Os benefícios em abandonar as redes sociais

Antes de iniciar a leitura desse artigo, preciso fazer um aviso: não pretendo, de forma alguma, tentar convencer que as redes sociais trazem algum tipo de problema para a sua vida ou tentar persuadi-lo para excluir suas redes sociais. Na verdade, o meu objetivo é apenas demonstrar alguns benefícios existentes em deixar algumas redes sociais de lado, trazendo algumas reflexões decorrentes de minha própria experiência, já comentada aqui.

Abandonar de vez as redes sociais parece uma tarefa impossível para muitas pessoas, mas o comportamento de afastar-se por algum tempo delas, nem que seja em algumas horas durante o dia já pode trazer muitos benefícios para você, confira alguns deles:

Melhor uso de seu tempo.

As redes sociais servem tanto para aproximar as pessoas e otimizar o tempo, como também podem servir para a procrastinação, atrapalhando nos momentos em que deveríamos estar fazendo algo produtivo. Por isso, se você é uma dessas pessoas que acredita que algumas redes sociais estão mais te atrapalhando do que justamente ajudando, talvez seja interessante abandoná-las por um tempo.

No meu caso, a rede social estava fazendo com que eu ficasse apenas procurando vídeos, fotos e perfil de conhecidos, quando na verdade eu deveria estar me concentrando em ler um artigo para a faculdade ou escrevendo para esse site. Por isso decidi tomar a drástica decisão de excluir meu perfil de uma rede social em específico (aquela com F, sabe?) e até o momento os benefícios estão sendo maiores do que os malefícios (que também existem).

Menos tempo utilizando celulares ou notbooks.

Mesmo que precisamos fazer algum tipo de trabalho, estudo ou até mesmo lazer, seja no celular ou no computador, em muitos casos nós acabamos também dando aquela conferida nas redes sociais, e isso acaba fazendo com que nós fiquemos mais tempo do que devíamos utilizando essas tecnologias.

Atualmente eu utilizo meu notebook apenas para trabalho, deixando o lazer para outras atividades fora dessa “realidade virtual”. Portanto, o tempo que eu passo utilizando esses aparelhos passou a ser mais bem utilizado e, principalmente, me vejo utilizando esses aparelhos muito menos do que antes. E acredito que isso seja uma vantagem, tendo em vista que eu passava muitas horas em frente ao computador, até mesmo nas horas de lazer.

Os sentimentos negativos.

As redes sociais, em muitos casos, servem para nos alegrar e trazer prazer, ao mesmo tempo que servem para fazer com que sintamos raiva, inveja ou nos deixando deprimidos. É claro que isso é muito subjetivo, mas já presenciei muitos relatos de pessoas que passam a sentir-se deprimidas com o uso constante das redes sociais, principalmente porque acreditam que as outras pessoas são mais felizes do que elas e assim por diante.

Portanto, um benefício de deixar de acessar com frequência essas redes é fazer com que ela deixe de influenciar negativamente em seu humor e que, principalmente, pare de fazer com que você tenha sentimentos negativos É incrível como nós buscamos notícias de pessoas que nos deixam abaladas ou de pessoas que não gostamos.

Nesse caso, se as redes sociais trazem mais sentimentos negativos do que positivos em você. Se trazem mais inseguranças do que deveriam, você deveria rever a sua forma de lidar com esses meios.

O outro deixa de te influenciar tanto.

Um detalhe que eu tenho percebido nesses últimos tempos é que atualmente eu não me importo tanto assim com o que está sendo discutido nas redes sociais, tampouco me preocupo em postar algo, afinal, não tenho mais onde postar (para ser justo ainda mantenho uma rede social com o objetivo de promover meus textos). Mas definitivamente não estou mais preocupado em ganhar likes ou que as pessoas comentem em algo que eu publiquei, assim como, não me influencio mais com as opiniões negativistas postadas nessas redes sociais.

Então posso afirmar que até o momento, tenho gostado (e muito) dos resultados de ter largado o meu perfil.

Até as conversas melhoram.

