Clique e saiba mais!


Categorias: ComportamentoTecnologia

Os benefícios em abandonar as redes sociais

Antes de iniciar a leitura desse artigo, preciso fazer um aviso: não pretendo, de forma alguma, tentar convencer que as redes sociais trazem algum tipo de problema para a sua vida ou tentar persuadi-lo para excluir suas redes sociais. Na verdade, o meu objetivo é apenas demonstrar alguns benefícios existentes em deixar algumas redes sociais de lado, trazendo algumas reflexões decorrentes de minha própria experiência, já comentada aqui.

Abandonar de vez as redes sociais parece uma tarefa impossível para muitas pessoas, mas o comportamento de afastar-se por algum tempo delas, nem que seja em algumas horas durante o dia já pode trazer muitos benefícios para você, confira alguns deles:

Melhor uso de seu tempo.

As redes sociais servem tanto para aproximar as pessoas e otimizar o tempo, como também podem servir para a procrastinação, atrapalhando nos momentos em que deveríamos estar fazendo algo produtivo. Por isso, se você é uma dessas pessoas que acredita que algumas redes sociais estão mais te atrapalhando do que justamente ajudando, talvez seja interessante abandoná-las por um tempo.

No meu caso, a rede social estava fazendo com que eu ficasse apenas procurando vídeos, fotos e perfil de conhecidos, quando na verdade eu deveria estar me concentrando em ler um artigo para a faculdade ou escrevendo para esse site. Por isso decidi tomar a drástica decisão de excluir meu perfil de uma rede social em específico (aquela com F, sabe?) e até o momento os benefícios estão sendo maiores do que os malefícios (que também existem).

Menos tempo utilizando celulares ou notbooks.

Mesmo que precisamos fazer algum tipo de trabalho, estudo ou até mesmo lazer, seja no celular ou no computador, em muitos casos nós acabamos também dando aquela conferida nas redes sociais, e isso acaba fazendo com que nós fiquemos mais tempo do que devíamos utilizando essas tecnologias.

Atualmente eu utilizo meu notebook apenas para trabalho, deixando o lazer para outras atividades fora dessa “realidade virtual”. Portanto, o tempo que eu passo utilizando esses aparelhos passou a ser mais bem utilizado e, principalmente, me vejo utilizando esses aparelhos muito menos do que antes. E acredito que isso seja uma vantagem, tendo em vista que eu passava muitas horas em frente ao computador, até mesmo nas horas de lazer.

Os sentimentos negativos.

As redes sociais, em muitos casos, servem para nos alegrar e trazer prazer, ao mesmo tempo que servem para fazer com que sintamos raiva, inveja ou nos deixando deprimidos. É claro que isso é muito subjetivo, mas já presenciei muitos relatos de pessoas que passam a sentir-se deprimidas com o uso constante das redes sociais, principalmente porque acreditam que as outras pessoas são mais felizes do que elas e assim por diante.

Portanto, um benefício de deixar de acessar com frequência essas redes é fazer com que ela deixe de influenciar negativamente em seu humor e que, principalmente, pare de fazer com que você tenha sentimentos negativos É incrível como nós buscamos notícias de pessoas que nos deixam abaladas ou de pessoas que não gostamos.

Nesse caso, se as redes sociais trazem mais sentimentos negativos do que positivos em você. Se trazem mais inseguranças do que deveriam, você deveria rever a sua forma de lidar com esses meios.

O outro deixa de te influenciar tanto.

Um detalhe que eu tenho percebido nesses últimos tempos é que atualmente eu não me importo tanto assim com o que está sendo discutido nas redes sociais, tampouco me preocupo em postar algo, afinal, não tenho mais onde postar (para ser justo ainda mantenho uma rede social com o objetivo de promover meus textos). Mas definitivamente não estou mais preocupado em ganhar likes ou que as pessoas comentem em algo que eu publiquei, assim como, não me influencio mais com as opiniões negativistas postadas nessas redes sociais.

Então posso afirmar que até o momento, tenho gostado (e muito) dos resultados de ter largado o meu perfil.

Até as conversas melhoram.

