As conversas significativas e as irrelevantes

amigos-conversando

A comunicação verbal é complexa e nem sempre conseguimos expressar com exatidão aquilo que gostaríamos. Existem muitos empecilhos que fazem com que fiquemos “travados” e não nos comuniquemos de uma forma mais aberta.

Essa dificuldade de conversação é muito comum nos homens. É preciso ter muita confiança e intimidade para que uma conversa significativa realmente ocorra.

Pensando sobre essas dificuldades, resolvi separar o que seriam as conversas significativas das conversas irrelevantes em nossa vida. Para isso vamos começar pelas conversa significativas.

Conversas significativas

As significativas seriam aquelas conversas mais íntimas, mais importantes, onde demonstramos o que realmente pensamos, falamos sobre o que sentimos e damos nossa opinião verdadeira sobre as coisas.

É o famoso “ser nós mesmos”. Quando falamos quem realmente somos e o que queremos, sem nos preocupar com o que o outro irá pensar.

São aqueles assuntos sobre o que gostamos e o que nos interessa. Falamos sobre nossos medos, anseios, nossas vontades e coisas que realmente importam para nós.

Os homens sentem mais dificuldade em ter esse tipo de conversa, principalmente com amigos e conhecidos. Por isso nós utilizamos mais as conversas irrelevantes.

Conversas irrelevantes

As conversas irrelevantes não são ruins, mas elas não são tão importantes assim. São aquelas conversas sobre informações do cotidiano, o papo de futebol no bar, a repetição de um discurso, o comentário sobre um vídeo e assim por diante.

É tudo aquilo que “falamos por falar”. Nós estamos acostumados a usar essas conversar irrelevantes para ter assunto e para iniciar uma interação.

O problema ocorre que com o tempo nós ficamos acostumados apenas a utilizar esse tipo de conversa e esquecemos de conversar sobre o que realmente importa.

Estamos com medo de nos expor aos outros, não queremos demonstrar quem realmente somos.

Isso cria relações frágeis, sem um vínculo verdadeiro, fazendo com que a amizade fique fraca e que as relações percam o sentido. Quanto mais utilizamos da conversa irrelevante em uma relação relevante, mais nos afastamos das pessoas. E nós somos craques nisso.

homens conversando

As conversas irrelevantes são necessárias, mas elas não devem ser o nosso único meio de nos comunicarmos. Precisamos também ter conversas mais profundas e nos expor aos outros, para que as relações sejam mais verdadeiras.

Agora que você já conhece a diferente entre essas duas formas de comunicação, proponho uma reflexão:

Como está a sua comunicação hoje? Você se comunica da forma que gostaria? Qual dos dois tipos de comunicação você mais utiliza no dia a dia?

Proponho que passemos a nos comunicar de uma forma mais acessível e verdadeira, para que a comunicação significativa volte a ser algo constante em nossas vidas.

E se você quiser, deixe sua opinião sobre como você está se comunicando, quem sabe não podemos ter uma conversa significativa a respeito disso?


Leonardo Luchetta530 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register