Categorias: Comportamento

Perdi o interesse nas minhas atividades, e agora?

Em algum momento você já acreditou que não seria capaz de realizar algo ou que os seus planos futuros não serão concretizados pois você não terá tempo ou capacidade para isso? (mesmo que no passado você já tenha conseguido isso antes?)

Já aconteceu de você até conseguir realizar essas conquistas, mas acreditar que não ocorreram da forma como deviam, ou que você poderia ter feito de uma forma melhor?

Esses sentimentos são comuns e podem acontecer com qualquer um a qualquer momento. Mas quando são rotineiros, é possível que tenhamos um problema.

O sentimento de cansaço constante ou a falta de motivação para realizar suas responsabilidades podem fazer com que você sinta que não será capaz de realizar tudo aquilo que o seu potencial pode alcançar e podem, ainda, fazer com que você desista de seus projetos atuais, por não acreditar em sua capacidade.

Existem alguns motivos para esse tipo de sentimento e eles serão demonstrados a seguir. Entender esses motivos é a principal forma de conseguir amenizar as consequências negativas (o cansaço e o desinteresse nas tarefas cotidianas), portanto, vamos a eles:

Você é capaz, só está se esforçando demais.

O cansaço acontece pelos mais diversos motivos e é natural senti-lo diariamente, principalmente depois de um dia de trabalho ou de afazeres que demandaram de sua atenção/concentração e/ou esforços físicos.

Porém, quando esse cansaço continua por muito tempo (mesmo quando você não está mais realizando essas atividades), pode ser que você esteja se esforçando demais em tarefas que exijam muito de você.

Isso pode fazer com que o cansaço seja constante, diminuindo o seu rendimento e fazendo com que o trabalho não fique de acordo com o planejado

Talvez você não esteja descansando da forma correta/necessária.

Os esforços requerem, necessariamente, o descanso. Porém, nem sempre descansamos da forma correta ou da forma necessária para recompor as energias.

Muitas vezes, algumas atividades de lazer (como sair com os amigos), podem fazer com que você continue se esforçando, no lugar de fazer com que você realmente relaxe e descanse.

Em outros casos, pode ser que você não esteja descansando na quantidade certa que você precisa, por estar ocupado com outras coisas (que também te cansam).

O importante é buscar por atividades de lazer que realmente te tragam algum tipo de relaxamento e façam com que você se sinta bem, além de separar um tempo só para você.

Leia mais: Ficar sozinho é a melhor forma de descansar, segundo a ciência.

Você é capaz, só está acumulando muitas tarefas.

Outro motivo para o cansaço constante, e para a perda de interesse, é o acumulo de tarefas.

Muitas vezes acabamos acumulando muitas tarefas, que vão fazendo com que percamos o interesse em realizá-las, além de fazer com que não acreditemos que seremos capazes de realizar todas elas. Somente em pensar nisso, já se torna um fator desmotivacional para você (e já te deixa cansado).

Por isso é interessante focar nas responsabilidades mais importantes, delimitar o que você realmente precisa fazer e o que você “agregou” sem necessidade. Isso, além de aumentar a produtividade, também ajuda a combater alguns sintomas do acumulo de tarefas.

Talvez você tenha simplesmente perdido o interesse.

Precisamos levar em consideração que nossos interesses não são cristalizados e se modificam ao longo do tempo e do nosso desenvolvimento.

Por isso, não podemos deixar de considerar o fato de que, talvez, você simplesmente tenha perdido o interesse por suas atividades, fazendo com que elas pareçam “não ter mais sentido”, desmotivando você, fazendo com que você se sinta cada vez mais cansado ao realizá-la.

É interessante perceber como você esta frente as suas tarefas e o que elas te proporcionam. Quando fazemos algo sem ter em mente os motivos e o interesse necessário, essas tarefas acabam se tornando um peso para nós. Refletir sobre isso é uma ótima forma de buscar melhorias para sua qualidade de vida (tanto profissional quanto pessoal).

Existem algumas formas de livrar-se do cansaço mental constante, falamos sobre elas aqui:

Leia mais: Como livrar-se do cansaço mental constante.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo