“Cazuza mostra sua cara” no Museu da Língua Portuguesa

exposicao-cazuza-mostra-sua-cara-no-museu-da-lingua-portuguesa

Rebelde e contestador, Cazuza encarnou a figura do jovem de sua época: vivia de forma intensa e queria mudar o mundo. Entretanto, soube como poucos transformar sentimentos e paixões em poesia. Seus versos fortes e sua personalidade irreverente marcaram a história da música brasileira e vêm influenciando gerações até hoje, 23 anos após sua morte.

Até o dia 23 de fevereiro de 2014, o Museu da Língua Portuguesa presta, pela primeira vez, através de uma mostra temporária, uma homenagem ao grande músico, compositor e cantor de nossa MPB.

A exposição “CAZUZA mostra sua cara”, tem curadoria do arquiteto e cenógrafo Gringo Cardia.

Montada no primeiro andar do Museu, a mostra apresenta Cazuza como um dos expoentes da canção popular, que soube unir a tradição escrita à oral, fazendo a poesia circular livremente do livro para a música.

A face política de Cazuza, autor de canções como “Brasil” e “Ideologia”, também ganha espaço na exposição. A geração do artista vivenciou o período da ditadura e participou intensamente do processo de abertura política do país. Nos anos 1980, ainda com a censura atuante, a bandeira do rock era levantada como manifestação do inconformismo. Nesse contexto, a figura libertária e a linguagem coloquial de Cazuza falavam diretamente à garotada, que transformava seus versos em slogans, em palavras de ordem. É por esse viés político que a exposição pretende conectar o compositor com os jovens de hoje.

Cazuza-mostra-sua-cara-exposicao

A exposição “CAZUZA mostra sua cara” é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, do Museu da Língua Portuguesa e do ID Brasil – Organização Social de Cultura , com realização da Fundação Roberto Marinho e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, contando com o patrocínio das Organizações Globo.

Serviço

Museu da Língua Portuguesa
Estação da Luz
Praça da Luz, s/nº
Centro – São Paulo – SP
(11) 3322-0080


Guilherme Cury1814 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register