Crenças que atrapalham o seu desenvolvimento pessoal

Desenvolvimento Pessoal

Existem algumas crenças aprendidas socialmente que são mais limitantes (e até mesmo neurotizantes), do que propriamente propulsoras do desenvolvimento pessoal. Algumas dessas crenças, voltadas principalmente para o mundo masculino precisam ser desmistificadas para que seja possível alcançar um maior desenvolvimento pessoal.

Antes de continuar sua leitura é preciso desprender-se de alguns pré-conceitos e ficar aberto a esta leitura. Tenha em mente que nem tudo que aprendemos é necessariamente uma “verdade absoluta” e que devemos sempre estar prontos para buscar novos conhecimentos, isto também faz parte do desenvolvimento pessoal. Dito isto, vamos às crenças:

1) Os homens não devem demonstrar seus sentimentos.

homens-abracando

Os homens tem maior facilidade de demonstrar sentimentos negativos como raiva ou ódio, mas em relação aos sentimentos positivos, isso pode ser um pouco diferente. Isto pode ser facilmente comprovado quando percebemos a reação de alguns homens felizes ou emocionados. Eles tendem a comportar-se de uma forma mais “neutra”, escondendo estes sentimentos.

A consequência disto é que aos poucos a qualidade e até mesmo a frequência destes sentimentos vá diminuindo, de forma que, quando algo realmente bom acontecer, será entendido como algo “comum”, não sendo visto como algo importante, não desencadeando então os sentimentos. Por não ter o costume de externalizar os sentimentos positivos, com o tempo pode parecer que nem os sentimos mais.

Aos poucos o contato com os próprios sentimentos vai diminuindo e a capacidade de tornar-se congruente fica cada vez mais distante, acontecendo o mesmo com o desenvolvimento pessoal. Tendo em vista que o alcance da congruência é essencial para este desenvolvimento.

2) Homem que é homem não chora.

johnny-depp-chorando

Esta é uma frase relativamente comum, que é aprendida ainda na infância, quando alguns pais fazem questão de ensinar aos meninos que não devem chorar, ou que devem “engolir” o choro. Para os pais isto pode até ser conveniente, mas para a criança isto pode tornar-se um grande problema futuro para o desenvolvimento pessoal.

O choro, carrega consigo uma capacidade muito grande de aliviar os sentimentos negativos, com ele somos capazes de externalizar alguns sentimentos negativos, fazendo com que sejam facilmente amenizados. O segurar o choro pode fazer com que estes sentimentos não sejam completamente vivenciados, tampouco “vencidos”.

3) Eu faço isso porque sempre fui assim.

homem-estatua

Essa crença funciona como um mecanismo de defesa para que seja possível continuar cometendo os mesmo erros sem sentir-se culpado. Com ela fica mais fácil continuarmos estagnados, dificultando cada vez mais o desenvolvimento pessoal.

É comum percebermos esta fala em pessoas que não estão realmente com vontade de buscar uma mudança significativa em suas vidas, e após uma tentativa fracassada, acabam utilizando esta frase como forma de se confortarem. Este é o caminho mais curto para desistir de tentar.

4) Eu não sou capaz.

depressao

Esta é a versão “piorada” da crença anterior. Além de acreditar que não é possível alcançar o desenvolvimento pessoal por ter aprendido sempre a ser da mesma maneira, algumas pessoas acreditam ainda que não capazes de realizar novas conquistas e modificar positivamente suas vidas, através do desenvolvimento pessoal.

Esta crença pode não estar consciente para algumas pessoas. Mas podem ser percebidas quando alguém, ao fracassar em algo, tem o pensamento de “eu sabia que isto ia acontecer”. Ou seja, elas possuem esta crença tão inerente, que acabam se auto sabotando, apenas para dar vasão à esta crença, sem nem mesmo perceber.


Leonardo Luchetta547 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register