Conheça o Primeiro Filme da História

L'Arrivee-d'un-train-a-La-Ciotat

Você já se perguntou qual foi o primeiro filme da história?

Existe uma mini produção que foi considerada como a primeira já criada e exibida para o público. São dois vídeos que mostram A Saída da Fábrica Lumière em Lyon (La Sortie de l’usine Lumière à Lyon) e a Chegada de um Trem à Estação de la Ciotat (L’Arrivée d’un train à La Ciotat).

Para a época, 1895, foi uma revolução no universo do entretenimento. Isso porque esses vídeos foram registrados por um cinematógrafo, um aparelho capaz de filmar e projetar.

cinematografo

A projeção foi realizada para um pequeno público em Paris, em 1895, em uma sessão pública para apresentarem o tão famoso e recém criado cinematógrafo.

Apesar de serem vídeos do cotidiano, sem uma história para se contar e/ou encenação de atores, foram impactantes para a platéia. Ninguém imaginaria assistir essas cenas registradas e projetadas com tanta “perfeição”.

Segundo relatos, muitos dos espectadores se assustaram e foram para o fundo da sala quando o trem chega na cena registrada na Estação de la Ciotat.

Se for levar em consideração os longas-metragens, a honra pertence ao filme australiano “The Story of the Kelly Gang”, de 1906. O longa (em cinema mudo, lógico) conta com 70 minutos e mostra a história de Ned Kelly, um fora da lei que desafiou a preconceituosa Austrália colonial, transformando-se em herói nacional.

Já em 1920 começaram a surgir centenas de filmes no estilo “mudo”, com melhores produções e novas técnicas de registros e, principalmente, projeções.


Guilherme Cury1704 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register