desapareçam, sendo demonstrados para o outros de uma forma mais saudável. Estes comportamentos podem ser pensados em outros aspectos da vida, para que nos tornamos mais satisfeitos conosco e que o convívio seja mais saudável, tanto em relação à namorada quanto em todos de nossas relações.


Leonardo Luchetta549 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

7 Comentários

  • Adriel Romanno Florentino Reply

    23 de junho de 2015 at 19:58

    Bom ciumento eu não sou, mas tbm convenhamos não vou deixar minha namorada por foto de biquine dentro do quarto no instagram né porfavor kkk

    abraços
    http://www.sasadiromanno.com/

  • Existe um lado bom no ciúme? | Tudo Para Homens Reply

    5 de julho de 2017 at 14:48

    […] Se você quiser refletir um pouco mais sobre o tema, nós já escrevemos um artigo sobre como agir frente ao ciúme (clique aqui e confira o post). […]

  • As principais consequências do ciúme no relacionamento | Tudo Para Homens Reply

    30 de dezembro de 2018 at 08:56

    […] mencionada acima e vamos esclarecer aqui. Lembrando que já temos um artigo publicado sobre como agir frente ao ciúmes. Portanto, vamos aos principais problema do ciúme para a relação […]

  • Carolina Reply

    9 de janeiro de 2019 at 06:49

    Essa é a publicação mais ridicula que eu ja li em toda a face da terra! Se uma mulher posta uma foto de biquini, nem sempre ela quer chamar atenção de alguém, as vezes ela posta pq ELA SE AMOU NA FOTO e por que ELA QUIS! “Ah, por que os homens vão pensar” em pleno seculo XXI e as pessoas achando que as mulheres ainda estão preocupadas com o que “homem” vai pensar, se eu for pensar assim não vou fazer mais nada na minha vida! Péssimo quando um homem é tão INSEGURO a ponto de reclamar de foto de biquini. Pare de ser um cuzão e deixe sua mina postar a foto que ela quiser, afinal ela escolheu quem pra namorar??? E outra, parem com esse medo de ser CORNO, pois se ela quiser te meter um chifre não vai ser uma foto ou não que vai impedir isso bb. Ridícula a postagem!!! Machismo que fala????

    • Guilherme Cury Reply

      9 de janeiro de 2019 at 07:56

      É um texto voltado para quem sente ciúmes e tem esses tipos de pensamentos. Por mais que você ache o contrário, muitos homens ainda pensam assim…

    • Balthere Reply

      7 de março de 2019 at 13:12

      Tem toda a razão, eu tenho uma namorada que posta às vezes fotos assim, eu pego e compartilho com alguma legenda do tipo: “minha namorada é muito gata mesmo”. Se as pessoas se importassem menos com o que os outros pensam seriam mais felizes.

  • Betina Behling Reply

    15 de julho de 2019 at 16:19

    E se a foto não for de biquíni , for de roupa normal , por exemplo meu ex namorado ficou com mt ciúmes q coloquei uma foto minha de roupa , calça comprida e casaco , e ele ficou puto de ciúmes , brigou comigo e xingou , nosso namoro terminou por causa do ciúme dele. O q fazer neste caso?

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register