Como saber se você está pronto para uma nova relação?

casal-encontro-romantico

O término de um relacionamento pode ser muito conturbado, principalmente quando se trata de um relacionamento longo. Com o fim dessa relação, é preciso se acostumar novamente a vida de solteiro e, principalmente, a ficar sozinho novamente.

Isso pode não ser uma tarefa tão fácil, principalmente se você ainda estava muito apegado a sua parceira. Mas é um processo interessante, que se for bem resolvido, poderá te trazer muitos benefícios.

Com isso, como será possível saber se você já está pronto para iniciar um novo relacionamento?

Refletindo sobre isso resolvi trazer algumas dicas para que seja possível perceber se já está na hora de encontrar uma nova parceira ou entrar em um relacionamento sério.

Nunca pule de um relacionamento para outro.

É preciso ter em mente que não é saudável sair de um relacionamento e já entrar em outro, pois existem muitos problemas existentes nessa prática.

Por exemplo, se você terminar uma relação e já começar outra, é possível que você traga algumas características da relação passada para a atual, fazendo com que alguns problemas continuem os mesmos.

Por isso, é interessante ficar um tempo sem um relacionamento fixo, para poder se livrar completamente dos resquícios do relacionamento passado.

casal-no-sofa

Perceba se você ainda sente algo pela ex.

Quando um relacionamento termina, isso não necessariamente significa que os sentimentos também acabaram. Por isso, antes de iniciar uma nova relação, certifique-se de que você realmente não tem mais nenhum sentimento pela sua ex. Que ao ver a foto dela, isso não te traga nenhum tipo de reação.

Somente assim será possível, realmente, iniciar um novo relacionamento sem grandes problemas.

Veja bem, sentir algo pela ex, não significa que vocês devem voltar a se relacionar. Afinal, algumas relações, mesmo quando as pessoas se gostam muito, podem não funcionar. E é, provavelmente, por isso que a sua relação acabou.

Tente aproveitar a vida de solteiro.

Após o término de uma relação, é interessante aproveitar a vida de solteiro antes de iniciar um novo relacionamento. Com isso, você não terá aquele sentimento de que não aproveitou realmente enquanto pôde.

Dessa forma, no futuro você se sentirá mais pronto (e seguro) para iniciar uma nova relação, sabendo que aproveitou um pouco mais da vida de solteiro e se distanciou do relacionamento passado.

paquerando-na-balada

Inicie o novo relacionamento pelos motivos corretos.

Existem diversos motivos errados para começar um novo relacionamento, como por exemplo: medo de ficar sozinho, para ter alguém para transar, por ser mais fácil estar sempre com alguém, por causa dos benefícios que a pessoa traz, por ter dificuldade em conquistar mulheres e assim por diante.

Por isso, antes de iniciar um novo relacionamento, perceba se você está fazendo isso pelos motivos corretos (e não pelos motivos errados).

Bons motivos para iniciar um relacionamento são: ter sentimentos pela pessoa (paixão, amor), sentir a necessidade de compartilhar algo com essa pessoa, estar com vontade de construir uma relação nova e diferenciada, sentir que é possível ficar em longo prazo com a nova parceira e assim por diante.

Se os interesses na parceira forem de curto prazo, apenas para satisfazer o prazer e/ou a carência, não é interessante iniciar uma relação com ela. Pois isso apenas irá trazer mais problemas para a sua vida.

casal-jantando

Perceba se o momento atual da sua vida requer um relacionamento.

Para finalmente perceber se está na hora ou não de iniciar uma nova relação, você pode refletir sobre o momento atual da sua vida.

O que você faz? Como gasta o seu tempo? Será que um novo relacionamento realmente se encaixa na sua vida nesse momento? Ou é um momento de focar nos estudos, no trabalho ou em outras atividades?

Ao perceber isso, fica muito mais fácil saber se este é o momento correto para iniciar uma nova relação ou não. Principalmente se você acabou de terminar um relacionamento longo.

Lembre-se que a relação é um compromisso de longo prazo, em que você terá que se dedicar para realmente fazer funcionar. Por isso é interessante tomar decisões inteligentes na hora de iniciar uma nova relação.


Leonardo Luchetta518 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register