Como acabar com o soluço

Como acabar com o soluço

Descubra os truques para acabar com o tão incômodo soluço.

ENTENDA O SOLUÇO

soluço

Tudo começa no diafragma, músculo que fica na base dos pulmões e se contrai para nos ajudar ainspirar e expirar. Se pegamos pesado na comida ou em bebidas gasosas, muito quentes ou geladas, o diafragma sai do ritmo e tem espasmos. Com as contrações abruptas, o ar sobe como um jato dos pulmões para a boca e bate na glote, a tampa da laringe. As cordas vocais reverberam, e o hic hic começa. Siga as nossas dicas para evitar essa sinfonia.

TOME UM SUSTO

susto

Chame aquele amigo criativo e diga para ele surpreendê-lo (se tiver medo do que ele vai aprontar, troque a dica por assistir a um filme de terror). O susto pode causar uma parada breve e repentina na respiração, o que interrompe os espasmos e faz o diafragma voltar ao normal.

FAÇA UM PIT STOP NO BANHEIRO

pit stop

Quando comemos demais, o estômago incha e irrita o nervo frênico. O mesmo acontece quando exageramos na cervejinha, uma bebida gasosa. O jeito é dar aquela passadinha no reservado. Ir ao banheiro esvazia o estômago e tira a pressão do diafragma.

DESCOLE UM SACO DE PAPEL

soluço

Se o ataque começar, respire dentro de um saquinho. Lá dentro o ar estará cheio do gás carbônico que você expirar. Quando a concentração desse gás aumenta no sangue, o nervo que controla os movimentos do diafragma, chamado frênico, se acalma.

ENCHA A CARA DE ÁGUA

água

Pode testar, aquele conselho que as vovós dão funciona de verdade. Vire um copão de água de uma só vez e prenda a respiração em seguida. O tal nervo frênico se tranquiliza e reduz o ritmo do diafragma. Seu corpo deve parar de sacolejar em pouco tempo.

DEITE-SE E RELAXE

soluço

Este truque pode causar mais constrangimento que o próprio soluço se você estiver na firma ou na balada, mas é útil aos mais desesperados. Deite-se confortavelmente, eleve as coxas e mantenha-as flexionadas com força sobre a barriga. Isso vai ajudar o diafragma a relaxar, o que pode acabar com a série de soluços.

Fonte: Revista Superinteressante.


Guilherme Cury1689 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

1 Comentário

  • Samuel Reply

    18 de março de 2015 at 23:04

    Ainda sobre a alternativa da água.Bebê-la gelada, de três em três goles, interruptamente, segurando bem a respiração, nunca, repito, nunca falhou pra espantar estes incômodos soluços.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register