Nós somos influenciados por tudo o que gostamos e vivenciamos, e muito do que fazemos acaba transformando-se em assuntos para nossas conversas. Não é diferente com as redes sociais. Nós acabamos conversando sobre os temas que vemos nas redes sociais e sobre as redes sociais em si, fazendo com que alguns desses temas fiquem repetitivos e principalmente com pouco conteúdo.

Dessa forma, quando diminuímos a utilização das redes sociais, acabamos também encontrando outros meios e conteúdos (as vezes mais interessantes) que se tornam nossos assuntos de conversa com os outros, abandonando os assuntos das redes sociais.

E você, já pensou em abandonar ou parar de usar alguma rede social?

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment

Veja os Comentários

  • Ótimo texto! Desativei minha conta do Face e do Insta, confesso que não é fácil. Hoje estou no segundo dia (tremendo já), mas preciso ficar no mínimo uma semana, ou se conseguir por mais tempo, então será melhor ainda. Preciso viver o real, na verdade fico apenas vendo a vido dos outros, e as minhas prioridades estão indo pro ralo, trabalho, pós graduação e meu filho tem apenas 5% do meu tempo, não é justo!

  • Ótimo texto !
    Ficamos alienados , condicionados a absorver todas as informações e tudo o que escrevem e postam . E esquecemos que maioria das publicações do FACEBOOK e Instagram são situações maqueadas. Nem tudo é real.
    Devemos existir para aquilo que é palpável e real . Família, amigos , relacionamento , andar, tirar uma soneca na hora do almoço.
    Conhecer pessoas de perto. Enfim , um privilégio que o ser humano deixou de lado . Parece que até Matrix kkkk ( entendedores entenderão) .

  • Ainda tenho as redes sociais, porém quase não entro, dou uma olhadela de vez em nunca. Eu vivi um tempo em que acordava e dormia com os olhos grudados no celular, hoje em dia vivo muito melhor, mais feliz, produtivo e leitor.

  • Uma vez fiquei 15 dias sem whatsapp, Facebook, instagram e todo o resto. Não só exclui os apps, como desativei as contas. Elas estavam me deixando mesquinha e sem vida social. Fiquei menos mesquinha e ironicamente continuei "sem vida social", pois o pessoal que me cercava ainda era escravo da Internet. Era difícil eu saber o que acontecia ao meu redor (digo as fofocas ). Foi um pouco solitário, mas também libertador. Quando voltei, resolvi ficar apenas com o whatsapp (número novo só para os amigos) e instagram. Um pouco menos viciada, mas não o suficiente e estava voltando a depender de "likes" e aquela necessidade de mostrar a minha vida. Então desativei novamente o instagram e continuei com o whatsapp, pois as pessoas não sabem que o celular faz chamadas e manda SMS. As redes sociais tem sim suas vantagens. Serve para aproximar quem está perto e saber o que acontece no mundo, mas distancia quem está perto e não deixa ver o" seu mundo". Antes elas não existiam e a gente VIVIA e bem. Vou ser tachada como garota das cavernas, eu sei! E daí? Sempre gostei de ser diferente mesmo.

    • Olá Gessica,

      Obrigado pelo seu comentário!

      Independente do que os outros possam te "tachar", o interessante é você fazer o que sente que te faz bem.
      Se as redes sociais não estavam te trazendo benefícios e te faziam sentir "mesquinha", você pode buscar por outras coisas que te tragam maiores benefícios!
      Lembre-se sempre da importância das nossas relações não virtuais e como devemos cultiva-las.

      Um abraço.

  • Sou ESCRAVA da internet e das redes sociais... Sou totalmente dependente das redes sociais e quero me libertar desse maldito vicio , sim , é um vicio maldito porque deixamos de passar o tempo com as pessoas que amamos para ficar ali fuçando em facebook e instagran vendo coisas que nao acrescentam em nada na nossa vida ... vendo a "vida perfeita" dos outros e postando a nossa "vida perfeita" que na verdade nao existe ....eu fico mais no celular do que brinco com meu filho, logo eu que desejei tanto meu filho , hoje me pego sem paciência com ele por causa que estou olhando a linha do tempo do facebook ... eu vou aos lugares ja pensando nas fotos que vou postar , posto as fotos pensando nas curtidas, que vida é essa? nunca me imaginei viciada em internet mas estou , e ainda por cima estou entrando em depressão por causa do uso excessivo ..... MAS VOU MUDAR E DAQUI UNS DIAS VENHO RELATAR MINHA EXPERIENCIA !

