Categorias: ComportamentoSaúde

Meditação: 9 dicas para quem quer começar a meditar

A mente é uma espécie de colmeia de pensamentos e estamos o tempo todo pulando de ideias e emoções para lembranças durante a maior parte de nosso dia a dia.

Durante a prática da meditação, você começará a testemunhar quanto movimento acontece na mente e quão pouco você vive no momento presente. Você pode aprender a observar seus pensamentos e talvez começar a mudá-los. Dar um passo atrás e testemunhar seus pensamentos, em vez de se identificar com eles, é a chave da meditação.

Conheça 10 dicas essenciais para quem quer iniciar a prática da meditação:

1. Encontre seu local de meditação.

Configure um espaço de meditação. Em algum lugar calmo, quieto e sem confusões.

A criação de uma atmosfera confortável ajudará a criar o clima certo para a meditação e você poderá retornar ao mesmo espaço para praticar.

2. Encontre tempo.

Escolha um momento em que sua mente esteja calma.

Assim que você acordar de manhã, antes de olhar para o seu telefone, computador ou conversar com alguém seria o ideal. Mas pode ser durante um intervalo de trabalho ou mesmo à noite, antes de dormir.

3. Estabeleça uma rotina.

Usar a mesma hora e local todos os dias criará um espaço e uma rotina em que sua mente já estará acostumada. Sendo assim, você poderá relaxar mais rapidamente durante a prática.

4. Esteja Confortável.

Sente-se confortavelmente, com a coluna ereta e o queixo dobrado para baixo. Certifique-se de estar com roupas confortáveis e sem nenhum problema com o clima ambiente (passar frio ou calor pode te atrapalhar no relaxamento).

Não fique preso às clássicas poses de meditação que você vê por aí. Se você se sentir mais confortável em uma poltrona, sofá ou mesmo na cama, pode ser também. O importante é que você não durma e consiga manter o foco para o treinamento da sua mente e, consequentemente, entrar em meditação.

5. Lembre-se de respirar.

Respire fundo. Regular a respiração ajudará a mente e o corpo a relaxar.

Você pode começar com cinco minutos de respiração profunda e depois diminuir a velocidade.

6. Não se apegue.

Sua mente vagará, pensamentos estarão entrando. Permita que eles passem. Não se apegue aos pensamentos. Reconheça-os e permita que eles passem pela sua mente.

Se você ficar ansioso por estar pensando demais, ficará inquieto e terá mais dificuldade para relaxar.

Deixe a mente trabalhar!

7. Foco.

Colocar sua atenção em um ponto pode ajudá-lo a se concentrar.

Você pode usar uma imagem mental ou dar atenção para um de seus chakras ou mesmo para uma de suas partes do corpo, como seu coração. Mantenha os olhos fechados e concentre-se em sua intenção, descansando a mente nesse ponto.

8. Meditar.

A meditação ocorre quando você alcança um estado de pensamento puro. Você está ciente da mente e, portanto, pode testemunhar a si mesmo.

9. Crie sua prática.

Você pode começar a praticar dez minutos por dia, desenvolvendo sua prática à medida em que se acostumar com ela e encontrar mais tranquilidade. Dedicar dez minutos para meditar pela manhã dará a você tempo, consciência e concentração ao longo do dia.

Nós possuímos uma fonte de sabedoria, paz e felicidade profundamente dentro de nós. Com um pouco de prática, podemos começar a acessá-la e todas as preocupações e tensões do dia começaram a desaparecer. Estamos nos conhecendo de verdade, e isso é uma coisa mágica!

Guilherme

33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Guilherme