Porque você não deveria tratar os outros do mesmo jeito que eles te tratam

tratando-mal

É muito comum basearmos o nosso comportamento no dos outros, principalmente em ocasiões novas, com pessoas desconhecidas. Por exemplo, digamos que você vai a um local e conhece uma pessoa nova, então ela te trata com indiferença, demonstrando claramente que ela está de mal humor. A resposta comum na maioria das pessoas seria também tratar o outro com a mesma indiferença (o famoso, pagar na mesma moeda).

Mas será que não existe uma forma diferente de lidar com isso?

É isso que você vai descobrir com esse texto.

Você deve agir conforme se sente.

Levando em consideração o exemplo dado, se você não estiver de mal humor e não gostar de agir com indiferença, por que você deveria fazer isso somente porque a outra pessoa o fez?

Seria mais sensato agir de acordo com o que você está sentindo no momento, demonstrando que você não entrou no jogo da outra pessoa. Dessa forma você estaria agindo de uma maneira mais congruente, nos levando ao próximo tópico.

O outro não deveria te influenciar tanto.

Se você agir de forma mais congruente, você não deixa que o outro te influencie, ou seja, você não vai imitar o outro, você vai passar a agir da forma como você acha certo e acredita que deve agir.

Indiferente de como o outro vá te tratar, você irá agir da mesma maneira. Isso irá te diferenciar dos demais e demonstrará que você tem autoconfiança o suficiente para não “imitar” o comportamento do outro.

amigos-conversando

A situação continuará ruim.

Quando copiamos o jeito que o outro nos trata (de uma forma negativa), isso apenas faz com que a situação continue a mesma. Ou seja, se alguém está te tratando com indiferença e você fizer o mesmo, é provável que vocês sempre se tratem assim.

Mas se no lugar da indiferença você o tratar com cordialidade, é possível que o comportamento do outro se modifique e a indiferença dele suma.

Dessa forma você acaba agindo de maneira positiva, modificando a forma como o outro te trata.

Você estará apenas repetindo um padrão.

Se não modificarmos a forma como agimos, seguindo e esperando sempre pelos outros, nós apenas vamos continuar repetindo o mesmo padrão de comportamento, sem fazer com que mudanças aconteçam em nossas vidas.

Seria como se nós estivéssemos cometendo o mesmo erro sempre, sem fazer nada para muda-lo. Portanto, no lugar de repetir um padrão, você pode buscar por padrões novos que te tragam maiores benefícios.

homem-conversando-bar

As suas interações continuarão sempre as mesmas.

As vezes nós não gostamos de outra pessoa simplesmente pelo jeito como ela falou conosco ou como ela nos tratou. Ao repetirmos o comportamento dela, nós faremos com que ela também não goste de nós.

Dificilmente nós conseguimos mudar esse tipo de interação e sempre que você for falar com essa pessoa (por mais que você evite), você irá ter sempre o mesmo tipo de resposta e dificilmente irá gostar de estar com ela.

Portanto, você nunca terá um relacionamento satisfatório com essa pessoa, pois ambos estão sempre repetindo o mesmo padrão.

Se começarmos a pensar sobre esses aspectos e modificarmos a forma como nos relacionamos com as pessoas, nós iremos conseguir fazer com que elas nos ajudem com mais frequência, que nos tratem melhor e que se sintam bem estando ao nosso lado.

Por isso é tão importante refletirmos constantemente sobre como estamos lidando com os outros e quais as impressões estamos deixando com nossos comportamentos. Fazendo isso com certeza iremos ter mais benefícios e as coisas serão um pouco melhores para nós.


Leonardo Luchetta519 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

1 Comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register