Categorias: Gastronomia

Dry Aged: Saiba mais sobre a carne maturada a seco

Quando você compra uma carne “Dry Aged”, saiba que você está levando uma carne envelhecida pra casa. Mas não se assuste, existe uma boa razão para elas serem tão apreciadas por quem é apaixonado por carnes.

O Dry Aged é um tratamento cuidadosamente controlado que melhora o sabor e a maciez da carne.

Tecnicamente, toda a carne é envelhecida/maturada um pouco, através de um processo de maturação úmida ou seca. Toda carne bovina de supermercado tem pelo menos sete a dez dias de idade. A carne que não foi maturada, pelo menos por um tempo, tem um sabor distinto e metálico.

Maturação úmida

A maturação úmida ocorre quando a carne é selada à vácuo e fica, literalmente, em seus próprios sucos (a propósito, uma combinação de água + mioglobina). Este é um processo mais barato e mais rápido que a maturação a seco. Esse processo é mais fácil de encontrar nos supermercados e açougues.

Maturação a seco

Quando você olha cientificamente, a maturação a seco é um envelhecimento da carne muito controlado, conseguido através da exposição da carne bovina à temperaturas e umidades muito precisas.

Este tratamento é feito com cortes maiores de carne, antes de serem cortados em bifes ou assados.

Isso ocorre devido à perda do volume total de carne, porque as camadas externas da carne precisam ser cortadas com cuidado. O envelhecimento cria uma casca em volta dessa carne e, muitas vezes, cresce até um pouco de mofo. Está tudo bem e é seguro! Todo esse material bruto é cortado, quando a carne atinge o envelhecimento ideal, deixando um pedaço de carne mais saboroso e macio.

Todo esse processo ocorre ao longo de 15 até 150 dias. Há um ponto ideal, com cerca de 30 a 40 dias, onde a carne já apresenta um sabor já diferente e a textura já fica mais macia. No entanto, existem pessoas que gostam de carnes ainda mais maturadas, chegando em até 150 dias!

Se você ainda não provou uma carne Dry Aged, compre uma para o seu próximo churrasco. Você não vai se arrepender! Ou vai, na verdade, porque seus próximos churrascos ficarão mais caros! rs

Guilherme

33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Guilherme