Como preparar-se para a aposentadoria

aposentado

A aposentadoria pode ser tanto um desejo a ser alcançado por muitas pessoas, quanto um pesadelo para outras. Principalmente para quem não consegue imaginar sua vida sem o trabalho, ou que tem medo de que sem trabalhar irá se sentir inútil. Isto pode ocorrer pela falta de preparo para a aposentadoria, que já deve ser planejada com antecedência, principalmente economicamente falando.

Independente de sua idade, essa preparação para a aposentadoria pode ser feita desde o momento em que você começar a trabalhar, seja criando planos para o futuro, como também guardando algum dinheiro para que este período de sua vida seja melhor aproveitado. Refletindo sobre o planejamento pós-carreira, separamos algumas dicas de como estruturar este planejamento.

Pense sobre as possibilidades.

A aposentadoria pode ser vista como um momento para fazer o que se gosta, um momento para aproveitar a vida. Cada um aproveita do jeito que bem entender. Isto significa que este pode ser o momento para abrir um novo negócio, sem a pressão de ter que dar certo, levando em consideração que já existe uma estabilidade financeira. Você já pode começar a imaginar o que irá desejar fazer quando tiver um bom tempo livre e dinheiro para gastar. Tenha em mente que a aposentadoria é algo que se ganha com mérito e trabalho, não adianta querer colher isto sem plantar hoje.

Economize para a aposentadoria.

No Brasil a questão da aposentadoria é muito controversa, principalmente quando falamos em questões econômicas. Por isto faz-se necessário pensar em um meio de economizar para não faltar lá na frente. Existem vários planos pós carreiras que podem ser traçados, isto irá depender de sua vontade e motivação para que isto ocorra. É importante ressaltar que a média de vida pós carreira é de cerca de 20 anos, sendo bastante tempo para você aproveitar.

Aposentadoria não é parar de trabalhar.

Engana-se quem acredita que só por estar aposentado é que irá parar de ser produtivo. É muito comum que as pessoas deixem de realizar as mesmas atividades que realizaram, com os trabalhos convencionais, mas neste momento podem tornar-se produtivos com algo que lhes faz sentir bem, dando-lhes a motivação necessária para realiza-los, sem necessariamente buscar o lucro. É interessante pensar que neste momento existe a possibilidade de fazer o que se gosta, por opção e não por obrigação.

aposentado viajando

Viajar é preciso.

Uma ótima forma de aproveitar estes anos restantes, para quem realmente deseja parar de trabalhar, é viajar. Conhecer lugares novos e ter novas experiências contribui para manter-se saudável psiquicamente. Esta troca de experiência traz sentimentos positivos e afasta os sentimentos negativos, trazendo benefícios a longo prazo. Esta é uma ótima forma de ter bons momentos e proporcionar bons momentos para as pessoas que te amam e te acompanharam durante a vida.

Mantenha-se ativo.

O importante para este planejamento é ter em mente que você precisará manter-se ativo, com atividades diárias, praticando atividades físicas e buscando sempre exercitar a mente para evitar, ou até mesmo adiar, possíveis consequências negativas. O manter-se ativo significa também continuar sempre se desafiando e buscando novas experiências.

Dica extra: Alguns estudiosos do planejamento para a aposentadoria desenvolveram um cálculo para saber o quanto é preciso guardar para que seja possível ter uma boa vida financeira na aposentadoria. Segundo eles, a partir dos dos 25 anos faz-se necessário guardar 10% de sua renda mensal para a sua aposentadoria, a partir dos 35 anos, guardar 20% de sua renda mensal, dos 45 anos guardar 30%, dos 55 anos guardar 40% e depois dos 55 anos guardar 50% de sua renda mensal.

aposentado

Talvez este cálculo não se encaixe com a nossa realidade atual, mas é importante sabê-lo. Mas o mais importante é ter em mente que o planejamento, financeiro ou não, já deve começar a ser feito, visando uma boa qualidade de vida no futuro.


Leonardo Luchetta545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register