Existe um lado bom no ciúme?

homem-ciume

É muito comum encontrarmos artigos que demonstram apenas o lado negativo do ciúme. Mas será que ele tem apenas o lado negativo mesmo?

Veja bem, não estou falando de situações em que o ciúme se torna algo patológico e problemático. Estou falando do ciúme comum do dia a dia. Aquele que sentimos e conseguimos controlar e perceber, que ocorre por uma situação real (a parceira conhecendo homens novos, recebendo atenção de outros homens e até mesmo levando alguma cantada).

O ciúme pode sim ter um lado positivo, mas isso acontece apenas quando sabemos como lidar com ele.

Confira alguns aspectos positivos do ciúme em um relacionamento:

Ele pode fazer você dar mais valor para ela.

Digamos que a sua parceira comentou que recebeu elogios de um homem no trabalho, que pediu o número de telefone dela. Como ela percebeu as intenções dele, ela educadamente negou passar o número dela e/ou também falou que tinha um namorado.

Ela te conta esse acontecimento e você sente uma mistura de sensações: raiva, medo, ansiedade… Você está sentindo ciúmes. Você sente vontade de brigar com ela ou ir descobrir quem é esse cara. Mas isso não irá resolver.

É nesse ponto que você olha para a sua parceira e percebe como tem sorte em estar com ela e que você precisa se manter firme para continuar tendo essa relação. Isso faz com que você passe a refletir sobre o que pode ser melhorado no relacionamento e o que você pode fazer para continuar agradando a sua parceira, afinal, outras pessoas estão de olho nela.

É nesse ponto que o ciúme fez com que você voltasse a dar importância para ela, afinal, você sentiu que poderia perdê-la. Ou seja, no lugar de brigar, você irá buscar novas formas de melhorar o relacionamento.

casal-no-sofa

Você pode voltar a se preocupar com a sua aparência.

Levando em consideração o exemplo dado (que foi apenas um exemplo de situação que pode te deixar com ciúme), vamos pensar que por você ter sentindo que outro homem pode estar interessado na sua parceira, esse homem acaba virando seu concorrente.

Mas como derrotá-lo? Você já está com a vantagem, afinal, você já conquistou ela e ela já é apaixonada por você. Pensando bem, ele já nem é tanto uma ameaça assim, né?

Mas mesmo assim você assume a briga e quer demonstrar que é melhor do que ele, então você passa a querer impressioná-la. Você percebe que nos últimos tempos tem deixado a sua aparência um pouco de lado. Por mais que ela não tenha reclamado, talvez você deva fazer algo a respeito. Você volta a ter os cuidados que tinha quando a relação estava no início, quando se encontrava com ela porque tinha certeza de que estava pronto para impressioná-la.

Você sentirá a necessidade de conquistá-la novamente.

O ciúme ainda pode fazer com que você sinta a necessidade de tentar conquistá-la novamente, por mais que isso não seja necessário, afinal, você não a perdeu. Mas, seus esforços de tentar impressioná-la podem dar frutos.

Quando uma relação de longo prazo esfria, uma ótima forma de aquecê-la é, novamente, através da conquista. Quem sabe você não usa esse sentimento de ciúme para demonstrar para ela que a relação pode ser melhor, que as coisas boas do passado podem voltar e você ainda sente vontade de estar com ela?

Essa seria uma ótima maneira de lidar com o ciúme e ao mesmo tempo melhorar o seu relacionamento.

casal-jantando

O ciúme pode demonstrar que há algo errado no relacionamento.

Em algumas ocasiões, o ciúme pode ocorrer porque a parceira deu atenção para outro homem ou aceitou a paquera de alguém. Esse caso é um pouco diferente do exemplo anterior.

Nesse caso, se a parceira chegou ao ponto de aceitar a paquera de alguém, isso pode significar que ela não está satisfeita com a relação e que talvez ela esteja disposta a encontrar pessoas novas.

Isso é um sinal de que há algo muito errado na sua relação. Mesmo nesse caso o ciúme seria algo positivo, logo que está servindo de alerta para o seu relacionamento. Ou seja, você pode perceber esse sinal e tentar fazer algo para modificar a situação ou você pode perceber que a relação realmente está desgastada e talvez seja hora de partir para outra.

Independente da sua escolha, o ciúme pode ter sido o sinal que você precisava para a mudança.

Como percebemos, o ciúme pode ter também um lado positivo, dependendo de como nós lidamos com ele. Por isso é importante buscar o autoconhecimento e tentar lidar de forma diferente com algumas situações. Mas temos que pensar que o ciúme pode ser patológico em alguns casos, necessitando de maior atenção.

Se você quiser refletir um pouco mais sobre o tema, nós já escrevemos um artigo sobre como agir frente ao ciúme (clique aqui e confira o post).


Leonardo Luchetta452 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma. Também está no <a href="http://https://twitter.com/LeonardoLealPsi">twitter</a>.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register