Saiba como manter-se calmo nas situações aversivas

manter-se calmo

Manter-se calmo, principalmente para pessoas mais explosivas, é considerado completamente difícil ou até mesmo impossível, enquanto que para outras pessoas isso pode ser uma realidade. Se você acredita ser daquelas pessoas sem paciência, que perde o controle com muita facilidade e comumente arrepende-se disso, este artigo é para você.

Muitos acreditam que são assim devido somente a sua personalidade. Na verdade, muitas de nossas reações são aprendidas ao longo do tempo e tudo que foi aprendido pode ser desaprendido e modificado. Não podemos invalidar completamente o temperamento de cada um, mas devemos pensar em como lidar com as situações e como modificar nossas reações frente as situações adversas. Pensando nisso separei algumas dicas de como manter-se calmo nesses momentos.

Entenda a situação antes de agir.

As pessoas consideradas mais explosivas, que reagem negativamente em praticamente todas as situações, principalmente as tidas como adversas, são mais propensas a agir sem refletir ou entender a situação por completo. É comum que essas pessoas sintam-se agredidas, em determinadas situações e com isso acabam revidando negativamente, descontando no outro sua fúria (mesmo que o outro não mereça).

Caso você perceba ser uma dessas pessoas, é importante começar a perceber as situações de uma maneira diferente da que você está acostumado. É preciso refletir para entender a situação como um todo, no lugar de simplesmente acreditar que as situações são negativas e simplesmente agir negativamente. Refletir sobre as situações é evitar comportamentos agressivos.

Pense sobre o que você está sentindo na situação.

Uma situação adversa traz consigo um sentimento negativo e, portanto, um comportamento negativo. Antes de refletir sobre esse sentimento, algumas pessoas simplesmente reagem a ele. Com isso acabam exagerando e justificam-se que isso ocorreu pois “foram levadas pela emoção”. Essa desculpa evidencia ainda mais que a pessoa não refletiu nem sobre a situação nem sobre o seu próprio sentimento, apenas agiu negativamente.

Para evitar isso, é importante pensar sobre o seu sentimento e buscar os motivos de você sentir-se assim. Dessa forma fica mais fácil evitar esses comportamentos negativos. Tenha em mente que não é somente porque você se sentiu agredido pelo outro que você tem o direito de agredi-lo e, tampouco, significa que o outro teve a intenção de fazer isso.

Pense sobre suas possíveis reações.

Além de refletir sobre o que você sentiu na situação é importante refletir sobre as possíveis reações que você pode ter nas situações. Diante dessas possíveis situações estão também as situações negativas, assim como estão as situações positivas. Pensar sobre isso significa ter maiores possibilidades de comportamentos positivos, até mesmo em situações adversas. Você estará ampliando sua forma de perceber a situação assim como estará ampliando as possibilidades de reações de acordo com cada situação.

É comum que com o tempo você consiga repetir apenas reações que tiveram resultados positivos no passado, evitando as reações com resultados negativos. Ou seja, você irá trocar um comportamento aprendido disfuncional por um novo comportamento aprendido funcional. Comportar-se positivamente não significa no entanto que você não irá sentir a irá ou a raiva. Significa apenas que você estará reagindo de maneira mais adequada com esses sentimentos.

Reflita sobre as consequências das suas reações.

Tão importante quanto pensar sobre quais são as suas possibilidades de reações, é pensar também quais são as prováveis consequências para essas reações. Assim fica mais fácil selecionar as reações mais adequadas para as situações específicas. Levar em conta as consequências já é uma forma de deixar de agir por impulso, evitando grandes problemas futuros. Com isso você se tornará cada vez mais apto a escolher comportamentos mais funcionais (reações) para as situações, independente de quão adversas elas possam ser.

respire

Não se esqueça de respirar.

Enquanto você passa por todo esse processo mental, que com o tempo se tornará muito comum para você, principalmente se você está buscando desenvolver-se como pessoa, é importante lembrar-se também de controlar adequadamente a sua respiração, inspirando e expirando lentamente, permitindo um bom fluxo de ar entrando e saindo do pulmão. Dessa forma, as chances de escolher um comportamento funcional para uma situação adversa, é ainda maior.

Comunicar sobre o que você está sentindo e como a situação te trouxe sentimentos negativos também é uma forma funcional de externalizar esses sentimentos, evitando assim comportamentos agressivos e/ou disfuncionais.


Leonardo Luchetta545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register