Conversas a serem evitadas no natal | Tudo Para Homens

Conversas a serem evitadas no natal

jantar-familia-natal

O natal geralmente é a época onde as famílias se encontram e reúnem-se para fazer aquilo que não fizeram durante o ano, conversar e conviverem juntas. Ou seja, nessa época, um grande número de pessoas se reúnem para dialogar sobre suas ideias e histórias de vida. O problema é que quando temos um grande número de pessoas reunidas, cada um com suas verdades e percepções de mundo, podem ocorrer algumas divergências.

Pensando em minimizar esses conflitos e melhorar o convívio no natal, separamos alguns temas que devem ser evitados durante essa época do ano, para suavizar a convivência. Portanto, vamos aos temas:

Ex-namoradas (os).

Um tema muito comum nas conversas familiares são as outras pessoas, ou seja, aqueles que não estão presentes na mesa. E às vezes, essa outra pessoa pode ser a ex-namorada (ou ex-namorado) de alguém. Esse tema é conflituoso principalmente se a atual namorada estiver presente, podendo trazer um conflito para o casal. Portanto, tente esquecer os assuntos do passado, com pessoas que não estão mais presentes na vida do outro ou na sua.

Também não fale de suas ex-namoradas caso estiver com uma outra mulher atualmente. O natal também é a época de passar por alguns problemas, como a sua mãe chamando a sua namorada pelo nome da ex, portanto, esteja pronto.

Política.

A política é um assunto que geralmente traz grandes conflitos. Mas o problema é que não falamos sobre política, falamos de partidos políticos, ou falamos da politicagem, o que é muito diferente de conversar sobre política. Portanto, para evitar um conflito nessa época, evite falar sobre esse tema, principalmente levando em consideração o atual cenário político desse país.

Algumas pessoas tendem a defender um partido ou pessoa em específico, por motivos que jamais vamos saber, por isso, evite conversar sobre isso com essa pessoa. Ela não irá mudar de opinião e você acabará apenas perdendo a calma.

Caso você saiba que alguém de sua família gosta desse tema e irá conversar sobre ele, tente pesquisar sobre ele antes e tente aprender o máximo que você puder sobre ele, para ter uma conversa satisfatória e sair da mesmice, sem levantar bandeiras equivocadas. Alguns temas como a subversão ideológica e o partidarismo são interessantes para se saber quando conversamos sobre política.

amigos-bate-papo-conversa-informal-homens-sentados-no-sofa

Religião.

A religião é outro tema universalmente conflituoso, pois também carrega consigo uma grande gama de variedades e opiniões divergentes. Portanto, também é outro assunto a ser evitado na reunião familiar de natal. Isso pode parecer controverso, afinal é uma cerimônia religiosa, e provavelmente haverá algum tipo de conversa sobre isso. Talvez seja interessante, então, não questionar ou trazer uma opinião que você sabe que irá trazer conflitos, pois isso mexe com o que as pessoas mais acreditam, fazendo com que ela sintam-se ofendidas e magoadas.

Então, caso você saiba que a religião é um tema em que sua família não concorda muito bem (seja com uma opinião sua ou de algum familiar), deixe esse tema de lado e converse sobre coisas agradáveis.

Os segredos.

As famílias têm muitos segredos. Cada família tem o seu segredo, o que muda são as pessoas que sabem ou não deles. Esses segredos podem ser atuais ou referentes ao acontecimentos passados, mas geralmente são coisas que não queremos que o outro saiba. Por isso, se você souber de algum segredo ou tema sigiloso que a família não quer conversar, evite tocar nesses assuntos.

Os segredos podem ser também aquilo que todos sabem, mas ninguém admite ou evita conversar sobre, pois é um assunto “complicado”. Portanto, deixe os segredos de lado e aproveite os aspectos positivos.

jantar-natal-familiar

Demais temas conflituosos.

Existem diversos temas que podem ser conflituosos dentro de uma reunião familiar. A escolha profissional de algum membro familiar, do curso universitário (ou a não escolha do curso), carreiras, traições, brigas passadas, acontecimentos relevantes e assim por diante. Portanto, reconhecer e perceber quais desses temas devem ser evitados é ser maduro e conversar com o outro por prazer, sem trazer problemas e desconfortos para eles.

Agindo assim você estará demonstrando que sabe como conviver com pessoas, mesmo com aquelas que você não escolheu conviver, aceitando a opinião do outro e evitando entrar em brigas desnecessárias, demonstrando que você compreende a dinâmica familiar e as relações humanas.


Leonardo Luchetta548 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register