Como saber se está na hora de terminar o relacionamento?

Término de namoro

Alguns homens ficam inseguros quanto ao seu relacionamento amoroso, independente do tempo em que estejam nele. É comum que alguns relacionamentos façam mais mal do que bem, mas teimamos em tentar continuar. A verdade é que alguns relacionamentos realmente não irão dar certo e isso pode ser muito doloroso de descobrir.

Pensando nisso, separamos algumas reflexões para saber se está na hora de terminar o relacionamento (o que requer muita coragem), ou se ainda dá para tentar mais uma vez. Vamos às reflexões:

Como você se sente no seu relacionamento?

Esta pergunta é muito importante. Quanto ela é feita para algumas pessoas, elas simplesmente respondem “normal”. Esta resposta evasiva, pode na verdade esconder algumas preocupações, e este “normal”, pode ser bem ruim. (vale a pena ler nosso post sobre a palavra “normal”)

É claro que os relacionamentos não irão proporcionar apenas bons momentos, ou que vocês estarão sempre felizes. O que precisa ser analisado é o quanto este relacionamento está te fazendo bem ou não. Algumas pessoas convivem com as parceiras completamente destrutíveis, que trazem muito mais sentimentos negativos do que sentimentos positivos (isto serve tanto para homem quanto para a mulher).

Questionar-se sobre a qualidade do seu relacionamento atual é tentar entender se ele ainda tem futuro ou não. A separação geralmente é muito dolorida, mas pode ser necessária em alguns casos.

Ainda existe comunicação entre vocês?

Quando acaba a comunicação de qualidade no relacionamento, significa que acabou o respeito, e, consequentemente, que as coisas não vão muito bem. Isto isoladamente não é o suficiente para saber se o relacionamento deve ou não continuar, mas é essencial saber a qualidade da comunicação na relação para tentar entender se terá como ter novamente uma qualidade na mesma.

O continuar ou não com a relação dependerá de quanto o casal conseguirá melhorar a sua comunicação e quanto eles estão se entendendo atualmente. Caso muitas tentativas de melhorar essas comunicação tornem-se ineficazes, isto pode ser um problema para vocês.

casal-discutindo

Analise o que te prende à este relacionamento.

Esta reflexão é muito importante. É preciso tentar perceber quais os seus motivos para tentar manter este relacionamento. É necessário que você pense com uma certa seriedade sobre eles. Você pode até fazer uma lista, anotando os principais. Pode ser interessante anotar também os motivos que fazem com que você queira terminar o relacionamento, para refletir sobre eles também. É preciso “colocar na balança” quais deles são mais importantes, e quais são as reais consequências deles. Este pode ser um bom meio para você conseguir a resposta que intitula este artigo.

4) Qual a sua motivação para manter um relacionamento?

Esta pergunta serve mais para saber se você está disposto a melhorar as questões negativas referentes ao relacionamento, pois não adianta apenas descobrir o que está ruim na relação, se você não tem motivação para modifica-los, visando a qualidade do relacionamento.

Sem esta motivação, o relacionamento já pode estar fadado ao fracasso. Busque nos motivos que você refletiu anteriormente, alguma motivação para que a relação possa continuar. Você pode pensar também na motivação para estar com sua parceira atual, pois um relacionamento é muito fácil conseguir, mas uma parceira como a sua, talvez não.

5) A Terapia de casal.

Dependendo do tipo de relacionamento, pode se fazer necessário uma terapia de casal. às vezes o relacionamento entra em uma crise tão grande, que somente seus integrantes não são o suficiente para conseguirem dar a volta por cima. É importante lembrar que a terapia de casal não vai fazer com que seus problemas sejam resolvidos e que o casal volte a “ser feliz”. Ela pode, na verdade, mostrar que o relacionamento não tem mais condições de existir, levando ao término. É preciso estar aberto às consequências e saber que para responder esta questão você precisa refletir muito e buscar por alternativas.

terapia-casal

Antes de tomar uma decisão final, tente todas as possibilidades possíveis, para que ao término do relacionamento (se realmente ocorrer), você possa ter a certeza de que fez tudo o que podia para tentar reverter a situação. Servindo para que seja mais natural a próxima etapa de sua vida.


Leonardo Luchetta543 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

2 Comentários

  • namoroagora.com.br Reply

    5 de outubro de 2017 at 18:54

    Hey amigo, encontrei esta postagem a partir de um blog de um conhecido.
    Adorei do que li, t˙ parece entender bem do assunto.
    AgradeÁo! https://namoroagora.com.br/pesquisa-para-um-casamento-de-sucesso/

  • Elvis Nataniel Reply

    14 de abril de 2018 at 07:41

    Muito pertinente! São questões que nem sempre nos passam pela cabeça, mas quando alguém nos pergunta, aí vemos que há uma resposta para cada uma delas. E que responder com sinceridade cada uma delas é a melhor forma de nos auto-ajudarmos.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register