Nós somos influenciados por tudo o que gostamos e vivenciamos, e muito do que fazemos acaba transformando-se em assuntos para nossas conversas. Não é diferente com as redes sociais. Nós acabamos conversando sobre os temas que vemos nas redes sociais e sobre as redes sociais em si, fazendo com que alguns desses temas fiquem repetitivos e principalmente com pouco conteúdo.

Dessa forma, quando diminuímos a utilização das redes sociais, acabamos também encontrando outros meios e conteúdos (as vezes mais interessantes) que se tornam nossos assuntos de conversa com os outros, abandonando os assuntos das redes sociais.

E você, já pensou em abandonar ou parar de usar alguma rede social?

Leonardo Luchetta

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Veja os Comentários

  • Que texto incrível! E cada comentário melhor que o outro! Já tem um ano que já queria abandonar as redes sociais, mas sempre vinha uma fraqueza e eu voltava de novo. Me sentia sozinha, e achava que a vida das outras pessoas era mais feliz do que a minha, e já estava sentindo até sintomas de depressão. E sempre procurando aqui uma ajudaa. Até que li mais esse texto! O Instagram eu já desativei a um tempo e exclui o aplicativo, como não tinha muitos seguidores não senti muita falta. Já o Facebook tem dias que ativo a conta novamente, mas começo a olhar e não me sinto bem e desativo novamente alguns minutos depois. O whatsapp eu exclui a conta, mas ainda estou em dúvida se volto ou não... Mas já estou sentindo uma grande evolução em estar me afastando aos poucos de tudo isso, e recuperando o verdadeiro sentindo da vida e quem eu realmente sou... Um grande abraço, fiquem com Deus!

  • Resolvi excluir meu facebook que era viciada quando percebi estar tomando mais conta da vida alheia do que da minha, decidi que preciso olhar mais pra mim e o Facebook não ajuda. Libertador! Eu li os comentários e em vários as pessoas descrevem a liberdade e é exatamente isso. Passamos a fazer mais coisas das quais gostamos fora que passamos a olhar mais pra nossa própria vida, o que pode ser difícil, mas tende a trazer bons frutos no decorrer do tempo. É maravilhoso nos libertar da falsa necessidade de cuidar da vida alheia e nos preocupar muito se o outro parece estar muito feliz e essa comparação é muito prejudicial a nossa saúde psicológica. Eu tinha também Instagram,mas quase não entrava, e quando exclui o face passei a entrar uma vez ao dia o que levou eu excluir também essa rede. Resumindo: libertador

  • Não sinto falta das redes sociais, tenho meu tempo para minha família e meus filho, mostrei a eles que ao chegarem em casa, estávamos nos aproximando das pessoas distantes e nos afastando do contato olho no olho dentro de casa. Hoje temos mais tempo em família nos unindo mais, sei que é difícil, mas os benefícios são muito maiores ...

  • Há alguns anos não possuo rede social e me sinto muito livre. Decidi abandonar após sofrer uma depressão. Eu deixava de correr atrás das minhas coisas para ver o dos outros. Hoje sou muito mais bem sucedida do que muitos que ficam postando uma "vida perfeita", aos poucos conquistando o que queria sem precisar perder tempo em redes sociais. Quem tiver vontade de excluir, vale a pena! Sejam felizes :)

  • dia 27/03/2019 resolvi me livrar do meu instagram , ja nao tinha face (nunca gostei mto ) , meu vicio era instagram.
    estava vendo coisas que me deixavam extremamente tristes , as vezes postava fotos ou stories curtindo , mas na vdd não era aquilo que estava sentindo por dentro. era só pra mostrar para as pessoas . me criava muita ansiedade .
    ai no dia 26/ 03 decidi definitivamente cortar relações com meu ex namorado e isso só deu o ponta final para fazer oq eu estava pensando em efetivar. ta sendo difícil , a curiosidade de entrar e saber oq esta acontecendo com quem eu seguida. mas vou conseguir . minha meta e ficar ate dia 31/12/19 . 8 meses para me organizar , organizar meus sentimentos
    , meu ministério , meu trabalho , dar mais atenção para minha família . pra quando voltar eu ser de verdade em tudo que postar. e nao ficar stakeando ninguem pra me sentir pessima e acabar com meu dia

