A traição pode ser saudável para uma relação?

traicao

O site AskMan entrevistou uma especialista em relacionamentos para descobrir se a traição pode ser saudável para um relacionamento. O texto está em inglês, por isso resolvi utilizar alguns trechos do artigo e fazer algumas reflexões sobre a traição e os relacionamentos.

A entrevistada foi com a Doutora Jenn Mann, que é psicoterapeuta, especialista em relacionamentos e autora do livro “The Relationship Fix: Dr. Jenn’s 6-Step Guide to Improving Communication, Connection & Intimacy”.

Portanto, descubra se a traição pode ser saudável em uma relação e veja quais são as consequências dessa atitude, de acordo com a especialista. Em seguida, farei algumas considerações a respeito da entrevista.

Veja algumas perguntas interessantes, com respostas mais resumidas:

O que acontece quando você trai?

De acordo com a especialista, a parte que mais sofre com isso é a confiança. Essa parte principal de um relacionamento é o que “cola” o casal, faz com que se sintam confortáveis e os deixa vulneráveis juntos.

Sem a confiança, o amor com o tempo vai sofrendo e diminuindo, fazendo com que a relação se desgaste.

Considerações:

É interessante ter em mente que um relacionamento é um contrato. Ou seja, existem algumas atitudes que você pode ter e outras que não pode.

Em um relacionamento convencional, há o contrato de compromisso, onde você irá se dedicar, principalmente afetivamente e sexualmente, apenas para a parceira.

A partir do momento que você quebra esse contrato, a confiança também é quebrada. Com isso, passa a ser difícil ter um relacionamento saudável, principalmente se a parceira já vivenciar problemas de confiança no passado. Vale a pena saber também o que é a Microtraição. Vocês podem estar vivendo algo desse estilo.

Traição

Por que algumas pessoas traem esperando melhorar a relação?

De acordo com a Dra. Jenn Mann, poucas pessoas realmente acreditam que a traição pode modificar ou melhorar a relação. Mas, na maioria das vezes, pensamentos de infidelidade pode significar que a relação está passando por dificuldades.

Os motivos para que a traição ocorra são diversos. Muitas pessoas não percebem como é importante criar, manter e nutrir uma conexão saudável em uma relação. É claro que haverá tentações (para os dois lados), mas quando um casal se sente conectado eles dificilmente vão aderir às tentações.

Ainda de acordo com a especialista, a traição não ocorre por causa do desejo de se ter aventuras sexuais (mas isso pode ser interessante no começo). Mas sim quando pessoas começam a procurar por amor em outro lugar, não apenas para o sexo. As pessoas acabam buscando esse sentimento de intimidade emocional.

Por isso, cerca de 7% das mulheres e 8% dos homens traem por causa de uma insatisfação sexual. A maioria trai por causa da falta de conexão emocional no relacionamento ou uma combinação da falta dessa conexão e a insatisfação sexual.

Considerações:

Portanto, algumas pessoas acabam inventando desculpas para tentar diminuir a culpa e acabam alegando que a traição irá melhorar o relacionamento ou que irá aumentar o interesse na parceira.

Mas se já há um desinteresse por ela, é porque algo está errado. Seja porque o casal não buscou manter uma relação saudável e sexualmente satisfatória ou porque a decisão de iniciar o relacionamento não foi a mais assertiva possível.

Quando a relação começa a ficar turbulenta, alguns homens passam a buscar outras mulheres, antes do término da relação, para que possam se sentir seguros em terminar. Mas o mais saudável seria terminar a relação e então passar a procurar por outras parceiras (nem que sejam apenas parceiras sexuais).

mulher-traindo

A traição pode ser saudável?

De acordo com a Dra. Jenn Manna traição nunca é uma boa idéia. Nunca. Mas ela acontece. Em alguns casos, a traição pode fazer com que uma crise faça o casal compreender o quanto eles são importantes um para o outro, os inspirando a lutar pela relação. Como também pode ser um demonstrativo que a relação já não estava funcionando.

Em alguns casos, casais podem melhorar o relacionamento depois de um dos integrantes ter um caso. Mas esse não é o caminho mais saudável para melhorar um relacionamento. Na maioria das vezes, esse acaba sendo um problema que nunca é esquecido na relação.

A recuperação de um traição leva muito tempo e não é algo que é esquecido com facilidade. Isso serve tanto para quem foi traído como também para quem traiu. Dessa forma, ambos saem perdendo.

Considerações:

Ou seja, a traição jamais será um caminho saudável para quem deseja ter uma relação duradoura. Em alguns casos, mesmo que a parceira não descubra a traição, o sentimento de remorso pode ser ainda maior. Assim, a relação pode não chegar ao fim por causa da traição, mas chegar pelos sentimentos negativos que ela gerou.

Portanto, existem outras maneiras de lidar com a situação. Quem deseja realmente ter um relacionamento saudável deve buscar por uma melhor comunicação entre o casal, criando cada vez mais intimidade.

Assim será mais fácil lidar com a situação e realmente contribuir significativamente para ter um relacionamento sempre saudável.

Para finalizar, a Dra. Jenn Mann recomenda que, se a relação está muito complicada, passa a ser interessante procurar ajuda profissional, na forma de terapia. Se a parceira não quiser ir, vá sozinho. “Em alguns momentos, você pode ter ótimas mudanças na relação quando muda o próprio comportamento. Com o tempo, a parceira pode também sentir o desejo de participar das sessões”.


Leonardo Luchetta545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register