Giordano Bruno, quem foi?

Giordano-Bruno

Batizado como Filippo Bruno, ele foi filho do militar Giovanni Bruno e Fraulissa Savolino. Ele acabou adotando o nome de “Giordano” quando ingressou na Ordem Dominicana, aos 15 anos de idade.

Durante seu tempo no seminário, estudou Aristóteles e Tomás de Aquino, predominantes na doutrina Católica da época, doutorando-se em Teologia.

Giordano-BrunoSuas ideias avançadas para a época suscitaram suspeitas por parte da hierarquia da Igreja. Em 1576 foi acusado de “heresia” e levado a Roma para ser julgado. Poucos meses depois, abandonou o hábito e em 1579 deixou a Itália.

Iniciou-se, então, o período de peregrinação de sua vida. Em Gênova, ainda em 1579, aparentemente, adotou o Calvinismo, o que negaria mais tarde, ao ser julgado em Veneza. Acabou sendo excomungado pelos calvinistas e expulso de Gênova. Viajou sucessivamente para França (Toulouse, Paris), Suíça e Inglaterra. Em Londres, onde permaneceu de 1583 a 1585, esteve sob a proteção do embaixador francês, e frequentou o círculo de amigos do poeta inglês Sir Philip Sidney. Em 1585, Bruno retornou a Paris, indo em seguida para Marburgo, Wittenberg, Praga, Helmstedt e Frankfurt, onde conseguiu publicar vários de seus escritos.

Giordano Bruno foi um grande defensor da ideia de infinito. Ele era hilozoísta, isso é, pensava que tudo tem vida e panpsiquista, pois pensava que tudo tem uma natureza psíquica, uma alma.

Guilherme1875 Posts

33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register