Coronavírus: Tudo o que você precisa saber sobre Sintomas e Riscos

coronavirus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de emergência de saúde global devido a um novo coronavírus que já matou mais de menos 360 pessoas na China após um surto na cidade central de Wuhan.

Globalmente já são mais de 17 mil casos registrados em todo o mundo, a maioria deles na província chinesa de Hubei. Um homem também morreu nas Filipinas, tornando-se a primeira morte fora da China.

O que é coronavírus?

Segundo a OMS, os coronavírus são uma família de vírus (como o nome já diz) que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a SARS e a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS).

Esses vírus foram originalmente transmitidos entre animais e pessoas. Inclusive, vários coronavírus conhecidos estão circulando em animais que ainda não infectaram humanos.

O nome coronavírus vem da palavra latina corona, que significa coroa ou auréola. Sob um microscópio eletrônico, a imagem do vírus lembra uma coroa solar.

Um novo coronavírus, identificado pelas autoridades chinesas no dia 7 de janeiro, foi denominado 2019-nCoV, é uma nova cepa que não havia sido previamente identificada em humanos.

coronavirus-world

Quais são os sintomas do coronavírus?

Segundo a OMS, os sintomas do coronavírus são: febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias.

Em casos mais graves, pode levar a pneumonia, SARS, insuficiência renal e até morte.

O período de incubação do coronavírus permanece desconhecido. Mas segundo alguns cientistas e pesquisadores, pode demorar entre 10 e 14 dias para manifestar os sintomas.

Quão mortal é o coronavírus?

Alguns especialistas dizem que pode não ser tão mortal quanto outros tipos de coronavírus, como o SARS, que matou quase 800 pessoas em todo o mundo, mais de 300 somente na China (durante um surto de 2002-2003 que também se originou no país).

O MERS, que não se espalhou tão amplamente, foi mais mortal, matando um terço dos infectados.

No entanto, na China, a infecção atual está mais disseminada que a SARS em termos de número de casos.

Como se previnir do coronavírus?

A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto a esse vírus. Isso é, evitar visitar os lugares onde já existem notícias sobre ocorrências do coronavírus. Além disso, existem ações preventivas do cotidiano para ajudar a impedir a propagação de vírus respiratórios:

• Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos.
• Use um desinfetante para as mãos à base de álcool (álcool gel, por exemplo) que contenha pelo menos 60% de álcool (se sabão e água não estiverem disponíveis).
• Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
• Evite contato próximo com pessoas doentes.
• Fique em casa quando estiver doente.
• Cubra sua tosse ou espirre com um lenço de papel e jogue o lixo no lixo.
• Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência.
• Máscaras cirúrgicas (grossas) podem ser ótimas aliadas para se usar em locais e transportes públicos.


Guilherme Cury1839 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register