Como ter um novo hobby

tocando-violao

Um hobby é algo que você pratica no seu tempo livre com o objetivo de ter prazer, sendo conhecido também como um passatempo prazeroso. O problema é que com a quantidade de responsabilidades que temos atualmente, dificilmente conseguimos separar tempo para escolher um hobby que se encaixe nas nossas necessidades.

Por esse motivo resolvi separar algumas dicas para que seja possível obter um novo hobby para amenizar as consequências negativas do excesso de responsabilidades.

Pesquise por atividades diversas.

As vezes nós deixamos de fazer algo apenas por não conhecemos a fundo sobre o assunto ou, simplesmente, por não conhecermos as atividades. Por isso é interessante pesquisar sobre os mais diferentes tipos de atividades que possam servir como um hobby para você. Opções não faltam, o que falta mesmo é uma pesquisa adequada para conhecer a fundo todas as opções que possam te trazer algum tipo de prazer, e isso nos leva à próxima dica.

Descubra atividades que te tragam prazer.

Existem diversas coisas que nós gostamos ou apreciamos, mas a verdade é que nem todas essas coisas podem ser praticadas por nós mesmos, seja pelo seu grau de dificuldade ou por algum empecilho que possamos ter para praticá-la. Por isso, a primeira coisa a se fazer é descobrir quais são as atividades que te dão prazer e, principalmente, quais dessas atividades você pode realmente praticar.

Lembrando que um hobby pode ser tanto começar a jogar tênis, quanto ler um livro. A importância é o prazer que esse novo hobby irá trazer e, principalmente, se irá ter a possibilidade de praticá-lo com grande frequência.

pintando

Separe um tempo para essa atividade.

Muitas pessoas reclamam da falta de tempo para fazer o que elas realmente gostam, mas isso pode ocorrer apenas por uma dificuldade em organizar o próprio tempo ou, até mesmo, pode ser usado como desculpa para não praticar alguma atividade. O fato de sentir prazer ao praticar um hobby é muito importante, pois isso é importante aumentar a frequência com que o praticamos.

Dessa forma, é preciso separar um horário para praticar essa atividade. A quantidade de tempo e frequência depende de como você irá se organizar. O imprescindível é ter um horário certo para praticá-lo e cumprir com o horário pré-estabelecido.

Convide alguém para essa prática.

Atividades realizadas com outras pessoas geralmente nos motivam a continuar sendo feitas, tendo uma menor probabilidade de desistirmos. Por esse motivo, torna-se interessante encontrar alguém para dividir esse hobby com você, pois assim, um acaba motivando o outro e, os dois juntos, conseguem manter uma boa frequência de prática do passatempo e, consequentemente, o fazem por mais tempo.

É interessante que não seja uma atividade que vá precisar do outro para ser realizada, afinal, se o outro desistir, você também terá que desistir. Por isso, optar por atividades que possam ser feitas de forma individual ou coletiva é muito importante.

andando-de-patins

Se for possível, tenha mais de um passatempo.

Ter mais de um passatempo é importante, pois isso diminui as chances de você enjoar ou ficar resistente para cumprir com os horários pré-estabelecidos. Você não precisa necessariamente praticar os dois hobbies com frequência, mas é interessante ter uma opção para quando você não estiver sentindo vontade de praticar o seu hobby principal.


Leonardo Luchetta518 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

1 Comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register