Como livrar-se do cansaço mental constante

Como livrar-se do cansaço mental constante

É comum encontramos pessoas que reclamam que estão frequentemente cansadas e parece que nada que façam as faz superar isto. O cansaço mental é tão comum quanto o cansaço físico e pode aumentar a instabilidade do humor, desânimo, levando ao estresse e até mesmo à estafa mental (esgotamento mental). Pensando nas dificuldades que as pessoas encontram em conseguir descansar e, realmente, se livrar do cansaço mental, separamos algumas dicas de como relaxar e aproveitar os momentos de descanso.

Entenda o seu sono.

Muitas pessoas acreditam que quanto mais dormirem, mais estarão descansadas. Ou que precisam de 8 horas de sono, no mínimo, para descansar realmente. Isto não é totalmente verdade. As horas de sono que servem para um bom descanso diferem de acordo com o organismos de cada pessoa e da forma como ela lida com o próprio sono. Para algumas pessoas, 6 horas de sono por noite já é o suficiente para que acordem descansadas e prontas para um novo dia. Enquanto que para outras, 12 horas não é o suficiente para acordarem satisfeitas.

O importante é saber que dormir pouco, ou muito, pode trazer este sentimento de cansaço durante o dia. Por isto deve-se tentar entender quantas horas de sono é necessário para que você acorde satisfeito e com as forças revigoradas. Para isto precisamos pensar, não na forma como acordamos (se acordamos dispostos e bem humorados), mas sim como nos sentimos no decorrer do dia. Se você dormiu “x” horas e sentiu que teve um dia produtivo e não sentiu tanto cansaço, talvez estas “x” horas sejam as necessárias para você.

Devemos ter em mente também que o sono não é algo compensatório, ou seja, se você dormiu 5 horas na noite anterior, não significa que para acordar bem terá que dormir 9 horas na próxima noite para compensar as poucas horas da noite anterior. Isto não trará o relaxamento desejado e pode provocar ainda mais cansaço.

Entender as quantidades de horas necessárias para acordar sentindo-se descansado está ligado também a começar a ter uma rotina de sono. Quando criamos esta rotina, fazemos com que nosso organismo se acostume a ela e, com isto o sentimento de cansaço pode diminuir, tendo em vista que este cansaço aparecerá nas horas prévias do seu horário de dormir.

É preciso aprender a descansar.

O descansar não está relacionado apenas ao dormir. O simples fato de deitar-se na cama e pensar sobre o seu dia, ou ter pensamentos positivos, pode ser visto como uma forma de descanso. Atualmente não estamos descansando por estarmos sempre conectados, seja na televisão, no computador (internet), celulares, etc.

Desta forma, nos momentos em que deveríamos separar para que fossem apenas nossos, nós estamos conferindo as redes sociais, os e-mails, as mensagens, etc. Isto faz com que não nos desliguemos, apenas mudemos o foco de nossa atenção. Desta forma o descanso, que é muito necessário, não aparece e, no final do dia, o sentimento de cansaço está muito maior.

antes de dormir

Pense sobre os seus momentos de lazer.

Muitas vezes em nossos momentos de lazer, realizamos atividades que nos deixam mais cansados do que as atividades diárias e podemos até mesmo ficar sem descansar por isto. Para os momentos de lazer é interessante buscar atividades que contenham atividade física. E é possível mesclar isto com atividades mentais relaxantes, como leituras que sejam de seu interesse, ouvir músicas mais tranquilas que te tragam sentimentos bons, etc. O tipo de atividade vai depender de pessoa para pessoa, portanto é preciso refletir sobre as nossas atividades em que nos sentimos mais cansados, que podem nos deixar com este sentimento de cansaço contínuo, para diminuí-las ao máximo.

A busca por uma atividade prazerosa pode fazer com que o descanso apareça de uma forma mais natural, evitando alguns problemas futuros, como o estresse por exemplo.

Reserve um tempo só para você.

Estar em contato com seus pensamentos, criar planos e rever seus objetivos é uma forma de desligar-se um pouco do mundo e relaxar a mente. Deste forma você pára de pensar um pouco nas preocupações cotidianas e pode fazer com que o cansaço desapareça. Este tempo está relacionado também ao fazer atividades que estejam voltadas mais para você. Seja um banho quente mais demorado, seja fazendo a barba ou cuidando de sua higiene. Você pode entrar em contato, neste momento, com seus pensamentos, deixando de lado qualquer aparelho que possa te trazer distração.

Ficar um pouco solitário as vezes é bom, pois como é preciso saber se relacionar, é preciso também saber ficar só e não esperar nada no outro, a não ser de você mesmo. Atividades que estimulam o pensamento e o raciocínio são recomendadas, pois quando resolvidas trazem uma sensação de prazer e recompensa muito grande.

Lendo livro

Faça atividades físicas.

Pode não parecer, mas as atividades físicas podem trazer sentimentos de excitação e estimulam o cérebro. Desta forma, com a atividade física você pode estar trazendo um cansaço físico, mas ao mesmo tempo estará liberando hormônios importantes para o bem estar e autossatisfação. Assim como, com a atividade física, pode ser mais fácil dormir e descansar (física e psicologicamente). O trabalho mental intenso, sem atividade física acentua os sintomas de estresse e fadiga.

exercicio fisico


Leonardo Luchetta521 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

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