Como diminuir as brigas entre os filhos pequenos

criancas-brigando

Quem tem filhos pequenos sabem que eles brigam com muita frequência e é muito difícil administrar essas brigas. Muitos pais acabam perdendo a paciência, não sabendo lidar com essa situação.

Para ajudar as pessoas que passam por essa situação, resolvi fazer algumas considerações a respeito do que se deve fazer quando os filhos pequenos brigam com muita frequência.

A forma como os pais agem frente a esse situação é muito importante, por isso, nada de perder a calma. O mais apropriado é seguir essas dicas e saber como lidar com esses acontecimentos.

No momento da briga, converse.

Muitos pais acabam ficam nervosos e brigam com os filhos (que já estão brigando), transformando a coisa toda em uma confusão ainda maior.

É importante manter a calma e conversar com eles. Dê o exemplo de que é com o dialogo que se resolve as coisas. Talvez você tenha que separá-los para dar um fim a briga, mas depois é preciso conversar com eles (em conjunto).

Dê pequenas punições significativas.

Em alguns momentos precisamos dar punições para nossos filhos. Essas punições servem apenas para demonstrar que as atitudes tem consequências.

Por isso, dê alguma punição para a atitude deles. É importante que seja uma punição significativa (algo que ele irá sentir falta). Seja deixá-lo privado de algo (como jogar vídeo game) ou não poder ir na casa do amiguinho. Deixe bem claro que isso está ocorrendo porque ele brigou com o irmão (ou seja, que é uma consequência do ocorrido).

nao-para-o-filho

Ensine sobre respeito.

É muito importante conversar com seus filhos sobre o respeito. O que é respeito e como eles devem respeitar os pais, os irmãos e as outras pessoas.

Veja sobre o que eles estão brigando e utilize isso como exemplo.

Por exemplo: eles estão brigando porque querem o mesmo brinquedo. Se o brinquedo for de um deles, afirme: “Esse brinquedo é do seu irmão, então ele é quem vai decidir o que fazer. Precisamos respeitar o que ele diz.”

Nesse momento você ainda pode ensinar sobre o ato de compartilhar. O dono do brinquedo poderá ter a chance de compartilhar com o irmão.

Deixe claro que cada um tem seus brinquedos e que é preciso pedir para o “dono” antes de brincar. Essa será uma lição que eles precisam ter para o resto da vida.

Faça pedir desculpas.

As desculpas são muito importantes. Por isso, conversando, faça com que um peça desculpas para o outro.

O mais importante é que não seja algo fingido. Eles precisam realmente pedir desculpas. Afirme que eles só irão poder continuar a brincar quando pedirem desculpas um para o outro.

Aproveite para ensinar sobre o aceitar a desculpa do outro e como é importante se desculpar. Todos nós erramos e brigamos, mas temos que saber nos desculpar.

casal-filhos

É preciso ficar repetindo isso!

Resolver os conflitos dá trabalho e consome nosso tempo, por isso muitos pais preferem fingir que está tudo bem (para não se darem ao trabalho).

Por isso, tenha em mente que você terá que repetir essas ações sempre que ocorrer brigas, pois somente com a repetição é que as crianças irão perceber que o comportamento de brigar tem realmente consequências.

Ou seja, não adianta de nada fazer isso apenas uma vez e depois gritar com as crianças por brigar (ou fingir que não viu). Educar dá muito trabalho e exige muita paciência. Mas o resultado final é que realmente valerá a pena!


Leonardo Luchetta527 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register