5 motivos para nunca mais usar a palavra “normal”

Normal

Utilizamos a palavra “normal” com muita facilidade, não que isto seja algo errado ou ruim, tendo em vista que a usamos por costume. Mas esta palavra muitas vezes pode ser evitada, principalmente quando tratamos de algo negativo. A palavra normal significa algo que está conforme a norma, que é regular. Existem muitas discussões do que é “normal” e o que não é, tendo em vista que o “normal” pode ser completamente peculiar, que difere de acordo com a cultura e local onde as pessoas estão. Sem contar que quando usamos a palavra “normal”, estamos admitindo que algo aconteça e principalmente afirmando que não é algo passageiro.

Desta forma, proponho 5 motivos para deixarmos de utilizar a palavra normal, trocando ela por outras palavras, como por exemplo comum, frequente, regular, etc.

1) Mas o que é realmente normal?

A palavra “normal” tem uma conotação positiva, consequentemente a palavra “anormal” (ou não normal) carrega consigo um conotação muito negativa. Podemos perceber esta diferença quando falamos que “fulano não é normal”. Na verdade o fulano pode estar tendo alguns comportamentos que não são comuns de acordo com os costumes de determinada sociedade, que na verdade podem ser completamente comuns de acordo com os costumes da sociedade com a qual ele aprendeu estes comportamentos. Ou seja, chamando o fulano de não normal (anormal), estamos atribuindo a ele um papel muito pejorativo, quando na verdade poderíamos dizer que os comportamentos de fulano não são comuns ou pelo menos não para a nossa sociedade.

Precisamos lembrar também que alguns comportamentos que já foram comuns no passado podem não ser mais hoje em dia (são eles normais ou não?). Se estes comportamentos são normais ou não, não nos cabe afirmar, por isso o uso desta palavra deve ser restrito.

2) A norma difere entre si.

O que é normal para uma sociedade, pode não ser normal para outra. Esta é a diferença entre o normal e o não normal. Quando falamos de normas e regras acertamos em utilizar a palavra normal. Para outros momentos utilizar erroneamente esta palavra, como já foi falado, traz consigo uma conotação muito negativa, que às vezes não tem nada a ver com a norma. Se formos pensar desta forma, existem muitas coisas que não são de acordo com a norma, transformando todas em “anormais”. Mas quando pensamos em comportamentos, vamos nos contentar com a palavra “comum”.

3) O “normal” parece ser aceitável e não passageiro.

Quando utilizamos a palavra normal, referente a algum acontecimento negativo, como por exemplo “acidente nesta rodovia já é normal”, ou “a violência é normal nesta parte da cidade”, pode nos dar a impressão de que aceitamos isto como fato, como algo que sempre acontece e sempre aconteceu, acreditando que isto não irá mudar. Os acidentes, assim como a onda de violência pode sim cessar com o tempo, não sendo cristalizados. Desta forma, se trocássemos a palavra “normal” pela palavra “comum” a conotação sairia diferente, dando a impressão que o interlocutor acredita que é algo que acontece comumente, mas que pode se modificar de acordo com as ações realizadas nos locais.

4) O comum é praticado em conjunto.

A palavra comum demonstra que é algo que acontece em determinado local que pode não ocorrer aqui, é algo que pertence a todos que tenham algo em comum ou que cada um pode fazer parte ou participar. Por exemplo, na praia é comum que as mulheres utilizem biquínis. Isto da a entender que quando vamos à praia podemos perceber mulheres utilizando estes trajes, mas por escolhas próprias, não sendo obrigadas. Por outro lado, se utilizarmos “na praia é normal que as mulheres utilizem biquínis” pode dar a entender que é norma da praia utilizar estes trajes, sendo que para o ouvinte possa parecer que as mulheres são obrigadas a utilizar estes trajes, afinal, é norma do local.

5) Demonstrar seu conhecimento sobre estes fatos.

Evitar o uso errôneo desta palavra demonstra seu conhecimento sobre estes fatos. Ao escolheremos utilizar palavras que tenham significados semelhantes, ao invés de utilizar a palavra “normal”, como no caso da palavra comum, demonstra que você tem os conhecimentos necessários para utilizar as palavras da forma correta, não caindo no modismo ou no costume de utilizá-las erroneamente. Por isto, na próxima vez que você pensar em utilizar a palavra “normal” reflita bem para saber se não a está utilizando erroneamente.

Define Normal


Leonardo Luchetta551 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

1 Comentário

  • Como saber se está na hora de terminar o relacionamento? | Tudo Para Homens Reply

    13 de abril de 2018 at 13:06

    […] Esta pergunta é muito importante. Quanto ela é feita para algumas pessoas, elas simplesmente respondem “normal”. Esta resposta evasiva, pode na verdade esconder algumas preocupações, e este “normal”, pode ser bem ruim. (vale a pena ler nosso post sobre a palavra “normal”) […]

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register