    • Cristina.
      Que relato interessante. Muito obrigado por compartilhar ele conosco!
      Esperamos ansiosos pelos resultados e por seu relato futuro. .
      Não esqueça de nos avisar sobre as mudanças na sua vida (e nos seus pensamentos), e como você fez para mudar, Ok?
      Grande abraço.

  • Já fui muito viciada em rede social perdi 5a de minha vida em rede social remas agora acordei para realidade aprendi a valorizar o tempo que temos em fazer novas coisas e poder melhorar a nós no começo e super difícil sair da vida virtual mas não impossível é depois só vem Bons benefícios pq conhecemos melhor a nós mesmo isso é possível por dedicar mas tempo a nós do que as redes sociais

  • Ótimo relato Jesicka.
    Obrigado por compartilhar conosco.
    Realmente, as redes sociais podem si se tornar um vício na vida das pessoas.
    Quem bom que você conseguiu perceber e lidar com isso de forma saudável!

    Grande abraço.

  • Já fui viciada também mais desativei faz um mês e claro que as vezes eu tenho recaída mas não posto mais só foto do perfil mudava porém desativei depois , mais agora que passou um mês vou deletar e instagram também definitavamente ,ainda mais meu ciúmes doentio por ex que está com uma nova amizade isso fez com que eu deletase de uma vez e falta de consideração das pessoas ,eu não sei o quanto é benefíco as redes sociais é mais para divulgação de trabalho ou comunicar com os famíliares mas tenho certeza que senti sua falta arruma um jeito de procurar você...Redes sociais você fica exposta e isso não é bom

    • Isso aí!
      Se você sente que as redes sociais não estão te trazendo coisas boas, por que continuar com elas?

      O uso consciente dessas redes pode trazer muitos benefícios para nossa vidas, por isso é interessante perceber como estamos nos sentindo em relação à elas.

      Obrigado pode compartilhar seu relato conosco, Nahgabi.
      Grande abraço!

  • Resolvi desativar faz mais de um mês, agora vou excluir definitivamente! Percebi também que está tomando muito meu tempo, tempo esse que eu deveria usar para estudar.

    • Olá Márcia.
      Muito interessante a sua escolha! Em alguns momentos é realmente interessante abrir mão de algumas coisas que roubam o nosso tempo..

      Obrigado pelo comentário e parabéns pelo escolha!
      Aquele abraço..

  • Desde 2013 que uso redes sociais. Passei todo o ensino médio usando as redes, perdi muito tempo, poderia ter aproveitado meu tempo para estudar. As redes sociais mexeram muito comigo, me fizeram "perder" momentos importantes da vida pessoal, além do quê, as constantes discussões por temas variados eram um calo. Há pouco tempo desativei tudo, Facebook, Instagram e WhathsApp. Confesso, não está sendo fácil, mas sei que com fé em Deus irei vencer. A principio, planejo passar uns 6 meses sem redes sociais, depois, fazer novas contas e adicionar só amigos próximos e familiares, mas com muito cuidado e usando com limites. Hoje, estudo para concurso , estou cursando o 2º período do curso de Direito, vivo a vida real, não ligo para mostrar minhas conquistas as pessoas, exceto os amigos e familiares, mas sem redes sociais. Uso só um bate-papo do e-mail para conversar com uma amiga assuntos da faculdade, mas no computador, porque o aplicativo não uso no celular, aliás, até meu celular hoje é um simples que só faz ligação e recebe, e manda SMS, rsrs. Enfim, espero em Deus, acredito que vou conseguir me reorganizar e estudar para concursos, buscando a tão sonhada aprovação e mudando a vida de quem eu amo. Força, amigos e amigas, Deus é com vocês.

Compartilhe
Publicado por
Leonardo