  • BOM, NAMORO UMA MENINA HÁ 9 ANOS E SEMPRE BRIGAMOS POR CAUSA DAS REDES SOCIAIS DELA. EU SÓ TENHO WATS APP E NÃO CURTO FICAR EXPONDO A VIDA POR AI. O PROBLEMA É QUE DEPOIS DE MUITAS BRIGAS POR CAUSA DESSAS REDES SOCIAIS , HOJE DESCOBRI QUE ELA AINDA MANTEM O INSTAGRAM E COM UM MONTE DE SEGUIDORES.QUANDO VI NEM ACREDITEI E NO ATO QUE INDAGUEI , ELA TERMINOU COMIGO E NÃO QUIS NEM SABER. NÃO ENTENDO ESSA NECESSIDADE DESE EXPOR, ACHO UMA FALTA DE MATURIDADE. PORQUE NÃO FICAR APENAS COM O SAP? CONFESSO QUE SOU APAIXONADO POR ELA MAS JÁ ME CANSEI DE TUDO ISSO . APROVEITEI O TEMA PARA ESSE DESABAFO.

  • Exclui minhas 2 contas do Facebook a 10 dias mas ainda tenho Instagram apesar de não seguir ninguém estou me sentindo bem e não esta me fazendo falta .graças a Deus tenho força de vontade e Largo praticamente tudo que quero!
    Estou me sentindo muito bem!

  • o facebook é assim como sua cor,uma baleia azul,onde você segue suas metas para subir de nível e ser agraciado,é bom lembrar que redes sociais são ferramentas,assim como um martelo ou um serrote,voce sabe que tem mas não precisa levar a todos os lugares,tem a hora certa de usar. sair da matrix é difícil mas é necessário.

  • Decidi a poucos dias atrás a por fim ao perfil no Facebook e em outra rede social, e notei a diferença para me concentrar melhor nas tarefas do dia a dia e no relacionamento mais atencioso com as pessoas próximas. Antes eu perdia muito tempo vendo as postagens bobas dos outros, comparando meu estilo de vida com outras pessoas, perdendo tempo vendo a rotina de pessoas que me relacionei e até me irritando com postagens sobre política e comportamento em geral. Enfim, era muita cagação de regra e muito exibicionismo. Preciso me concentrar nos meus objetivos, não sou mais um jovem com tempo livre e sem responsabilidades sérias. Percebi que era mais um vício e que precisava me libertar. Mantenho somente o Youtube devido as vídeo aulas de assuntos de meu interesse.

  • Usava bastante msn e orkuts, quando os mesmo estavam falindo, migrei para o facebook e sinceramente, achei tedioso d+!!! fora que senti que estava perdendo um tempo precioso da minha vida, então resolvi abandonar todas as minhas contas no facebook, instagram e tweeter, foi a melhor coisa que eu fiz! não sinto nem um pingo de falta, engraçado é que as pessoas acham que eu sou ET por não ter facebook kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Bom, pra não dizer que não tenho nenhuma "rede social", ainda tenho minhas contas em foruns de hardware (desde 2004), youtube, telegram, e wp são esses que para mim realmente são convenientes e agregam coisas positivas.

Compartilhe
Publicado por
Leonardo Luchetta

Novos Posts

  • Automobilismo

Maserati aumenta sua coleção Trofeo com Ghibli e Quattroporte

Conheça os novos integrantes da coleção Trofeo da Maserati, Ghibli e Quattroporte.

% dias atrás
  • Comportamento

Grandes mudanças precisam de grandes acontecimentos?

Será que grandes mudanças sempre precisam de grandes acontecimentos? Não dá para mudar por vontade própria? Reflita.

% dias atrás
  • Arte
  • Comportamento
  • Entretenimento
  • Política

17 provas de que pixação é uma arte engraçada de expressão!

Confira uma série de pixações que realmente querem dizer algo para a sociedade brasileira.

% dias atrás
  • Comportamento

5 Dicas para melhorar o seu desempenho sexual

Confira cinco dicas importantes que vão te ajudar a melhorar o seu desempenho na hora H.

% dias atrás
  • Mulheres

Bom dia, Julia Liepa [+18]

Nesse belo ensaio você vai ter a oportunidade de acompanhar o ritual matinal da linda modelo Julia Liepa acordando e…

% dias atrás
  • Comportamento

Considerações sobre a monogamia

Algumas reflexões sobre a monogamia e as outras formas de relacionamento.

% dias atrás