Conheça a história da cerveja IPA (India Pale Ale)

IPA-cerveja

O estilo de cerveja IPA está em alta no mundo inteiro e, principalmente, nos dias atuais. Mas sua história é bem antiga e seu nome (India Pale Ale) até explica um pouco de sua origem.

Foi no final de 1700 que esse estilo acabou sendo criado. A explicação é simples… Assim como a maioria dos países da Europa, a Inglaterra também tinha suas expedições para a Índia em busca de negociações comerciais.

Eram as famosas “Companhias Inglesas das Índias Orientais”, que levavam muitos ingleses para fazer negociações nesse país tão rico em seda, algodão e especiarias. Muitos ingleses permaneceram no país, criando esse laço comercial e iniciando uma colonização inglesa na Índia.

E foram esses ingleses – que já moravam na Índia –  que fizeram o estilo ser “criado”. Isso porque eles estavam com saudade da cerveja da sua terra natal e, sempre que podiam, encomendavam cervejas inglesas para comerciantes que vinham para a Índia.

viagem-inglaterra-india

No entanto, com o tempo de viagem, as mudanças climáticas e tudo mais, as cervejas estavam chegando já estragadas. Vale lembrar que na época os estilos mais populares eram Pale Ale e Porter. E como o clima local indiano é bem intenso, eles encomendavam sempre as Pale Ales.

E foi o cervejeiro George Hodgson que surgiu com a solução para esse problema. Ele teve a ideia de aumentar o nível de álcool e lúpulo para tentar retardar a deterioração da cerveja.

E não é que ele conseguiu? As cervejas conseguiam chegar na Índia em perfeito estado!

No início elas causaram um pouco de estranhamento, logo que eram bem mais amargas do que as Pale Ales tradicionais. Mas com o tempo acabaram caindo no gosto dos ingleses, inclusive os que moravam na própria Inglaterra.

ipa

E foi por isso que o estilo foi batizado de “India Pale Ale”!


Guilherme Cury1637 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register