Como manter uma vida financeira mais estável

economizando-dinheiro

O estudo das finanças está sendo um assunto que cada dia mais se torna essencial na vida das pessoas. Muitas vezes, elas não tinham a percepção dos seus ganhos e gastos e começaram a perceber que é extremamente necessário ter esse tipo de controle, não só para economizar como também para começar a investir.

É preciso compreender o que é realmente gasto e o que é ganho, lembrando que os jogos cassino, por exemplo, podem entrar nas duas categorias dependendo do desempenho do jogador.

Como melhorar o estudo das próprias finanças

Muitas pessoas acham que esse tipo de ação é difícil ou que é preciso muito dinheiro e ganho mensal, mas na verdade qualquer pessoa, independente do quanto ganhe, não só pode como deve ter uma noção real de suas finanças.

Para começar com o básico, é possível começar colocando o valor exato da conta bancária e a partir daí anotar todos os gastos diariamente. Existem diversos aplicativos gratuitos que fazem esse controle, mas, caso seja mais fácil, é possível adicionar todos os dados em um bloco de notas. O importante aqui não é a tecnologia utilizada e sim começar a ter um controle real das finanças diárias de maneira detalhada.

A diferença entre adicionar gastos mensais e gastos diários é que adicionando e percebendo os gastos diários, o controle se torna maior e mais realista. Anotar cafés, contas e até balas pode fazer com que o comportamento dos gastos mude exatamente pelo entendimento real do que acontece.

Além disso, é possível fazer uma junção das últimas três faturas dos cartões de crédito e verificar dado a dado e, em uma tabela adicionar o tipo de serviço de cada gasto, ou seja, adicionar todos os gastos com alimentação, todos com transporte, todos com saúde, etc. Apesar de não ser tão preciso como o detalhamento de todos os gastos, será possível entender o comportamento de gastos de maneira mais abrangente.

Os ganhos também devem ser adicionados, para aqueles que possuem renda fixa e também renda extra. Todos os valores que entram e saem devem ser adicionados, com uma descrição básica. Não é preciso deixar nada complicado, apenas registrado.

ganhar-dinheiro-online

O que fazer quando se sabe quanto gasta e ganha

Após entender bem sobre os gastos e também ganhos, é possível começar a programar as economias. A ideia é diminuir os gastos desnecessários e também separar uma parte para, inicialmente, a reserva de emergência.

O ideal é que a reserva chegue a 30% dos valores ganhos, mas essa não é a realidade de muitas pessoas. Por isso, o ideal é guardar o máximo possível. Se o possível é 50 reais, cada ano a reserva conseguirá chegar a 600 reais, o que é um valor considerável para a renda de uma pessoa que ganha um salário mínimo, por exemplo.

A reserva de emergência deve ser algo primordial e, caso seja possível, uma reserva extra deve ser feita para o começo dos investimentos. Muitas empresas permitem investimentos a partir de 30 reais e, o importante não é somente o valor, mas também o entendimento do quão importante é ter uma vida mais estável.

Tudo Para Homens978 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register