As vantagens de ser um doador de sangue

doacao-sangue

Você sabia que doar sangue pode trazer algumas vantagens para você? Nesse artigo vou falar sobre algumas delas e os requisitos mínimos para que você possa se tonar um doador. Confira:

Doar sangue pode te conseguir um emprego.

Existem empresas que se interessam por colaboradores que são doadores de sangue e essa pode ser uma característica que irá te diferenciar dos outros concorrentes em disputa por vaga de emprego.

Por isso, a diferença entre ser ou não um doador pode ser o que você precisava para conseguir um emprego em uma grande empresa, que é socialmente responsável. Principalmente em grandes empresas que fazem campanhas de doação.

A doação de sangue é critério de desempate em concursos públicos.

Em caso de empate, ser doador de sangue vira um critério de desempate dos participantes, dando alguns pontos a mais para quem é doador.

Por isso, em alguns editais, você precisa informar se é ou não doador de sangue.

Para ter esse benefício, a única coisa que você precisa fazer é doar sangue. Uma atitude que é rápida e fácil.

homem-doando-sangueVocê se sente bem ao doar sangue.

Doar sangue é o ato de ajudar o próximo. E nós nos sentimos muito bem com nós mesmos quando temos atitudes altruístas. Quando ajudamos o outro sentimos que estamos fazendo algo certo e nos orgulhamos de nós mesmos.

Por isso, logo após a doação, nós passamos a nos sentir muito bem, pois fomos úteis e ajudamos o outro, sem pedir nada em troca.

Você faz exames sem custos.

Antes de fazer a doação, você passa por uma triagem e realiza alguns exames para saber se você pode ou não doar seu sangue.

Esses exames são feitos de forma gratuita e você fica sabendo dos resultados. Caso você não seja apto para doar sangue, você fica sabendo o motivo e pode tratá-lo com mais facilidade.

Você contribui para a ciência.

A doação de sangue não é somente para ajudar os outros. Em alguns casos, amostras de sangue são coletadas para que seja possível estudar esses sangues, produzindo artigos científicos e colaborando para o crescimento do conhecimento da ciência.

Por isso, além de ajudar quem precisa, você também pode ser útil para enriquecer a comunidade científica, principalmente para os estudantes da área da saúde.

Requisitos para a doação.

Se você se interessou pelo tema e deseja ser um doador, aqui estão alguns requisitos:

– Ter e estar com boa saúde.
– Não ter tido hepatite após 11 anos de idade.
– Ter entre 16 e 67 anos (jovens de 16 e 17 anos só podem doar acompanhados dos responsáveis legais ou, portanto autorização dos mesmos).
– Pesar mais de 50kg.
– Ter dormido bem na noite anterior a doação.
– Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.
– Não ter submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 6 meses.
– Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Para doar sangue você pode ir até um posto de coleta ou hemocentro de sua região ou buscar por mais informações no hospital da sua cidade.


Leonardo Luchetta545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register