Como procurar vagas de emprego online

A procura online por vagas de emprego

A crise econômica pela qual o Brasil está passando desempregou muitos homens. Em busca de recolocação profissional, alguns deles comparecem diariamente em agências do ramo. Porém, a procura online por vagas de emprego também é uma forma de buscar oportunidades, se você possui computador e bom acesso à internet.

Somente vagas de tecnologia?

Antigamente, só se encontravam vagas online para quem pretendia trabalhar com informática e tecnologia. Hoje não é mais assim, sendo possível encontrar qualquer oportunidade nas páginas das agências.

É melhor do que a procura presencial?

Essa pergunta é pessoal, cada um tem a sua preferência. É muito mais cômodo procurar vagas de emprego em casa, especialmente se você mora em regiões onde esfria muito no inverno, mas tem gente que prefere sair todos os dias em busca de recolocação.

Isto também tem a ver com o custo que algumas agências costumam cobrar. O cadastro de vagas até pode ser gratuito, mas as melhores oportunidades serão vistas primeiro pelos assinantes. E o valor mensal não costuma ser barato, principalmente para quem está sem emprego.

Agências de emprego gratuitas

É claro que a palavra “pago” é uma barreira para quem procura vagas de emprego. Então, para a maioria das pessoas, a alternativa é se cadastrar em agências gratuitas.  Acontece que elas exibem um número razoável de vagas, limitando, às vezes, as recolocações. Além disso, a concorrência é mais acirrada.

Contudo, podem ser uma boa alternativa para quem não quer ou não pode desembolsar valores para pagar mensalidades a agências. Já que o serviço é gratuito, não custa tentar, não é mesmo?

Agências de emprego pagas

Se você ainda está no seguro desemprego ou possui economias, pode lançar mão das agências de emprego pagas para procurar vagas de emprego.  Em algumas delas o cadastro é gratuito, mas você terá menos visualização e prioridade do que os assinantes. Em outras, até o cadastro deve ser pago.

Talvez a maior vantagem de pagar a mensalidade seja que, como você está desembolsando, as empresas não precisam pagar para anunciar vagas. E o resultado é que há grande número de oportunidades com menor concorrência.

Agências de emprego pagas / gratuitas

Já vamos explicar o termo, fique tranquilo. As agências citadas acima são aquelas que oferecem ao candidato a chance de cadastrar seu currículo gratuito em um site pago, por um tempo determinado (uma semana, por exemplo).

Com um bom currículo e um pouco de sorte, você pode concorrer de forma gratuita a vagas que só seriam visualizadas por assinantes. É a agência de vagas de emprego pagas oferecendo a você a oportunidade de conhecer o serviço prestado, grátis por um período.

Sugestões de páginas de agências

Abaixo você conhecerá algumas páginas de agências de emprego, tanto gratuitas quanto pagas. Assim, saberá por onde começar se quiser procurar vagas na internet.

Vagas.com.br

Este site é um dos mais populares e completos dentre os gratuitos. Você deverá cadastrar seu currículo para que ele possa ser visualizado pelas empresas e a busca é feita por área de atuação, nível de cargo ou região.

O usuário também pode se candidatar diretamente nas vagas que lhe interessaram, assim o currículo vai diretamente para a empresa que oportunizou o cargo. A comunicação acontece totalmente por e-mail.

Além disso, o candidato poderá procurar por informações sobre as empresas cadastradas no site.

Indeed

Nesta página, quem procura vagas de emprego poderá visualizar links de oportunidades, sendo direcionado diretamente para a página da empresa. É possível filtrar vagas de acordo com o ramo, região, empresa ou data de publicação. Para aumentar a chance de contratação, também há opção de cadastrar seu currículo no site da agência.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social para contatos profissionais. Você pode cadastrar seu currículo e ter acesso a perfis de agências ou empresas, além de receber sugestões de vagas compatíveis com sua experiência. Os amigos são chamados de conexões.

Há possibilidade de curtir uma publicação, mas a nomenclatura do LinkedIn é um pouco diferente. Você pode clicar em gostei ou dar parabéns para uma conexão que conseguiu recolocação profissional. A linha do tempo é chamada de feed de notícias, onde você pode acompanhar as interações feitas na rede.

Sine

O site do Sistema Nacional de Empregos é semelhante aos classificados de um jornal. As vagas de emprego são separadas por pequenos quadrados amarelos, onde é possível separar oportunidades de acordo com a região ou função.

A informação de empresa que divulgou a vaga pode ser confidencial ou não, à escolha da instituição. Os candidatos podem receber alerta de vagas e conseguem visualizar todas as oportunidades de um anunciante, se desejarem.

Curriculum

Este é um portal de empregos que também oferece serviços aos cadastrados. O Consultor Virtual é um exemplo, ou seja, é uma consultoria feita no currículo, informando ao candidato o seu desempenho e como ele pode melhorar suas chances de contratação. Também é possível assistir a vídeos, por exemplo, sobre como preparar um bom currículo.

Além disso, o Curriculum.com.br oferece dicas de cursos pagos à distância, como idiomas ou gerenciamento de pessoas. O serviço pago também oferece revisão de currículo e maior visibilidade para as empresas.

Zap

Na tevê é possível ver a propaganda do Zap para buscas de imóveis. Mas você sabia que também pode procurar vagas de emprego nesta plataforma? A pesquisa é feita por área, mas também é possível cadastrar currículos.

O Canal RH é um diferencial do Zap.com.br, pois contém dicas e textos para auxiliar o profissional em sua recolocação. Além disso, você pode procurar no dicionário da página por termos comumente falados em agências de gestão de pessoas.

Trabalhando-em-casa1-739x360 (Custom)

Vagas de estágio ou trainee

Se você deseja vagas de emprego para estagiários ou trainees, alguns sites são específicos para esta modalidade. Há a Fundação Mudes, o Instituto Capacitare, o Ciee e a Cia de Talentos.

A procura online por vagas

É você quem decidirá se a procura por vagas deve ser feita online, presencial ou um misto das duas. Procuramos oferecer a você conhecimento sobre a procura online por vagas de emprego, torcendo para que consiga uma recolocação em breve.


Tudo Para Homens856 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register