Vivenciei o primeiro desfile de ‘Dia dos Mortos’ do México

Dia de Muertos - Mexico

Quem assistiu o filme “007 Contra Spectre” deve lembrar que o filme inicia com o personagem James Bond em uma grande celebração do “Dia dos Mortos” na Cidade do México.

Se você não assistiu o filme, vale a pena conferir essa bela cena de abertura que foi feita em plano-sequência (clique aqui para assistir).

O que muita gente não sabia, inclusive eu, é que nunca existiu uma celebração desse estilo no México!

Eu lembro que saí do filme e fui procurar vídeos na internet que mostrassem como era esse desfile, porém não encontrei nada no estilo. E a razão é simples, o destino, México, nunca tinha pensado em fazer algo dessa grandeza antes do filme.

Mas como eles notaram que muitas pessoas ficaram maravilhadas com a cena (eu inclusive), a Cidade do México aproveitou dessa ideia e neste ano produziu o primeiro grande desfile para celebrar essa data de extrema importância para os mexicanos.

Eu, por sorte divina, tive a honra de ser convidado pelo Conselho de Promoção Turística do México para conferir de perto esse primeiro desfile.

Confira um vídeo que eu fiz mostrando um pouco do backstage, o desfile e também uma passagem rápida que fizemos em San Andrés Mixquic para vivenciar o “Dia dos Mortos” na forma tradicional.

O Desfile na Cidade do México

O desfile aconteceu no sábado de “Dia dos Mortos”, dia 29 de outubro, e reuniu milhares de mexicanos no caminho que ia da “Avenida de la Reforma” até o “Centro Histórico”.

participantes-diademuertos-desfile

Os participantes eram cidadãos mexicanos que se voluntariaram e participaram de um esquema bem organizado de produção de figurino, maquiagem e treinamento de coreografia.

Confesso que para ter sido um primeiro desfile, foi um belo exemplo de como produzir um grande evento.

O backstage era bem tranquilo, com todos os processos bem divididos e com uma equipe bem rápida e profissional. Acompanhei a produção de uma garota, que em menos de 10 minutos já tinha trocado sua roupa, pintado o rosto, finalizado o figurino com acessórios especiais e já estava pronta para desfilar.

producao-defile-dia-de-muertos

O desfile foi sensacional! Com destaque para as alegorias e as belas fantasias.

Vale a pena assistir o vídeo e se imaginar vivenciando essa celebração tão importante, no meio do centro histórico da Cidade do México. Mas posso confessar, o vídeo não consegue transmitir nem 10% do que é a emoção de ter participado dessa grande festa!

desfile-dia-de-muertos-mexico

Se você tiver vontade de viver essa experiência, vale a pena se programar com bastante antecedência. Os hotéis da Cidade do México costumam lotar nesse feriado.

E também recomendo colocar na sua programação ir visitar a pequena cidade de San Andrés Mixquic, que fica localizada a 50km do centro da Cidade do México.

Na noite do dia 1º de Novembro milhares de mexicanos vão para lá celebrar o “Dia de Muertos” da forma tradicional… Se vestindo à caráter, lógico, rezando na linda igreja que existe por lá, levando flores para os mortos, acendendo velas, comendo comidas típicas na rua, assistindo apresentações sobre o tema e muito mais. É uma experiência, também, inesquecível!

mixquic-festa-diademuertos-2016

E não esqueça de tomar uma boa tequila “reposado” em um copo de plástico!

tequila-mixquic

Para saber mais sobre o Turismo do México, acesse o site visitmexico.com.


Guilherme Cury1523 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

1 Comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register