Como treinar seu cachorro para sair sem coleira / guia

passeando-cachorro

Se você, assim como eu, sempre achou muito interessante assistir um dono passear com seu cachorro sem coleira e guia, mas nunca entendeu como isso era possível, tampouco imaginou como fazer isso com seu cachorro, esse artigo é para você.

Há algum tempo eu comecei a treinar o meu cachorro para passear sem a guia e estou tendo resultados positivos. Eu sempre levei ele com a guia e a coleira (ele se chama Billy e é um Bulldog Francês), com medo de que ele fosse fugir. Atualmente eu passeio com ele diariamente, sem a guia e tenho a tranquilidade de poder deixar a porta de casa aberta sem que ele fuja.

Vou comentar como eu fiz para conseguir essa façanha.

Depois de algum tempo treinando, elaborei umas dicas para fazer com que você também consiga passear com seu cachorro sem a guia/coleira.

Tenha em mente que é preciso ter muita cautela e assumir os riscos. Mas se você seguir os passos corretamente, será possível obter bons resultados.

Veja o que você pode fazer:

Treine alguns comandos em casa.

A primeira coisa que você deve fazer é treinar alguns comandos com seu cachorro. É interessante treinar dentro de casa, para aplicar os comandos na rua.

Na sua casa, você pode caminhar e tentar fazer com que o seu cachorro te acompanhe. Tenha em mãos alguma guloseima que possa servir de incentivo para ele ficar ao seu lado.

Sempre que o cachorro andar junto com você, dê uma recompensa (a guloseima). Quando ele sair de perto, você o chama, sempre que ele se aproximar, você dá a recompensa.

O interessante é o cachorro associar o caminhar junto e o ser chamado (e atender ao chamado) com o ganhar uma recompensa. Muitos comandos podem ser ensinados dessa forma, precisa apenas de paciência e a forma correta de dar a recompensa.

Com o tempo, quando ele associar o comando, você não precisará mais dar a recompensa.

Treine os comandos com a guia/coleira na rua.

Após treinar em casa, é hora de colocar a prática na rua (mas ainda com a coleira).

Passeie com seu cachorro, utilizando a guia e a coleira, levando com você as guloseimas. Sempre que o cachorro fizer o que você mandar, andar corretamente ao seu lado, você dá a recompensa.

Quando ele fizer algo errado, você pode repreende-lo, dando um pequeno susto ou aumentando seu tom de voz. O cachorro compreende o seu tom de voz! Se você falar bravo, ele entenderá que não deve fazer. (Você pode ter um comando para quando ele fizer algo errado, ele irá associar a voz brava com estar errado).

Tenha em mente que ele não irá sempre ficar do seu lado, ele vai querer explorar a área e cheirar os lugares. Mas dê limites para isso, faça com que ele sempre fique nas calçadas.

Tenha uma rotina.

É muito importante que você tenha uma rotina de passeio com seu cachorro antes de soltá-lo da guia.

Tente passear com ele nos mesmos horários, todos os dias. Faça sempre o mesmo caminho para ele se acostumar com o cheiro dos locais e com o tempo da caminhada.

Faça o mesmo trajeto pelo menos uma vez por dia.

Se o seu cachorro não está acostumado a passear com frequência, provavelmente ele irá ficar ansioso. Só é interessante soltá-lo da guia quando ele estiver acostumado com a rotina do passeio, caso contrário ele pode fugir por conta da ansiedade.

A rotina serve também para o “beber água”. Sempre que ele voltar do passeio, certifique que ele vá direto ao pote de água (que deve estar sempre no mesmo local). Assim fica mais fácil para ele voltar para casa sozinho (para beber água).

passeando-com-o-dog

Dê liberdade gradativamente.

Não vá achando que é só soltar o cachorro que está tudo certo. É preciso ir acostumando ele a ficar sem a guia (afinal, isso é novidade para ele também).

Após o seu cachorro começar a se acostumar com a rotina do passeio, você pode soltá-lo quando estiver perto de casa… Ele já vai estar mais cansado e vai para casa sozinho.

É interessante que ele já esteja ofegante e com muita vontade de beber água, se ele estiver bem condicionado, irá para casa sozinho.

Você pode levar um objeto que apresente ameaça para o cachorro, pois se ele tentar fugir, você pode ameaçá-lo. (Lembrando: nunca bata no cachorro, apenas a ameaça é o suficiente para ele obedecer e ficar condicionado). Isso é recomendado em casos extremos de cachorros que não obedecem ao dono. Mas com o tempo você deve condicioná-lo sem o objeto.

Com o tempo você poderá soltá-lo antes de iniciar o passeio e ele irá completar o trajeto junto com você.

Tenha paciência!

É muito importante ter paciência e apenas soltar a guia quando você tiver certeza que está tudo certo e que é seguro fazê-lo. Tenha certeza que não há perigos ao redor, como carros, outros cachorros ou locais em que ele possa se machucar.

Esteja preparado para imprevistos nas primeiras tentativas.

Com o tempo o seu cachorro estará pronto para passear sem a coleira junto com você pelo mesmo trajeto que ele está acostumado.

Ele passa a fazer as necessidades dele no horário do passeio, geralmente nos mesmos locais. Por isso é muito importante ter uma rotina bem estabelecida.

man-dogs-best-friend

Dica Extra:

Uma dica muito importante é sempre sair com a guia, depois soltar para o cachorro te acompanhar. Assim o cachorro associa a guia com o passeio. Dessa forma, o cachorro evita sair quando a porta estiver aberta, ou quando você for sair de casa. Você deve condicioná-lo a sair somente quando ele estiver com a guia. Saia e entre da casa sempre pelo mesmo local (se for possível, que seja por uma porta diferente da porta que você normalmente sai de casa, por exemplo, se você tem uma porta que há como sair sem que seja a entrada principal da casa.)


Leonardo Luchetta551 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register