Clique e saiba mais!


Categorias: Comportamento

As mentiras em um relacionamento

A mentira está presente em nosso dia a dia, passando de algo inofensivo à algo mais sério com consequências devastadoras. Elas são contadas tanto por homens quanto por mulheres e suas razões são as mais diferenciadas e subjetivas possíveis. Algumas mentiras são contadas por terem um tom mais inofensivo, servindo também, para falar o que o outro deseja ouvir. Podem servir para encobrir algumas verdades das quais não queremos que o outro saiba, para resguardar o outro ou até mesmo para resguardar a nós mesmos. Nos relacionamentos, as mentiras, mesmo as mais inofensivas podem levar à perda da confiança e até ao término do mesmo.

Pensando nisto, separamos os 5 maiores motivos para alguém contar uma mentira.

1) A certeza da não descoberta da verdade.

Um dos maiores motivos para alguém mentir, independente do tipo ou da situação, é a certeza de que os outros não irão descobrir a verdade. É mais comum contar histórias não verdadeiras para pessoas que não tem contato com os personagens da história ou com o local no qual acontece. Esta mentira serve tanto para encobrir algo, como para “aumentar” alguns fatos ocorridos ou até mesmo para “ocultar” alguns fatos. Saber que o outro não tem como descobrir se algo é verídico ou não, principalmente quando é algo que não gostaríamos que o outro soubesse, pode tornar-se o motivo principal da mentira. As vezes, mesmo quando há o risco do outro saber a verdade, algumas pessoas escolhem por mentir, pois a mentira pode ser o caminho mais fácil. Lembrando que falar a verdade ou falar a mentira é sempre um escolha, sendo necessário saber lidar com as suas respectivas consequências.

2) A certeza que convencerá o outro.

Geralmente as mentiras são bem elaboradas, principalmente nos relacionamentos, desta forma, elas são contadas com tantos detalhes que o interlocutor tem a certeza que o outro irá acreditar nelas. Esta certeza pode fazer com que a pessoa que está contando a mentira sinta-se mais confiante e confortável ao contá-la.  É comum o interlocutor acreditar que o outro está acreditando completamente na história, quando na verdade, ele pode não estar acreditando tanto assim.

3) Acreditar que é melhor para o outro não saber a verdade.

Outro motivo que pode levar alguém a mentir é acreditar que a verdade pode machucar. Desta forma, a pessoa prefere mentir para resguardar os sentimentos do outro, contando algo que não necessariamente seja verdade. Aqui pode ocorrer mentiras mais inofensivas. A pessoa que mente para resguardar o sentimento alheio geralmente está mentido a respeito do outro e não de si mesmo, buscando fazer com que o outro sinta-se melhor com o conteúdo da mentira.

4) Acreditar que o outro não pode saber a verdade.

Está é mais complicada, pois geralmente a verdade irá prejudicar quem está contando a mentira e não quem irá escutá-la. Aqui a mentira é contada portanto para o interlocutor resguardar a si mesmo, sem pensar no outro. A verdade neste caso, pode prejudicar a pessoa que está contando a mentira e não a pessoa que está interessada no assunto. Geralmente são mentiras que trazem consequências maiores para quem escolheu mentir.

5) O medo da verdade.

As mentiras não servem somente para enganar o outro, elas servem também para o autoengano. Desta forma, algumas pessoas mentem para as outras, pois na verdade estão mentindo para si mesmas a respeito de algo. Para se convencerem desta mentira elas acabam compartilhando com os outros e a medida que vão contando suas mentiras vão também acreditando cada vez mais nelas. É comum com o passar do tempo, que a pessoa que contou a mentira comece a crer mais nela do que a pessoa para quem foi contada (mesmo que sejam coisas mais difíceis de acreditar). Esta é uma das maneiras de se auto enganar. Geralmente acontecem com conteúdos mais profundos nos quais a verdade pode ser dolorida para a pessoa que decide acreditar na própria mentira.

A verdade é que a mentira dificilmente é a resposta para os problemas e costuma a trazer mais problemas do que a própria verdade. Independente do motivo, sempre trará mais consequências negativas (com longo prazo) do que a verdade. Em um relacionamento é preciso ser o mais verdadeiro possível, mesmo quando se trata de “mentiras inofensivas”, pois somente sendo verdadeiro é que o outro passará a acreditar e confiar totalmente em você.

Leonardo Luchetta

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Novos Posts

  • Bebida
  • Cinema & Séries
  • Entretenimento

Coca-Cola lança embalagem com sabre que ilumina para celebrar o novo filme de Star Wars

Confira essa embalagem especial de Coca Zero que ilumina os sabres de luz, para celebrar o lançamento do novo filme.

% dias atrás
  • Comportamento
  • Mulheres

Conto Erótico: O Fruto Proibido [Parte 1]

Caroline se interessou pelo Fruto Proibido e pelo Dr. Alexandre...

% dias atrás
  • Comportamento

Saiba identificar uma mulher emocionalmente dependente

Entenda quais são os comportamentos de uma mulher emocionalmente dependente.

% dias atrás
  • Comportamento
  • Esporte

13 jogadores de futebol que conheceram seus ídolos quando eram crianças e agora também são famosos

Conheça 16 jogadores de futebol que conheceram seus ídolos quando eram crianças e agora também são famosos.

% dias atrás
  • Mulheres

A beleza estonteante de Janade Rayner [+18]

Nesse ensaio você vai desfrutar da beleza estonteante de Janade Rayner.

% dias atrás
  • Comportamento

5 dicas para você melhorar sua vida sexual

Aprenda em 5 dicas como melhorar a sua vida sexual, trazendo mais prazer tanto para você quanto para sua parceira.

% dias atrás