O que significa acreditar em si mesmo

autoconfiante

Muito se fala sobre a importância de acreditar em nós mesmos e que só quem acredita em si consegue realizar os próprios desejos. Mas pouco se fala no que realmente significa acreditar em si mesmo, tendo autoconfiança. Por isso, pretendo demonstrar brevemente o que significa conseguir realmente acreditar em si mesmo.

Saber errar

Quando pensamos no “acreditar em si mesmo”, achamos que é só acreditar que tudo vai dar certo. Mas não é só isso, acreditar em si mesmo também significa ter a confiança de que se você errar, você será capaz de corrigir seu erro, assumindo ele e se comportando da melhor maneira para não repetir esse mesmo erro.

Dessa forma, quem acredita em si mesmo é uma pessoa que não tem medo de errar. É uma pessoa que previne o erro e não comete os mesmo erros, estando seguro e sabendo que se cometer um, irá agir da melhor maneira para amenizá-lo.

Saber acertar

Como é preciso saber errar, é preciso também saber acertar. Veja bem, uma pessoa que acredita em si, sabe que terá mais probabilidades de acertar e de alcançar seus objetivos e metas, com menos medo de errar. Mas é preciso também saber como reagir às vitórias da vida.

Uma pessoa que realmente acredita em si, não é aquela que comemora a sua vitória e tenta diminuir quem não venceu. É uma pessoa que sabe acertar e vencer, respeitando os que não conseguiram acertar e não condena o erros dos outros.

Afinal, se você sabe que pode errar também, não há motivos para tentar menosprezar quem errou.

Conhecer os seus próprios limites

Para acreditar em si mesmo, é preciso conhecer os seus próprios limites. Saber até onde se pode ir e o que será possível de ser realizado. Dessa forma, você se sentirá mais seguro e saberá até onde consegue ir, evitando medos e desconfianças.

Por esse motivo, se conhecer também significa confiar mais em você, nas suas atitudes, sabendo o que pode ou não ser feito.

autoconfiante

É acreditar nas suas capacidades

Quando conhecemos o nosso limite e nos conhecemos, nós também aprendemos a reconhecer as nossas potencialidades, as nossas vontades, assim como, reconhecemos as nossas desvantagens.

Sabendo disso, fica mais fácil saber no que você se sairá muito bem e no que você não se sairá tão bem. Quando você souber que não será capaz de realizar algo com muita facilidade, você pode comunicar isso aos outros, pois assim você não irá decepcioná-los, como também, irá saber que não será o seu melhor trabalho, fazendo com que você não se frustre.

Isso diminui os ricos de consequência negativa e faz com que você comece a acreditar em você cada vez mais.

É ter certeza das suas decisões

Veja bem, ter certeza das suas decisões não significa ter certeza de que você fez a decisão certa, ou que essa decisão é melhor do que a outra. Na verdade, significa saber escolher e focar na sua escolha, para que ela se torne a melhor possível.

Percebe a diferença? Se você fizer uma escolha, mas ficar se perguntando sobre como seria se tivesse escolhido diferente, ou ficar arrependido, é muito provável que você não irá ter sucesso na escolha.

Por outro lado, se você faz um escolha, e se esforça para desenvolver-se dentro dela, sem se preocupar com as outras opções, você acaba transformando essa escolha na melhor de todas. Isso significa que você passará a acreditar mais em você e nas escolhas que você faz pela vida.


Leonardo Luchetta547 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register